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Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A estrutura básica do Plano de Contas da União em nível de classe/grupo consiste na seguinte disposição:
Contas do controle, orçamentário e de ordem, Disponibilidades, Terceiros, Estoques, Imobilizações, Fundo Patrimonial, Custos e Perdas, Proveitos e Ganhos e Resultados.
Ativo, Passivo, Receita, Despesa, Resultado Diminutivo do Exercício e Resultado Aumentativo do Exercício.
Ativo, Passivo, Fundos Pertencentes aos contribuintes, Superávit/Déficit do Exercício, custos operacionais e receita.
Receita, Despesa, Passivo, Patrimônio Líquido, Ativo, Aumento/Redução Líquida de Caixa, Reconciliação de Fluxo de Caixa, Compromissos e Demonstrativos e Controle.
Financiamento Básico, Imobilizado, Estoques, Credores e Devedores Operacionais, Contas Financeiras, Compras e Gastos e Vendas e Ingressos.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Instruções: Considere o Plano de Contas da Administração Federal para responder as questões de números 75 e 76 e indique a alternativa que contém o registro correto dos fatos indicados.
Reconhecimento de despesa por competência, tendo ocorrido o fato gerador sem a existência de dotação orçamentária.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Instruções: Considere o Plano de Contas da Administração Federal para responder as questões de números 75 e 76 e indique a alternativa que contém o registro correto dos fatos indicados.
Arrecadação de receita de Tributos, no sistema de contas Financeiro:
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao Plano de Contas da Administração Financeira Federal, julgue o item seguinte.
Cabe ao Conselho Federal de Contabilidade baixar normas e instruções complementares acerca desse plano de contas, compreendendo os procedimentos contábeis decorrentes de sua utilização.
De acordo com a Lei nº 4.320/64, serão admitidas emendas ao projeto de Lei de Orçamento que visem a
criar um programa educacional não-previsto no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes.
conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado.
conceder dotação superior aos quantitativos previamente fixados em resolução do Poder Legislativo para concessão de auxílios e subvenções.
alterar a dotação solicitada para despesa de custeio quando for provada a inexatidão da proposta.
A Lei nº 4.320/64, em seus artigos 3º e 4º, ao determinar que a lei de orçamento compreenderá todas as receitas, inclusive as operações de crédito autorizadas em lei, e todas as despesas próprias dos órgãos do governo e da administração centralizada, ou que por intermédio deles se devam realizar, incorpora às suas disposições o princípio orçamentário da
exclusividade.
unidade.
universalidade.
anualidade.
especificação.
Assinale a opção verdadeira a respeito do princípio orçamentário do equilíbrio.
É o princípio pelo qual as despesas fixadas e as receitas estimadas são executadas no exercício, cumprindo dessa forma a disposição da lei orçamentária anual.
O princípio do equilíbrio orçamentário se verifica pela suficiência das receitas correntes para cobrir as necessidades correntes e de capital.
Constitui equilíbrio orçamentário a coincidência dos valores estimados com os realizados da receita pública e os valores fixados e realizados da despesa.
É a visão pela qual o orçamento de investimento não ultrapassa as receitas de capital dentro do exercício considerado.
É o princípio pelo qual o montante da despesa autorizada em cada exercício financeiro não poderá ser superior ao total de receitas estimadas para o mesmo período.
Contabilidade Pública - Programação Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da programação financeira e da contabilização das operações típicas na administração federal, julgue os itens subsequentes.
A transferência do limite de saque da Secretaria do Tesouro Nacional para os órgãos setoriais do sistema de programação financeira (OSPF) ocorre por meio do repasse, enquanto a cota refere-se à liberação dos recursos do OSPF para entidades da administração indireta.
Contabilidade Pública - Programação Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos sistemas de contas, julgue os itens subsequentes.
Na Secretaria do Tesouro Nacional, por ocasião da contabilização da aprovação de recursos financeiros a liberar, as contas contábeis Cota Financeira a Liberar e Cota Financeira Solicitada sofrerão registros no sistema de compensação.
São cláusulas necessárias nos instrumentos de transferência voluntária de recursos (convênios, contratos de repasse e termos de cooperação), exceto:
cláusula impeditiva de se rescindir o instrumento antes do prazo inicialmente contratado.
a obrigação de o concedente ou contratante prorrogar, de ofício, a vigência do instrumento antes do seu término, quando der causa a atraso na liberação dos recursos.
as obrigações do interveniente, quando houver.
a forma pela qual a execução física do objeto será acompanhada pelo concedente ou contratante.
a forma de liberação dos recursos ou desbloqueio, quando se tratar de contrato de repasse.
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