Questões sobre Cargo: Professor

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Dois tipos de besouros vivem em estercos de gado: um deles é conhecido por rola-bosta, por destruir os resíduos fecais, enterrando-os e diminuindo a sua parte líquida; o outro besouro se alimenta de larvas e de adultos de moscas-do-chifre, causadoras de anemias severas nos bovinos. Esta integração é um processo muito importante, porque, ecologicamente, está ocorrendo um(a)

  • A. tipo de predatismo.
  • B. controle biológico.
  • C.

    relação harmônica entre os participantes.

  • D.

    aplicabilidade rotineira entre os criadores de gado de corte.

  • E. integração simbiótica entre os artrópodes.

Quando o conteúdo programado e preparado pelo professor orienta o aluno nas definições, os conceitos e as relações acerca do assunto estudado, do ponto de vista pedagógico, este é um momento da(de)

  • A.

    problematização de um fenômeno observado.

  • B. aplicação do questionamento
  • C. organização do conhecimento
  • D. vinculação ao saber.
  • E. amplitude do entendimento nas hipóteses.

Na diversidade dos seres invertebrados, alguns deles podem ser parasitas e causadores de doenças em animais. O dimorfismo sexual pode estar presente em alguns representantes, e a presença de metâmeros evidencia a necessidade de ter um corpo mole, com ausência de esqueleto, para favorecer a sua locomoção. Estamos nos referindo aos

  • A.

    moluscos.

  • B. insetos.
  • C. percevejos
  • D. miriápodes
  • E. vermes.

O tratamento do conteúdo específico da Ciência é programado de acordo com o nível dos alunos cuja meta busca a aprendizagem desse conteúdo. Assim, esperamos que esses alunos possam ter uma postura crítica em relação

  • A.

    às metodologias que devem estar paralelas ao domínio do conteúdo.

  • B.

    à didática aplicada a uma parcela desse conteúdo.

  • C.

    aos tipos de avaliações embasadas em todos os conteúdos que serão abordados.

  • D.

    à capacidade de aprendizagem dos conteúdos que não foram aplicados.

  • E.

    ao conteúdo vivenciado, a cada semestre ou em todo ano letivo, nas disciplinas afins.

O aproveitamento de sais minerais do solo pelos vegetais pode ser afetado por lixiviação, resultando em arrasto dos compostos solúveis e diminuindo bastante a concentração de magnésio, potássio e cálcio. Com isto, ocorre o aumento na concentração de hidrogênio, resultando num solo

  • A.

    impermeável, devido à concentração de argila e pelo escoamento das águas.

  • B.

    permeável e arenoso, devido à presença de partículas agregadas aos restos minerais.

  • C.

    ácido, devendo ser tratado com calcário, através do processo de calagem

  • D.

    pouco resistente à fixação de vegetais com raízes em cabeleira, como nas monocotiledôneas.

  • E.

    impróprio para o plantio de plantas leguminosas, como as monocotiledôneas que atuam no ciclo do nitrogênio.

A hiperespecialização proíbe não somente a percepção do global, que pode estar em parcelas fragmentadas mas também do essencial que pode estar dissolvido. Isto limita também o tratamento dos problemas particulares que só podem ser propostos e pensados de forma, em seu conteúdo. Os problemas essenciais nunca são parcelados, e os globais são cada vez mais essenciais. A cultura científica e técnica organiza e ajuda no parcelamento dos saberes. Com isto, a hiperespecialização dificulta um(a)

  • A.

    maior aprendizado nas especializações.

  • B.

    conhecimento mais aprimorado na área das Ciências.

  • C.

    ampla visualização no campo científico.

  • D.

    avaliação contextualizada, por deixar o conhecimento especializado ou abstrato.

  • E.

    maior extensão dos valores científicos aplicados nas Ciências.

As folhas dos vegetais são órgãos essenciais à fotossíntese, processo muito importante para a manutenção dos seres aeróbios no planeta. Estas estruturas, em algumas plantas, podem sofrer modificações para a sua adaptabilidade no habitat. Das citações abaixo, uma está incorreta, ao afirmar que as(os)

  • A.

    gavinhas funcionam como estruturas fixadoras.

  • B.

    brácteas são semelhantes às pétalas encontradas nas plantas primavera e antúrio.

  • C.

    catáfilos reservam substâncias nos bulbos das cebolas

  • D.

    acúleos das laranjeiras servem para inibir a ação dos predadores.

  • E.

    espinhos dos cactos evitam a perda excessiva de água em ambientes xerófilos.

Um dos problemas vividos nas grandes cidades litorâneas é a construção crescente de altíssimos edifícios à beira mar. Isto favorece o sombreamento na água ao entardecer, diminuindo, de certa forma, a captação de energia solar, a quantidade de microalgas, desfavorecendo a princípio os(a)

  • A.

    animais herbívoros, que são os consumidores de primeira ordem.

  • B.

    produção de oxigênio, usado pelos animais aeróbios.

  • C.

    manutenção da temperatura na água para os animais homeotermos.

  • D.

    produção de nutrientes pela epifauna que habita os bentos.

  • E.

    microorganismos que só sobrevivem em águas termais.

Na ciência, quanto maior for a visão em profundidade,

  • A. maior será a gama de conhecimentos em extensão.
  • B.

    resultará na restrição da capacidade de conhecer as teorias formuladas.

  • C.

    ampliará cada vez mais a especialização nas bases científicas.

  • D. menor será a visão em extensão, e isto é uma forma de especialização.
  • E.

    não limitará o conhecimento, mesmo que este seja específico.

Animal pecilotermo, que sofre metamorfose com o seu desenvolvimento indireto, e na fase reprodutora realiza a fecundação externa. Trata-se de um

  • A.

    mamífero aquático.

  • B. lagarto do deserto.
  • C. peixe pulmonado.
  • D. réptil inferior
  • E. anfíbio adulto.
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