Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:
ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar;
ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores;.
ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar;
ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas;
ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A avaliação deve ser interpretada como um momento de observação de um processo dinâmico e não linear da construção do conhecimento.
A partir dessa afirmativa a avaliação não deve ser compreendida como:
o conjunto de ações que ajusta e orienta a intervenção pedagógica;
o conjunto de ações que informa o que o aluno aprendeu e como aprendeu;
um elemento de reflexão sobre a prática educativa do professor;
um instrumento que permite que o aluno tome consciência de seus avanços;
uma ação específica que caracteriza o fechamento de grandes etapas de trabalho.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O PROFAA – Programa Federal de Auxílio a Aeroportos – destina recursos para a implantação, melhoramento, reaparelhamento, reforma e ampliação de aeródromos e aeroportos:
federais;
estaduais;
municipais;
estratégicos;
nacionais.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:
os princípios de igualdade e fraternidade adotados no comunismo primitivo;
o valor do preparo intelectual que permite dominar seus pares;
o entusiasmo pelo conhecimento e sua inserção como agente de mudança da realidade social;
o significado da ordem instituída e do trabalho individual como condição para a ascensão social;
a preocupação com seu próprio trabalho distanciado da realidade social.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são de ordem cognitiva, física, afetiva, estética e ética.
Sobre esses objetivos é correto afirmar:
os cognitivos são os que têm grande influência nas posições do aluno em relação às metas que quer atingir nas diferentes situações de vida;
os físicos englobam a motivação, a auto-estima, a sensibilidade e a adequação de atitudes ao convívio social;
os afetivos se referem ao auto-conhecimento e ao uso do corpo na superação de estereótipos de movimentos e deslocamentos;
os estéticos se referem à possibilidade de reger as próprias ações por um sistema de princípios, nos quais se analisam situações de vida e os valores que as envolvem;
os éticos que permitem apreciar as produções artísticas produzidas em diferentes culturas e em diferentes momentos.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A V CONAC foi um evento marcante dentro do processo regulatório no Brasil. Essa ocasião é associada:
à instituição do SITAR;
à política de incentivo a fusões e alianças;
à implementação do regime de competição regulada;
à transferência do tráfego do AIRJ para o AISP/G;
ao início do processo de flexibilização no Brasil.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:
mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;
controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;
evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;
atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;
estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre os níveis de atuação na elaboração do projeto político pedagógico, avalie as afirmativas a seguir:
I - o pessoal, com flexibilidade para as diferenças.
II - o da comunidade ou do grupo de famílias a que atende.
III - o social como instituição que tem um posicionamento próprio na construção da sociedade.
IV - o do conhecimento como fator único para a direção dos valores da sociedade.
V - o instrumental técnico-pedagógico de cada disciplina e o conjunto de conhecimentos que definem a aprendizagem.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, II e V;
II, IV e V;
II, III e IV;
III, IV e V;
I, II e III.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A autoridade responsável pela administração geral dos serviços de Meteorologia Aeronáutica é o:
diretor do INMET;
diretor do INPE;
diretor da DIRENG;
diretor do DECEA;
comandante da Aeronáutica.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:
viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;
tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;
associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;
juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;
articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...