Questões sobre Cargo: Professor

Lista completa de Questões sobre Cargo: Professor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Avalie se um único plano é definido a partir de:

I – Três pontos colineares.
II – Uma reta e um ponto que não pertence à reta.
III – Duas retas perpendiculares.
IV – Dois pontos distintos e uma reta.

Um único plano é sempre obtido nas descrições:

  • A.

    I e IV, apenas;

  • B.

    II, III e IV;

  • C.

    I e II, apenas;

  • D.

    II e III, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Segundo Bennett (1986), pode-se dividir a história da música ocidental em seis grandes períodos, cada qual identificado pelo seu estilo peculiar. Na opinião desse autor citado, dois desses períodos são:

  • A.

    Música Medieval e Música Renascentista.

  • B.

    Música Impressionista e Música Neo-Clássica.

  • C.

    Música Expressionista e Música do século XX.

  • D.

    Música Antiga e Música Barroca.

  • E.

    Romantismo do século XIX e Música Moderna.

Qual a música ocidental mais antiga que se conhece, de cunho religioso, essencialmente monódica, cujo ritmo ou ausência de ritmo se baseia apenas na acentuação e nas divisões do fraseado?

  • A.

    Oratório.

  • B.

    Motetos.

  • C.

    Cantochão.

  • D.

    Cantata.

  • E.

    Conductus.

No século XIX, em Minas Gerais, a influência da música européia esteve presente nos mestres de capela, permitindo, assim, o surgimento de criações de alta qualidade: missas, cantatas e peças de câmara. Segundo Garcez e Oliveira (2003), a tradição dos mestres de capela deu origem a uma música de raiz popular, verdadeiramente brasileira, denominada:

  • A.

    samba.

  • B.

    modinha.

  • C.

    valsa.

  • D.

    ciranda.

  • E.

    polca.

Bennett (1986), em seu livro "Uma Breve História da Música", afirma que, ao escrever uma peça de música, o compositor está combinando simultaneamente diversos elementos musicais importantes que são chamados de componentes básicos da música. Dentre estes elementos destacam-se:

  • A.

    estilo, andamento, contraponto, timbre, seqüência, forma.

  • B.

    estilo, criação, harmonia, dissonância, timbre, forma.

  • C.

    compasso, melodia, conteúdo, timbre, contraponto, forma.

  • D.

    melodia, harmonia, ritmo, timbre, forma, tessitura.

  • E.

    forma, conteúdo, tessitura, expressão, harmonia, timbre.

No final do século XIX e início do século XX, a música popular brasileira apropria-se da herança africana, chegando aos salões com Chiquinha Gonzaga, primeira compositora de música popular do país, que quebrou normas e preconceitos, tornando-se uma artista de vanguarda. A partir do lundu, do maxixe, da modinha e das marchinhas de carnaval, nasce uma criação tipicamente brasileira. Que criação é essa?

  • A.

    Frevo.

  • B.

    Maracatu

  • C.

    Samba.

  • D.

    Forró.

  • E.

    Quadrilha.

No livro "Explicando a arte Brasileira"(2003), Garcez e Oliveira narram: "A música moderna brasileira iniciou-se com a obra de um jovem que viajou o Brasil para conhecer e pesquisar seus diversos ritmos. Ele incorporou em suas obras elementos do folclore, das melodias indígenas, das músicas populares, da sonoridade dos pássaros e da realidade brasileira, produzindo obras de inúmeros gêneros e idealizando um projeto de ensino de música para crianças nas escolas." Qual o nome deste músico e como é classificada a sua obra?

  • A.

    João Carlos Martins / Popular.

  • B.

    Alfredo Viana Filho / Romântica.

  • C.

    Guerra Peixe / Expressionista.

  • D.

    Camargo Guarnieri / Sertaneja.

  • E.

    Heitor Villa-Lobos / Nacionalista.

Brado, Retumbante, Fúlgido, Penhor, Idolatrada são palavras inseridas no Hino Nacional Brasileiro, cuja letra é de Osório Duque Estrada. Existe uma série de informações sobre o Hino, que você, como professor, deve transmitir aos seus alunos em sala de aula, como, por exemplo, seu autor, que foi:

  • A.

    Francisco Manuel da Silva.

  • B.

    Alfredo Viana Filho.

  • C.

    José Maurício Nunes Garcia.

  • D.

    Antônio Carlos Gomes.

  • E.

    José Maurício da Silva.

A história do Brasil comprova uma imensa diversidade de ritmos graças ao enriquecimento cultural deixado pelos índios, portugueses, africanos e outros. Mas há sempre uma tendência, principalmente no exterior, de rotular o Brasil apenas como o "país do samba". Ciente desse fato, o que deve fazer o professor?

  • A.

    Apresentar o maior número possível de expressões artísticas brasileiras, para aumentar o conhecimento do seu aluno.

  • B.

    Privilegiar as músicas da região onde vivem os alunos.

  • C.

    Levar os alunos a compor suas próprias músicas.

  • D.

    Pesquisar a origem das músicas brasileiras atuais.

  • E.

    Mostrar algumas músicas estrangeiras e compará-las com as nacionais.

De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 2000. Vol. 10), música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para reproduzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica comum a quase todas as culturas. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir, acerca do universo formador da música.

Timbre é a variação que ocorre em função da freqüência das vibrações e que indica se o som é mais ou menos grave, ou agudo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...