Questões de Contabilidade Pública

Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual o subsistema de informação responsável por registrar, processar e evidenciar os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle?

    A)

    Orçamentário.



    B)

    Contábil.



    C)

    Compensação.



    D) Custos.

    E) Patrimonial.

É considerado uma das deduções da Receita Corrente Líquida:

    A) Arrecadação de IPI.

    B) Fundo de Participação dos Municípios.

    C) Receitas de Serviços.

    D) Arrecadação de ICMS.

O que o Balanço Orçamentário demonstrará?

    A) O resultado financeiro do exercício.

    B) As receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

    C) A situação patrimonial da entidade pública.

    D) As alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária.

    E) As receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.

As despesas públicas serão classificadas em Despesas Correntes e Despesas de Capital. As Despesas Correntes são classificadas em Despesas de Custeio e Transferências Correntes. Pode ser caracterizado um exemplo dos de Transferências Correntes:

    A) Material de Consumo.

    B) Serviços de Terceiros.

    C) Encargos Diversos.

    D) Juros da Dívida Pública.

Qual das alternativas não é uma demonstração contábil exigida pela Lei nº 4.320/1964?

    A) Balanço Orçamentário.

    B) Demonstração das Variações Patrimoniais.

    C) Demonstrativo das Origens e Aplicações de Recursos.

    D) Balanço Financeiro.

    E) Balanço Patrimonial.

A Portaria nº 72 de 1º de fevereiro de 2012, estabelece normas gerais de consolidação das contas dos consórcios públicos a serem observadas na gestão orçamentária, financeira e contábil, em conformidade com os pressupostos da responsabilidade fiscal. Constituem recursos dos consórcios públicos:

    A) Transferências de direitos operadas por força de gestão associada de serviços privados.

    B) Bens móveis ou imóveis recebidos em doação.

    C) Impostos e outros preços públicos.

    D) Recursos financeiros transferidos por entidades privadas, sem exigência de contraprestação pecuniária, com base no contrato de rateio.

Sobre a Demonstração das Variações Patrimoniais, é incorreto afirmar:

    A) A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, as contas de resultado e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária.

    B) Para fins de apresentação na Demonstração das Variações Patrimoniais, as variações devem ser segregadas em quantitativas e qualitativas.

    C) As variações quantitativas são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.

    D) As variações quantitativas são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.

    E) O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações quantitativas aumentativas e diminutivas.

Das contas abaixo pertencentes ao PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público), pertence ao Patrimônio Líquido:

    A) Ativo Não Circulante Mantido para Venda.

    B) VPD Pagas Antecipadamente.

    C) Investimentos e Aplicações Temporárias.

    D) Adiantamento Para Futuro Aumento de Capital.

Sobre variações patrimoniais no setor público, é correto afirmar:

    A) As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais ou orçamentários da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, não afetando o seu resultado.

    B) As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as respectivas contas patrimoniais.

    C) Entende-se por correlação a vinculação entre as contas orçamentárias e patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas de resultado.

    D) Entendem-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o resultado

    E) Entendem-se como variações quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o orçamento.

As entidades do setor público possuem características que as diferem das demais entidades, nesse contexto, é importante compreender os diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP) – orçamentário, patrimonial e fiscal, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis, sobre esses diferentes aspectos é possível afirmar que:

    A) O aspecto Orçamentário compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, até o momento de sua aprovação.

    B) O objetivo das demonstrações contábeis das entidades do setor público é o fornecimento de informações úteis sobre a entidade que reporta a informação, voltadas para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e para a tomada de decisão.

    C) O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar o Aspecto Orçamentário.

    D) O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) representam os principais instrumentos para refletir o aspecto Orçamentário.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...