Questões de Contabilidade Pública do ano 2006

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Em uma entidade da administração pública o registro contábil, no sistema orçamentário, correspondente à aquisição de um veículo, é:

  • A.

    Débito - Crédito Disponível; Crédito - Despesa Orçamentária

  • B.

    Débito - Equipamento e Material Permanente; Crédito - Despesas Orçamentária.

  • C.

    Débito - Despesa Orçamentária; Crédito - Equipamento e Material Permanente.

  • D.

    Débito - Equipamento e Material Permanente; Crédito - Crédito Disponível.

  • E.

    Débito - Crédito Disponível; Crédito - Equipamento e Material Permanente.

O orçamento-programa contribui para o planejamento governamental, pois é capaz de expressar com maior veracidade a responsabilidade do governo para com a sociedade, visto que o orçamento deve indicar com clareza os objetivos perseguidos pela nação da qual o governo é intérprete. Esse processo de planejamento deve atender a diversos princípios. O princípio que indica que o planejamento deve estar necessariamente ligado às organizações é o da:

  • A.

    universalidade;

  • B.

    aderência;

  • C.

    unidade;

  • D.

    entidade;

  • E.

    competência.

O montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses, é denominado:

  • A.

    obrigações públicas contratuais;

  • B.

    dívida pública fundada;

  • C.

    obrigações públicas creditícias;

  • D.

    dívida pública mobiliária;

  • E.

    obrigações públicas de longo prazo.

Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará:

  • A.

    a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma consolidada;

  • B.

    as demonstrações orçamentárias compreenderão conjuntamente as operações de cada órgão, inclusive empresa estatal dependente;

  • C.

    as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos;

  • D.

    as inscrições em Restos a Pagar deverão ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variação da dívida pública no período, sem detalhar a natureza e o tipo de credor;

  • E.

    a despesa será registrada segundo o regime de caixa, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de competência.

O valor principal das operações de crédito por antecipação orçamentária (ARO) é classificado como receita

  • A.

    extraordinária.

  • B.

    orçamentária.

  • C.

    de capital.

  • D.

    corrente.

  • E.

    extraorçamentária.

O patrimônio das entidades de direito público é constituído por

  • A.

    bens e direitos, somente.

  • B.

    direitos e obrigações, somente.

  • C.

    bens e obrigações, somente.

  • D.

    elementos ativos, somente.

  • E.

    bens, direitos e obrigações.

Nos termos da Lei nº 4.320, de 1964, considera-se material permanente aquele com duração superior a

  • A.

    cinco anos.

  • B. seis meses.
  • C.

    um ano.

  • D.

    dois anos.

  • E.

    quatorze meses.

Nas entidades regidas pelo direito público, o exercício financeiro alcança o período de tempo:

  • A.

    de 1ª de janeiro a 31 de dezembro.

  • B.

    de 2 de janeiro a 31 de dezembro.

  • C.

    de 1ª de julho de um ano até 30 de junho do ano seguinte.

  • D.

    do 1ª trimestre de um ano até o 1ª trimestre do próximo ano.

  • E.

    de 2 de janeiro a 31 de dezembro, com período adicional de mais 1 mês para a despesa.

Em Contabilidade Pública, os bens de almoxarifado

  • A.

    são avaliados pelo preço de compra do bem.

  • B.

    são avaliados pelo preço de mercado do bem.

  • C.

    são avaliados pelo preço médio ponderado das compras.

  • D.

    são avaliados pela média entre preços de mercado e de compra.

  • E.

    não são avaliados, pois não se caracterizam fatos de mutação patrimonial.

É um exemplo de Transferências correntes de um ente público:

  • A. Juros da dívida pública.
  • B. Gastos com pessoal militar.
  • C. Aquisição de serviços de terceiros.
  • D. Auxílios para obras públicas.
  • E. Auxílios para inversão financeira.
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