Questões sobre Cargo: Professor

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A adaptação e a modificação de atividades no sentido de contemplar a heterogeneidade do grupo deve estender-se a todas as situações nas quais o professor perceba algum problema, o que pode ocorrer por diferentes razões, como diferenças de habilidade, gênero, biorritmo, etc. Compete ao professor:

  • A.

    solicitar auxílio ao orientador pedagógico;

  • B.

    pedir orientação à direção da escola;

  • C.

    tratar igualmente os diferentes;

  • D.

    agir com autoritarismo para inviabilizar atitudes de corpo-mole;

  • E.

    estar atento e identificar essas situações para intervir.

Na perspectiva tradicional ou esportivista que vigorou a partir da década de 1970 no país, predominavam concepções avaliativas na Educação Física escolar, que consideravam existir um modelo ideal e um desempenho esperado. Os testes forneciam informações quantitativas que deviam ser comparadas com a norma, tabela ou padrão. Enfatizavam a medição, as habilidades motoras e:

  • A.

    a qualidade das capacidades motoras;

  • B.

    a qualidade do gesto motor;

  • C.

    o preparo para o exercício da cidadania;

  • D.

    o desempenho das capacidades físicas;

  • E.

    o desempenho escolar de qualidade.

Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas (professores, alunos e escola), contribuindo para o auto-conhecimento e para análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação é um processo contínuo de:

  • A.

    aprovar e reprovar;

  • B.

    controlar a nota dos alunos;

  • C.

    diagnóstico da situação;

  • D.

    somar e subtrair pontos dos alunos;

  • E.

    quantificar desempenhos.

Entre as críticas freqüentes ao modelo tradicional de avaliação, uma aponta o fato de ela restringir-se ao domínio motor, como se a Educação Física implicasse somente o rendimento físico, e não as relações cognitivas, afetivas e sociais subjacentes. A avaliação em Educação Física escolar deve considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação dos alunos deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e:

  • A.

    desempenho físico;

  • B.

    rendimento físico;

  • C.

    capacidade orgânica;

  • D.

    resistência;

  • E.

    atitudes.

Conhecer o próprio corpo pode ser o princípio de todo conhecimento que alguém pode ter, pois conhecer o corpo é conhecer-se a si mesmo. Espera-se que os alunos da Educação Básica aprendam a conhecer o próprio corpo, seus sistemas orgânicos, sua subjetividade e afetividade inter-pessoal. Eles também não devem se limitar a esse conhecimento, pois seu corpo está relacionado ao seu ser, aos outros e à cultura, enfim, ao mundo que nos cerca e ao contexto mais amplo do ambiente. É necessário que os professores de Educação Física escolar saibam como ensinar esses conteúdos. E, nesse sentido, os professores necessitam compreendê-los antes de ensiná-los, porque ensinar engloba compreender, refletir e:

  • A.

    aceitar;

  • B.

    resignar-se;

  • C.

    criticar;

  • D.

    manter-se neutro;

  • E.

    manter-se acrítico.

A cultura corporal de movimento influencia a Educação Física escolar. Essa relação deve constituir-se num tempo e espaço de conhecer, de provar, de criar e recriar as práticas corporais produzidas pelos seres humanos. Nesse contexto, professores e alunos deverão ser:

  • A.

    objetos dessa produção cultural;

  • B.

    sujeitos dessa produção cultural;

  • C.

    passivos a essa produção social;

  • D.

    ativos nessa produção social;

  • E.

    atores da produção cultural.

É preciso favorecer a reflexão dos alunos sobre as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, ou seja, é preciso que eles entendam que se, por um lado, o avanço tecnológico tem contribuído para disponibilizar um maior número de informações e para oferecer uma maior conforto à população, através de máquinas, equipamentos eletrônicos e meios de locomoção, por outro lado, esse fenômeno é responsável por um estilo de vida:

  • A.

    menos ativo e mais sedentário;

  • B.

    mais ativo e menos sedentário;

  • C.

    mais seguro e de menor exposição a riscos;

  • D.

    menos passivo e mais dinâmico;

  • E.

    mais moderno e mais adequado para a vida urbana.

Wolfgang Amadeus Mozart, compositor austríaco que viveu entre 1756 e 1791, foi um dos expoentes da música de concerto da Europa ocidental. Suas composições são exemplos máximos da música do período:

  • A.

    romântico;

  • B.

    renascentista;

  • C.

    barroco;

  • D.

    clássico;

  • E.

    contemporâneo.

Já o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é caracterizado como um compositor da escola:

  • A.

    serialista;

  • B.

    nacionalista;

  • C.

    dodecafônica;

  • D.

    da música concreta;

  • E.

    impressionista.

Um polígono regular de quadro lados tem duas diagonais; um polígono regular de seis lados tem o seguinte número de diagonais:

  • A.

    4;

  • B.

    6;

  • C.

    7;

  • D.

    9;

  • E.

    12.

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