Questões sobre Cargo: Professor

Lista completa de Questões sobre Cargo: Professor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o "pluralismo de idéias e concepções pedagógicas", princípios estabelecidos pela LDB, avalie as seguintes afirmativas:

I - O espaço escolar e o ensino nele ministrado devem ser dinamizados a partir do conceito de heterogeneidade cultural.
II - O professor deve articular o itinerário educativo da sala de aula com a pluralidade cultural e ideológica dos alunos.
III - O professor e a escola devem destacar a capacidade intelectual dos alunos, sem que estes sejam induzidos a pensar como professor.
IV - A coexistência de escolas públicas e privadas de ensino não responde à exigência de uma sociedade pluralista.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    I, II e IV;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    I e II;

  • E.

    III e IV.

De acordo com os parâmetros curriculares nacionais a autonomia do professor refere-se à capacidade de, exceto:

  • A.

    posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar de projetos coletivos;

  • B.

    organizar-se em função de metas definidas em conjunto;

  • C.

    participar da gestão das ações coletivas;

  • D.

    aceitar os critérios elaborados pelos diretores;

  • E.

    desenvolver projetos coletivos e apresentar sugestões e críticas.

Na elaboração do currículo da escola devemos levar em consideração:

  • A.

    os recursos audiovisuais e a previsão de novas aquisições;

  • B.

    o conteúdo a ensinar, quem, como ensinar e a participação do aluno;

  • C.

    as cadernetas dos alunos e o local do carimbo da escola;

  • D.

    um conteúdo pré-estabelecido que não poderá ser mudado.

  • E.

    o tempo de serviço do professor e sua permanência na escola.

A avaliação deve ser interpretada como um momento de observação de um processo dinâmico e não linear da construção do conhecimento.

A partir dessa afirmativa a avaliação não deve ser compreendida como:

  • A.

    o conjunto de ações que ajusta e orienta a intervenção pedagógica;

  • B.

    o conjunto de ações que informa o que o aluno aprendeu e como aprendeu;

  • C.

    um elemento de reflexão sobre a prática educativa do professor;

  • D.

    um instrumento que permite que o aluno tome consciência de seus avanços;

  • E.

    uma ação específica que caracteriza o fechamento de grandes etapas de trabalho.

Os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são de ordem cognitiva, física, afetiva, estética e ética.

Sobre esses objetivos é correto afirmar:

  • A.

    os cognitivos são os que têm grande influência nas posições do aluno em relação às metas que quer atingir nas diferentes situações de vida;

  • B.

    os físicos englobam a motivação, a auto-estima, a sensibilidade e a adequação de atitudes ao convívio social;

  • C.

    os afetivos se referem ao auto-conhecimento e ao uso do corpo na superação de estereótipos de movimentos e deslocamentos;

  • D.

    os estéticos se referem à possibilidade de reger as próprias ações por um sistema de princípios, nos quais se analisam situações de vida e os valores que as envolvem;

  • E.

    os éticos que permitem apreciar as produções artísticas produzidas em diferentes culturas e em diferentes momentos.

Sobre os níveis de atuação na elaboração do projeto político pedagógico, avalie as afirmativas a seguir:

I - o pessoal, com flexibilidade para as diferenças.
II - o da comunidade ou do grupo de famílias a que atende.
III - o social como instituição que tem um posicionamento próprio na construção da sociedade.
IV - o do conhecimento como fator único para a direção dos valores da sociedade.
V - o instrumental técnico-pedagógico de cada disciplina e o conjunto de conhecimentos que definem a aprendizagem.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e V;

  • B.

    II, IV e V;

  • C.

    II, III e IV;

  • D.

    III, IV e V;

  • E.

    I, II e III.

As etapas de elaboração de um plano de ensino são:

  • A.

    objetivos, instrumentos e atitudes;

  • B.

    objetivos, conteúdos e avaliação;

  • C.

    conteúdos, cronogramas e atitudes;

  • D.

    programação, objetivos e avaliação;

  • E.

    avaliação, estratégias e atitudes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que saúde é o estado de bem-estar:

  • A.

    associado à ausência de doença;

  • B.

    físico e mental;

  • C.

    físico, mental e social;

  • D.

    completo e a ausência de doença;

  • E.

    afetivo, cognitivo e psicomotor.

O contato com as atividades físicas sistematizadas, para muitos alunos, ocorre apenas na escola. Mais uma razão para que o acesso a essas atividades seja para todos. A Educação Física, como os outros componentes curriculares, necessita rever suas competências frente às mudanças constantes da sociedade. O acesso aos conhecimentos oportunizados pela Educação Física escolar deve constituir-se em direito e:

  • A.

    instrumento de transformação individual e coletiva;

  • B.

    deveres perante o Estado Nacional;

  • C.

    deveres perante a Constituição do Estado Nacional;

  • D.

    instrumento de ascensão social;

  • E.

    meio de ascensão social.

O corpo docente costuma manifestar dúvidas e apresentar conflitos diante da questão de como se deve agir com os alunos em uma sociedade na qual a exclusão e suas variáveis representam um fator real de preocupação. Na Educação Física escolar, o princípio da inclusão, ou da não-exclusão, procura garantir:

  • A.

    que todos participem das equipes de competição da escola;

  • B.

    os mesmos treinamentos de alto nível para todos os alunos;

  • C.

    as mesmas performances para todos os alunos;

  • D.

    o desempenho igualitário para as características individuais;

  • E.

    o acesso de todos os alunos às atividades propostas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...