Questões sobre Cargo: Professor

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A Educação Física escolar deve contribuir para que as diversas manifestações da cultura corporal de movimento sejam preservadas, difundidas e conhecidas, contribuindo também para o aperfeiçoamento das práticas democráticas necessárias nas aulas e no convívio social, a fim de que:

  • A.

    as individualidades sejam moldadas;

  • B.

    as diferenças possam ser respeitadas;

  • C.

    os interesses particulares sejam atendidos;

  • D.

    os objetivos da direção da escola sejam cumpridos;

  • E.

    as vontades do professor sejam atendidas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais servem de apoio às discussões de democratização do ensino básico como forma de garantia de direitos em que a inclusão é um dos eixos principais. Nessa perspectiva, o ambiente escolar deve caracterizar-se como espaço formalmente instituído:

  • A.

    da integração e da diversidade;

  • B.

    da divergência e da diversidade;

  • C.

    do fortalecimento do individualismo;

  • D.

    do individualismo e da individualidade;

  • E.

    da inclusão do individualismo.

A Educação Física escolar deve considerar a diversidade cultural, étnica, física e de gênero como elemento democraticamente enriquecedor:

  • A.

    das valências físicas e sociais;

  • B.

    das relações escolares e da vida social;

  • C.

    das habilidades e aptidões físicas;

  • D.

    dos valores individuais em detrimento do coletivo;

  • E.

    dos fundamentos biológicos e sociais.

A autonomia é facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal; por sua vez, a cultura corporal contribui para a inserção do aluno no convívio social. A autonomia dos alunos também pode ser estimulada quando o professor lhes oferece, por exemplo, possibilidades de escolherem os times, elaborarem ou modificarem as regras, discutirem as melhores táticas e técnicas. A autonomia é implementada quando, nas aulas, se estimula o aluno:

  • A.

    ao comportamento e respeito ao autoritarismo;

  • B.

    à passividade e ao bom comportamento;

  • C.

    ao êxito e à vitória;

  • D.

    a vencer e convencer;

  • E.

    a participar das discussões e reflexões.

É necessário que a Educação Física escolar, assim como os outros componentes curriculares da escola, passe a educar para o lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruir do lazer, mas também em termos de atitudes para com o lazer e a compreensão do que venha a ser este termo. Para além das práticas que devem fazer parte da educação para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para o alunos, seus familiares e:

  • A.

    seu país;

  • B.

    sua vida;

  • C.

    sua comunidade;

  • D.

    seu estado;

  • E.

    seu bem-estar material.

Compreender a saúde através das interfaces relacionadas às condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, transporte, emprego, lazer, saneamento básico, qualidade de água, etc., tendo em vista a realidade na qual os alunos estão inseridos, são caminhos possíveis. As aulas de Educação Física escolar podem configurar-se em um espaço de discussão sobre a saúde a partir da tematização da cultura corporal de movimento nas dimensões:

  • A.

    de corpo, mente e alma;

  • B.

    conceituais, procedimentais e processuais;

  • C.

    conceituais, procedimentais e atitudinais;

  • D.

    de mente sã em corpo são;

  • E.

    afetivas, cognitivas e psicomotoras.

Nas vivências físicas e esportivas induzidas pela Educação Física escolar, entre outros valores, o professor deve incentivar as relações humanas solidárias, respeitosas e:

  • A.

    competitivas;

  • B.

    exclusivas;

  • C.

    desportivas;

  • D.

    inclusivas;

  • E.

    hedonistas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física apontam alguns caminhos, através dos conteúdos da cultura corporal de movimento, como colaboradores na formação do cidadão, que se pretende participativo, solidário:

  • A.

    passivo e obediente;

  • B.

    ativo e submisso;

  • C.

    atuante e obediente;

  • D.

    crítico e autônomo;

  • E.

    compreensivo e pacífico.

A nova significação atribuída à Educação Física escolar é que ela ultrapasse a idéia única de estar voltada apenas para o ensino do gesto motor correto. Muito mais que isso, cabe ao professor de Educação Física problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal, de tal forma que os alunos compreendam:

  • A.

    a importância do bom desempenho nas competições;

  • B.

    os sentidos e significados impregnados nas práticas corporais;

  • C.

    a necessidade de reproduzir na escola as práticas esportivas assistidas na televisão;

  • D.

    que somente com um bom desempenho físico conquistarão espaço na sociedade;

  • E.

    que, na sociedade competitiva, somente os mais aptos subirão ao pódio.

Nas aulas de Educação Física escolar, observamos que os alunos expressam comportamentos de excitação, cansaço, medo, vergonha, prazer, satisfação, entre outros. Isso se deve, muitas vezes, ao fato de as atitudes serem afetadas pela intensidade e qualidade dos estados emocionais vivenciados corporalmente, onde ocorrem situações que permitem uma intensa mobilização:

  • A.

    afetiva e de interação social;

  • B.

    energética e hídrica;

  • C.

    calórica e energética;

  • D.

    hídrica e calórica;

  • E.

    cognitiva e nutricional.

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