Questões de Contabilidade Pública

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Em 31/12/2009, o valor do Passivo Real e do Ativo Real Líquido após apuração do resultado patrimonial eram, respectivamente, em milhões de reais,

  • A. 508,00 e 85,00
  • B. 580,00 e 100,00
  • C. 615,00 e 820,00
  • D. 755,00 e 100,00
  • E. 755,00 e 855,00

Julgue o próximo item, relativo aos estágios da despesa pública.

A despesa pública é executada em três estágios: ordinário (montante previamente conhecido), por estimativa (cujo valor não se possa determinar previamente) e global (de pagamento parcelado).

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a Contabilidade Pública no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I - Possui como objeto o conjunto de bens, direitos e obrigações, vinculados à administração pública federal, à estadual ou à municipal.

II - O exercício financeiro coincide com o ano civil, compreendendo o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro.

III - Utiliza sistema misto de contas, compreendendo o regime de competência, o de caixa, e o orçamentário e o financeiro.

IV - Aplica-se à administração das agências reguladoras.

Está correto APENAS o contido em

  • A.

    II.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCIPEF)

  • A.

    é integrado pela Secretaria Federal de Controle Interno, como órgão central, e pelos órgãos setoriais, que são aqueles de controle interno que integram a estrutura do Ministério da Educação, do Ministério da Fazenda, da Advocacia-Geral da União e da Casa Civil.

  • B.

    tem por finalidade comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da administração pública federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

  • C.

    compreende as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e de avaliação da gestão dos administradores públicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria, o processo judicial e a fiscalização.

  • D.

    visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos federais, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, podendo substituir, quando requisitado, o controle externo no exercício de sua missão institucional.

  • E.

    visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos federais, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, podendo substituir, quando requisitado, o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Determinado órgão federal apresentou, ao final do exercício, a seguinte demonstração das variações patrimoniais:

Considerando-se os dados apresentados, o total das variações ativas corresponde, em reais, a

  • A.

    265.000,00

  • B.

    270.000,00

  • C.

    320.000,00

  • D.

    350.000,00

  • E.

    355.000,00

A respeito de despesa pública, suas características, sua contabilização e evidenciação, assinale a opção correta.

  • A.

    Geralmente, a despesa efetiva coincide com a despesa de capital. Entretanto, há despesa de capital que não é efetiva, como, por exemplo, as transferências de capital que causam decréscimo patrimonial.

  • B.

    Toda unidade orçamentária tem uma estrutura administrativa correspondente, o que pode ser exemplificado por alguns fundos especiais e pela unidade orçamentária denominada transferências a estados, Distrito Federal e municípios.

  • C.

    Embora a despesa orçamentária corrente geralmente coincida com a despesa orçamentária efetiva, há despesa orçamentária corrente não efetiva, como a despesa com a aquisição de materiais para estoque e a despesa com adiantamentos. Essas são despesas correntes e, entretanto, representam um fato permutativo.

  • D.

    Um exemplo de despesa orçamentária de capital que não é efetiva é a transferência de capital que causa decréscimo patrimonial.

  • E.

    A centralização compartilhada de créditos orçamentários, equivalente em significado à transferência e à transposição por modificar o valor da programação ou de suas dotações orçamentárias (créditos adicionais), ocorre quando for efetuada movimentação de parte do orçamento, mantidas a classificação institucional, a funcional, a programática e a econômica, para que outras unidades administrativas possam executar a despesa orçamentária.

É competência da Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI)

  • A.

    promover a integração operacional do SCIPEF.

  • B.

    normatizar, sistematizar e padronizar os procedimentos operacionais dos órgãos e das unidades do SCIPEF.

  • C.

    normatizar a integração do SCIPEF com outros sistemas da administração pública federal.

  • D. harmonizar a interpretação dos atos normativos e os procedimentos relativos às atividades a cargo do Sistema de Controle Interno e Externo do Poder Executivo Federal.
  • E.

    avaliar as atividades do Sistema de Controle Interno e Externo do Poder Executivo Federal, com vistas ao seu aperfeiçoamento.

Acerca do SCIPEF, assinale a opção correta.

  • A.

    Para o cumprimento de suas atribuições e alcance de suas finalidades, o SCIPEF deve realizar suas atividades com foco nos resultados da ação governamental, para o que deve utilizar metodologia de planejamento definida pelo Poder Legislativo, com ênfase na visão dos programas finalísticos de governo como fator básico de organização da função pública, e na gestão pública como mobilização organizacional para o alcance desses resultados.

  • B.

    Nenhum processo, documento ou informação pode ser sonegado aos servidores do Sistema de Controle Interno, no desempenho de suas atribuições inerentes às atividades de auditoria e fiscalização, podendo seus servidores dar ampla transparência das informações obtidas, usando nos relatórios apenas informações de caráter consolidado, sempre com a identificação de pessoa física ou jurídica relacionada.

  • C.

    Quando ocorrer prejuízo à União, os órgãos e as unidades do SCIPEF deve comunicar esse fato ao Ministério Público Federal, para que este adote as providências de sua competência com vistas ao ressarcimento ao erário.

  • D.

    Os órgãos e as unidades do SCIPEF, nos seus trabalhos de fiscalização e auditoria, devem verificar se o objeto pactuado, nos instrumentos em que a União assume compromissos, com previsão de transferência de recursos financeiros de seus orçamentos para estados, Distrito Federal e municípios, foi executado, obedecendo aos respectivos projetos e planos de trabalho, conforme conveniado, e se sua utilização obedece à destinação prevista no termo pactual.

  • E. Os órgãos e as unidades do SCIPEF, ao desempenhar os trabalhos que lhe competem, constatando indícios de irregularidades, devem comunicar o fato diretamente ao Tribunal de Contas da União, dando também ciência ao ministro supervisor da unidade gestora ou entidade repassadora dos recursos e aos respectivos órgãos de controle interno e externo dos entes recebedores, para que sejam tomadas as providências de suas competências.

O levantamento de informações permite o delineamento do perfil das políticas públicas, subsidiando e racionalizando decisivamente os trabalhos de planejamento e, consequentemente, a execução das ações de controle, constituindo recurso básico para a definição dos parâmetros de planejamento das atividades do SCIPEF. As fontes e processos que podem ser utilizados nesse levantamento incluem

  • A.

    dados dos sistemas corporativos do Poder Executivo Federal e das empresas privadas que contratem com a União.

  • B.

    notícias de destaque na mídia nacional.

  • C.

    notícias de destaque na mídia nacional.

  • D.

    dados do Programa de Dispêndio Global (PDG) dos órgãos da administração direta.

  • E.

    relatórios de desempenho operacional.

Em um determinado exercício financeiro, ocorreram os seguintes eventos em certo município brasileiro:

I enchente inesperada, causando danos e prejuízos ao município e à sua população;

II necessidade de pavimentação de vias de circulação local, para as quais já existia prévia, porém insuficiente, dotação orçamentária;

III necessidade de realização de obra para ampliação da prefeitura, para a qual inexistia prévia dotação orçamentária.

Os créditos adicionais a serem abertos para autorização das despesas decorrentes desses eventos são, respectivamente,

  • A.

    especiais, extraordinários e ilimitados.

  • B.

    extraordinários, especiais e suplementares.

  • C.

    ilimitados, suplementares e especiais.

  • D.

    extraordinários, suplementares e especiais.

  • E.

    extraordinários, especiais e ilimitados.

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