Lista completa de Questões sobre Cargo: Professor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A adaptação e a modificação de atividades no sentido de contemplar a heterogeneidade do grupo deve estender-se a todas as situações nas quais o professor perceba algum problema, o que pode ocorrer por diferentes razões, como diferenças de habilidade, gênero, biorritmo, etc. Compete ao professor:
solicitar auxílio ao orientador pedagógico;
pedir orientação à direção da escola;
tratar igualmente os diferentes;
agir com autoritarismo para inviabilizar atitudes de corpo-mole;
estar atento e identificar essas situações para intervir.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Na perspectiva tradicional ou esportivista que vigorou a partir da década de 1970 no país, predominavam concepções avaliativas na Educação Física escolar, que consideravam existir um modelo ideal e um desempenho esperado. Os testes forneciam informações quantitativas que deviam ser comparadas com a norma, tabela ou padrão. Enfatizavam a medição, as habilidades motoras e:
a qualidade das capacidades motoras;
a qualidade do gesto motor;
o preparo para o exercício da cidadania;
o desempenho das capacidades físicas;
o desempenho escolar de qualidade.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas (professores, alunos e escola), contribuindo para o auto-conhecimento e para análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação é um processo contínuo de:
aprovar e reprovar;
controlar a nota dos alunos;
diagnóstico da situação;
somar e subtrair pontos dos alunos;
quantificar desempenhos.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Entre as críticas freqüentes ao modelo tradicional de avaliação, uma aponta o fato de ela restringir-se ao domínio motor, como se a Educação Física implicasse somente o rendimento físico, e não as relações cognitivas, afetivas e sociais subjacentes. A avaliação em Educação Física escolar deve considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação dos alunos deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e:
desempenho físico;
rendimento físico;
capacidade orgânica;
resistência;
atitudes.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Conhecer o próprio corpo pode ser o princípio de todo conhecimento que alguém pode ter, pois conhecer o corpo é conhecer-se a si mesmo. Espera-se que os alunos da Educação Básica aprendam a conhecer o próprio corpo, seus sistemas orgânicos, sua subjetividade e afetividade inter-pessoal. Eles também não devem se limitar a esse conhecimento, pois seu corpo está relacionado ao seu ser, aos outros e à cultura, enfim, ao mundo que nos cerca e ao contexto mais amplo do ambiente. É necessário que os professores de Educação Física escolar saibam como ensinar esses conteúdos. E, nesse sentido, os professores necessitam compreendê-los antes de ensiná-los, porque ensinar engloba compreender, refletir e:
aceitar;
resignar-se;
criticar;
manter-se neutro;
manter-se acrítico.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A cultura corporal de movimento influencia a Educação Física escolar. Essa relação deve constituir-se num tempo e espaço de conhecer, de provar, de criar e recriar as práticas corporais produzidas pelos seres humanos. Nesse contexto, professores e alunos deverão ser:
objetos dessa produção cultural;
sujeitos dessa produção cultural;
passivos a essa produção social;
ativos nessa produção social;
atores da produção cultural.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
É preciso favorecer a reflexão dos alunos sobre as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, ou seja, é preciso que eles entendam que se, por um lado, o avanço tecnológico tem contribuído para disponibilizar um maior número de informações e para oferecer uma maior conforto à população, através de máquinas, equipamentos eletrônicos e meios de locomoção, por outro lado, esse fenômeno é responsável por um estilo de vida:
menos ativo e mais sedentário;
mais ativo e menos sedentário;
mais seguro e de menor exposição a riscos;
menos passivo e mais dinâmico;
mais moderno e mais adequado para a vida urbana.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Wolfgang Amadeus Mozart, compositor austríaco que viveu entre 1756 e 1791, foi um dos expoentes da música de concerto da Europa ocidental. Suas composições são exemplos máximos da música do período:
romântico;
renascentista;
barroco;
clássico;
contemporâneo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Já o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é caracterizado como um compositor da escola:
serialista;
nacionalista;
dodecafônica;
da música concreta;
impressionista.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Um polígono regular de quadro lados tem duas diagonais; um polígono regular de seis lados tem o seguinte número de diagonais:
4;
6;
7;
9;
12.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...