Lista completa de Questões sobre Cargo: Professor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre o "pluralismo de idéias e concepções pedagógicas", princípios estabelecidos pela LDB, avalie as seguintes afirmativas:
I - O espaço escolar e o ensino nele ministrado devem ser dinamizados a partir do conceito de heterogeneidade cultural.
II - O professor deve articular o itinerário educativo da sala de aula com a pluralidade cultural e ideológica dos alunos.
III - O professor e a escola devem destacar a capacidade intelectual dos alunos, sem que estes sejam induzidos a pensar como professor.
IV - A coexistência de escolas públicas e privadas de ensino não responde à exigência de uma sociedade pluralista.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, II e III;
I, II e IV;
I e IV;
I e II;
III e IV.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais a autonomia do professor refere-se à capacidade de, exceto:
posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar de projetos coletivos;
organizar-se em função de metas definidas em conjunto;
participar da gestão das ações coletivas;
aceitar os critérios elaborados pelos diretores;
desenvolver projetos coletivos e apresentar sugestões e críticas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Na elaboração do currículo da escola devemos levar em consideração:
os recursos audiovisuais e a previsão de novas aquisições;
o conteúdo a ensinar, quem, como ensinar e a participação do aluno;
as cadernetas dos alunos e o local do carimbo da escola;
um conteúdo pré-estabelecido que não poderá ser mudado.
o tempo de serviço do professor e sua permanência na escola.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A avaliação deve ser interpretada como um momento de observação de um processo dinâmico e não linear da construção do conhecimento.
A partir dessa afirmativa a avaliação não deve ser compreendida como:
o conjunto de ações que ajusta e orienta a intervenção pedagógica;
o conjunto de ações que informa o que o aluno aprendeu e como aprendeu;
um elemento de reflexão sobre a prática educativa do professor;
um instrumento que permite que o aluno tome consciência de seus avanços;
uma ação específica que caracteriza o fechamento de grandes etapas de trabalho.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são de ordem cognitiva, física, afetiva, estética e ética.
Sobre esses objetivos é correto afirmar:
os cognitivos são os que têm grande influência nas posições do aluno em relação às metas que quer atingir nas diferentes situações de vida;
os físicos englobam a motivação, a auto-estima, a sensibilidade e a adequação de atitudes ao convívio social;
os afetivos se referem ao auto-conhecimento e ao uso do corpo na superação de estereótipos de movimentos e deslocamentos;
os estéticos se referem à possibilidade de reger as próprias ações por um sistema de princípios, nos quais se analisam situações de vida e os valores que as envolvem;
os éticos que permitem apreciar as produções artísticas produzidas em diferentes culturas e em diferentes momentos.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre os níveis de atuação na elaboração do projeto político pedagógico, avalie as afirmativas a seguir:
I - o pessoal, com flexibilidade para as diferenças.
II - o da comunidade ou do grupo de famílias a que atende.
III - o social como instituição que tem um posicionamento próprio na construção da sociedade.
IV - o do conhecimento como fator único para a direção dos valores da sociedade.
V - o instrumental técnico-pedagógico de cada disciplina e o conjunto de conhecimentos que definem a aprendizagem.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, II e V;
II, IV e V;
II, III e IV;
III, IV e V;
I, II e III.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As etapas de elaboração de um plano de ensino são:
objetivos, instrumentos e atitudes;
objetivos, conteúdos e avaliação;
conteúdos, cronogramas e atitudes;
programação, objetivos e avaliação;
avaliação, estratégias e atitudes.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que saúde é o estado de bem-estar:
associado à ausência de doença;
físico e mental;
físico, mental e social;
completo e a ausência de doença;
afetivo, cognitivo e psicomotor.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O contato com as atividades físicas sistematizadas, para muitos alunos, ocorre apenas na escola. Mais uma razão para que o acesso a essas atividades seja para todos. A Educação Física, como os outros componentes curriculares, necessita rever suas competências frente às mudanças constantes da sociedade. O acesso aos conhecimentos oportunizados pela Educação Física escolar deve constituir-se em direito e:
instrumento de transformação individual e coletiva;
deveres perante o Estado Nacional;
deveres perante a Constituição do Estado Nacional;
instrumento de ascensão social;
meio de ascensão social.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O corpo docente costuma manifestar dúvidas e apresentar conflitos diante da questão de como se deve agir com os alunos em uma sociedade na qual a exclusão e suas variáveis representam um fator real de preocupação. Na Educação Física escolar, o princípio da inclusão, ou da não-exclusão, procura garantir:
que todos participem das equipes de competição da escola;
os mesmos treinamentos de alto nível para todos os alunos;
as mesmas performances para todos os alunos;
o desempenho igualitário para as características individuais;
o acesso de todos os alunos às atividades propostas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...