Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Identifique qual das alternativas constitui recursos (desde que não comprometidos) para a abertura de créditos suplementares e que devem ser incorporados ao orçamento, considerando o disposto na Lei 4.320/64.
O excesso de arrecadação desde que ajustado pelo déficit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício anterior ou o produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação parcial ou total de dotações orçamentárias para reforçar a dotação orçamentária quando do acréscimo de despesas por subestimativa da previsão.
Os créditos adicionais autorizados em lei para a cobertura de despesas urgentes e imprevistas, como nos casos de guerra ou calamidade pública.
O produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação parcial ou total de dotações orçamentárias para a cobertura de despesas para as quais não exista dotação específica, como quando da criação de órgãos da administração pública.
O excesso de arrecadação ou o produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação parcial ou total de dotações orçamentárias para a cobertura de despesas urgentes e imprevistas, como em caso de guerra ou calamidade pública, ou para cobrir despesas para as quais não exista dotação específica ou ainda para reforçar a dotação orçamentária, quando do acréscimo de despesas por subestimativa da previsão.
O excesso de arrecadação ou o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior ou o produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação total ou parcial de dotações orçamentárias para reforçar a dotação orçamentária, quando do acréscimo de despesas por subestimativa da previsão.
O campo de atuação da contabilidade pública define-se tanto nos atos e fatos objeto de seu registro quanto nas entidades alcançadas pelas suas regras. Assinale a opção em que a entidade não está obrigada, por força de lei, a seguir as regras de contabilidade pública.
Autarquias municipais.
Empresas públicas dependentes.
Empresas de economia mista não dependentes.
Fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
Autarquias federais que arrecadem recursos próprios.
A Lei n. 4.320/64 classifica a dívida dos entes públicos em dívida flutuante e dívida fundada. Assinale a opção correta em relação à dívida flutuante.
A dívida flutuante depende de autorização legislativa para que ocorra o seu pagamento.
Os depósitos de terceiros integram a dívida flutuante.
Restos a Pagar Não-Processados não integram a dívida flutuante por se tratarem de despesas ainda não liquidadas.
A rubrica "Dívida Flutuante" consta do Passivo Permanente do Balanço Patrimonial.
Os Serviços da Dívida a Pagar não integram a dívida flutuante por se tratarem de passivo de longo prazo.
O Plano de Contas Único da Administração Federal gerido de forma centralizada pelo Órgão Central do Sistema de Contabilidade Federal apresenta as seguintes características, exceto:
as contas destinadas ao controle da execução da despesa pertencem aos subgrupos 1.9.2 e 2.9.2.
está estruturado em 5 (cinco) classes sendo o código das contas composto por 9 (nove) dígitos.
o sistema Compensado integra os grupos 1.9 e 2.9.
a despesa orçamentária e a receita orçamentária são registradas nas contas de classe 3 e 4, respectivamente.
as contas redutoras ou retificadoras são identificadas pelo sinal de "*" colocado antes da intitulação da conta.
A estruturação do Plano de Contas em Sistemas de Contas tem por finalidade proporcionar a emissão das demonstrações contábeis previstas na Lei n. 4.320/64. Assinale a opção que indica uma operação que realiza lançamento em todos os sistemas de contas.
Celebração de contrato de prestação de serviços.
Liquidação de Restos a Pagar não processados.
Registro do recolhimento da receita aos cofres do Tesouro.
Liquidação de despesa referente à aquisição de material de consumo mediante contrato.
Transferência de créditos entre unidades do mesmo órgão.
De acordo com o que dispõe o art. 35 da Lei n. 4.320/64, conclui-se que o regime contábil adotado pela Contabilidade Pública em nosso País é
misto, sendo de caixa para as receitas e de competência para as despesas.
de competência, para receitas e despesas.
misto, sendo de competência para as receitas e de caixa para as receitas.
de caixa, para receitas e despesas.
misto, sendo de caixa para as receitas e despesas correntes, e de competência para as receitas e despesas de capital.
Assinale a opção que aponta a correta correlação entre as colunas:
1) lançamento
2) arrecadação
3) recolhimento
4) empenho
5) liquidação
6) pagamento
( ) ato emanado de autoridade competente que cria para o estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição.
( ) momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigações para com o estado.
( ) emissão do cheque ou ordem bancária em favor do credor.
( ) verificação do implemento de condição, ou seja, verificação objetiva do cumprimento contratual.
( ) relação individualizada dos contribuintes, discriminando a espécie, o valor e o vencimento do imposto de cada um.
( ) ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro público o produto da arrecadação.
1 - 3 - 6 - 5 - 4 - 2
4 - 3 - 6 - 5 - 1 - 2
1 - 3 - 5 - 6 - 4 - 2
4 - 2 - 6 - 5 - 1 - 3
5 - 2 - 3 - 1 - 4 - 6
Com base nas disposições da Lei n. 4.320/64 sobre a contabilidade dos entes públicos, julgue os itens a seguir – verdadeiro (V) ou falso (F), e assinale a opção que indica a seqüência correta.
( ) É função da contabilidade dos entes públicos evidenciar os fatos ligados à administração financeira, orçamentária, patrimonial e industrial.
( ) As tomadas de contas dos agentes responsáveis por bens e dinheiros públicos serão realizadas pelos órgãos de contabilidade, ressalvada a competência do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.
( ) A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública somente a situação dos que arrecadem receitas e efetuem despesas.
( ) Os registros dos bens móveis e imóveis devem ser realizados de forma analítica.
( ) É obrigatório que a contabilidade evidencie o montante das dotações disponíveis.
F,V,F,V,V
V,V,F,F,V
V,F,V,V,V
V,V,F,V,V
F,F,V,V,F
Um dos resultados da aplicação do princípio contábil da entidade no setor público é a possibilidade de se delimitar com precisão o patrimônio de um determinado ente público. Assinale a opção em que o ente não é uma entidade contábil segundo as regras praticadas na contabilidade federal.
Programa de governo.
Unidade gestora/Gestão.
Órgão
Gestão, embora o seu uso esteja em extinção.
União.
Assinale a opção falsa a respeito da contabilização Diversos Responsáveis nos entes pertencentes à administração federal.
Os créditos são apurados mediante tomada de contas especial instaurada pelo órgão de contabilidade ou determinada pelo Tribunal de Contas da União.
Mesmo antes da conclusão da apuração do débito, ocorre o registro do valor estimado do crédito em contas do ativo e passivo compensado.
A baixa dos créditos do ativo ocorre pelo pagamento ou depois de decorridos cinco anos da inscrição.
Após conclusão da tomada de contas especial, se apurada a certeza do crédito, os valores registrados no ativo e passivo compensados são transferidos para contas do circulante.
Os valores podem sofrer atualização monetária durante o período em que permanecer inscrito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...