Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A expressão "informação SIGMET", nos níveis de cruzeiro subsônico, refere-se aos seguintes fenômenos:

I – Áreas de trovoada; ciclone tropical; linha de instabilidade forte;
II – Windshear; ventos cruzados;
III – Granizo forte; turbulência forte; forte formação de gelo;
IV – Ondas orográficas acentuadas; tempestade extensa de poeira ou areia

Estão corretas as afirmações:

  • A.

    I, II e III, apenas;

  • B.

    I, III e IV, apenas;

  • C.

    I, II e IV, apenas;

  • D.

    II, III e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

É necessário que a Educação Física escolar, assim como os outros componentes curriculares da escola, passe a educar para o lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruir do lazer, mas também em termos de atitudes para com o lazer e a compreensão do que venha a ser este termo. Para além das práticas que devem fazer parte da educação para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para o alunos, seus familiares e:

  • A.

    seu país;

  • B.

    sua vida;

  • C.

    sua comunidade;

  • D.

    seu estado;

  • E.

    seu bem-estar material.

Em condições meteorológicas visuais, o procedimento a ser executado pela aeronave com falha de comunicação, segundo a IMA 100-12, é:

  • A.

    prosseguir em vôo VFR e pousar no aeródromo mais próximo;

  • B.

    retornar ao seu aeródromo de origem;

  • C.

    prosseguir seu vôo VFR até manter contato;

  • D.

    retornar buscando fazer contato com outras aeronaves;

  • E.

    manter-se em procedimento de espera até restabelecimento da comunicação.

Compreender a saúde através das interfaces relacionadas às condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, transporte, emprego, lazer, saneamento básico, qualidade de água, etc., tendo em vista a realidade na qual os alunos estão inseridos, são caminhos possíveis. As aulas de Educação Física escolar podem configurar-se em um espaço de discussão sobre a saúde a partir da tematização da cultura corporal de movimento nas dimensões:

  • A.

    de corpo, mente e alma;

  • B.

    conceituais, procedimentais e processuais;

  • C.

    conceituais, procedimentais e atitudinais;

  • D.

    de mente sã em corpo são;

  • E.

    afetivas, cognitivas e psicomotoras.

Existem diferentes tipos de alerta que geram a necessidade de providências por parte da TWR. A maioria deles envolve o Centro de Operação de Emergência ou o Órgão de Salvamento e Contra-Incêndio. Os três tipos de alerta são:

  • A.

    azul, amarelo e vermelho;

  • B.

    branco, amarelo e vermelho;

  • C.

    amarelo, laranja e vermelho;

  • D.

    branco, vermelho e preto;

  • E.

    azul, vermelho e preto.

Nas vivências físicas e esportivas induzidas pela Educação Física escolar, entre outros valores, o professor deve incentivar as relações humanas solidárias, respeitosas e:

  • A.

    competitivas;

  • B.

    exclusivas;

  • C.

    desportivas;

  • D.

    inclusivas;

  • E.

    hedonistas.

Uma aproximação de precisão termina quando

  • A.

    a aeronave cruza a cabeceira;

  • B.

    o piloto declara contato visual com a pista;

  • C.

    se inicia a descida final;

  • D.

    a aeronave toca na pista;

  • E.

    a aeronave atinge altitude de decisão.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física apontam alguns caminhos, através dos conteúdos da cultura corporal de movimento, como colaboradores na formação do cidadão, que se pretende participativo, solidário:

  • A.

    passivo e obediente;

  • B.

    ativo e submisso;

  • C.

    atuante e obediente;

  • D.

    crítico e autônomo;

  • E.

    compreensivo e pacífico.

A indicação de localização da sala AIS deve ser feita através da letra " C " na cor:

  • A.

    negra sobre fundo amarelo;

  • B.

    negra sobre fundo branco;

  • C.

    vermelha sobre fundo amarelo;

  • D.

    vermelha sobre fundo branco;

  • E.

    branca sobre fundo negro.

A nova significação atribuída à Educação Física escolar é que ela ultrapasse a idéia única de estar voltada apenas para o ensino do gesto motor correto. Muito mais que isso, cabe ao professor de Educação Física problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal, de tal forma que os alunos compreendam:

  • A.

    a importância do bom desempenho nas competições;

  • B.

    os sentidos e significados impregnados nas práticas corporais;

  • C.

    a necessidade de reproduzir na escola as práticas esportivas assistidas na televisão;

  • D.

    que somente com um bom desempenho físico conquistarão espaço na sociedade;

  • E.

    que, na sociedade competitiva, somente os mais aptos subirão ao pódio.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...