Questões de Contabilidade Pública do ano 2020

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O ideal no processo orçamentário é que todas as despesas percorram os estágios da despesa regularmente, dentro do exercício financeiro. No entanto, normalmente isto não é possível, ocorrendo a postergação do estágio da liquidação e/ou do pagamento de algumas despesas para o exercício subsequente. Em função disso, ocorrem os restos a pagar. Ao encontro disso, analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

    A) Os restos a pagar não processados decorrem das despesas que foram empenhadas, liquidadas, mas não pagas.

    B) Os restos a pagar compõem o Ativo Financeiro, que corresponde às obrigações do ente.

    C) Os restos a pagar processados decorrem das despesas empenhadas e não liquidadas.

    D) Os restos a pagar são as despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro.

    E) Os restos a pagar compõem o Passivo Permanente, que corresponde às obrigações do ente.

A classificação da despesa orçamentária, segundo a sua natureza, compõe-se de Categoria Econômica, Grupo de Natureza da Despesa e Elemento de Despesa. Em relação ao Grupo de Natureza da Despesa, esse nível de classificação é um agregador de elementos de despesa orçamentária com as mesmas características quanto ao objeto de gasto. Desse modo, as Despesas de Capital se dividem nos seguintes Grupos de Natureza da Despesa:

    A) 4 Investimentos, 5 Inversões Financeiras e 6 Amortização de Empréstimos.

    B) 4 Pessoal e Encargos Sociais, 5 Juros e Encargos da Dívida e 6 Outras Despesas de Capital.

    C) 4 Operações de Crédito, 5 Alienação de Bens e 6 Transferências de Capital.

    D) 4 Investimentos, 5 Inversões Financeiras e 6 Amortização da Dívida.

    E) 4 Investimentos, 5 Inversões Financeiras e 6 Transferências de Capital.

Conforme disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a Dívida Ativa é o “conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez”. Quanto à contabilização dos procedimentos de inscrição em dívida ativa, quando a Secretaria da Fazenda, órgão de origem do crédito, transfere o crédito para Procuradoria, em virtude da inscrição em dívida ativa, há o seguinte lançamento contábil na Secretaria da Fazenda:

    A) D 3.5.1.2.2.xx.xx Transferências Concedidas Independentes de Execução Orçamentária C 1.1.2.x.x.xx.xx Créditos a Curto Prazo

    B) D 1.2.1.x.x.xx.xx Créditos a Longo Prazo – Dívida Ativa C 4.5.1.2.2.xx.xx Transferências Recebidas Independentes de Execução Orçamentária

    C) D 3.5.1.2.2.xx.xx Transferências Concedidas Independentes de Execução Orçamentária C 4.5.1.2.2.xx.xx Transferências Recebidas Independentes de Execução Orçamentária – Intra OFSS

    D) D 1.1.1.1.X.XX.XX Caixa ou Equivalentes de Caixa C 4.5.1.2.2.xx.xx Transferências Recebidas Independentes de Execução Orçamentária

    E) D 1.2.1.x.x.xx.xx Créditos a Longo Prazo – Dívida Ativa C 1.1.2.x.x.xx.xx Créditos a Curto Prazo

As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar facultativamente as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Qual alternativa abaixo corresponde às referidades entidades?

    A) As entidades governamentais.

    B) Os tribunais de contas.

    C) As fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

    D) Os órgãos públicos.

    E) As empresas estatais independentes.

A demonstração das variações patrimoniais (DVP) evidencia as mudanças do patrimônio, indicando o resultado patrimonial do exercício.


Sobre a DVP, assinale a alternativa incorreta.

    A) A DVP é elaborada utilizando-se as classes 5 (variações patrimoniais diminutivas) e 6 (variações patrimoniais aumentativas) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.

    B) O valor apurado do resultado patrimonial do período passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial do exercício.

    C) A DVP permite a análise de como as políticas adotadas provocaram alterações no patrimônio público, considerando-se a finalidade de atender às demandas da sociedade.

    D) O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas.

A entrega de numerário à disposição de um servidor a fim de dar-lhe condições de realizar gastos é conhecido como regime de adiantamento. Considere as seguintes afirmativas sobre o regime de adiantamento.

I. É aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei.

II. Deve-se realizá-lo em casos excepcionais.

III. Deve ser despesa que possa subordinar-se ao processo normal de aplicação.


Estão corretas as afirmativas

    A) I e III, apenas.

    B) I, II e III.

    C) II e III, apenas.

    D) I e II, apenas.

Entidades do setor público podem possuir valores em itens do patrimônio cultural.

Com relação ao que estabelece a norma NBC TSP 07, Ativo Imobilizado, sobre esses itens do patrimônio cultural, assinale a alternativa incorreta.

    A) Uma característica de itens do patrimônio cultural constitui que, em alguns casos, as obrigações legais e / ou estatutárias podem impor proibições ou severas restrições à sua alienação por venda.

    B) As entidades que reconheçam itens do patrimônio cultural devem divulgar informações a respeito desses, como a base de mensuração utilizada.

    C) Exemplos de patrimônio cultural incluem monumentos e edificações, sítios arqueológicos, áreas de conservação, reservas naturais e obras de arte.

    D) A norma NBC TSP 07 exige que a entidade reconheça o patrimônio cultural que, de outra forma, se enquadraria na definição e nos critérios de reconhecimento de ativo imobilizado.

Considere as afirmativas sobre o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

I. As normas para elaboração e publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária são estabelecidas na Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964.

II. O Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e deve ser elaborado e publicado até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício.

III. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária será elaborado pelo Poder Legislativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) I, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) II, apenas.

Assinale a alternativa que descreve o lançamento contábil correto, referente à contabilização da arrecadação de receita orçamentária por meio de uma operação de crédito externa de curto prazo, de um ente público.

    A)

    Informação de natureza orçamentária

    Débito – Previsão inicial da receita (5.2.1.1.x.xx.xx)

    Crédito – Receita a realizar (6.2.1.1.x.xx.xx)



    B)

    Informação de natureza patrimonial

    Débito – Operações de Créditos de Curto Prazo a Receber (1.1.1.1.x.xx.xx)

    Crédito – Empréstimos de Curto Prazo (2.1.2.2.x.xx.xx)



    C)

    Informação de natureza de controle

    Débito – Controle da disponibilidade de recursos (7.2.1.1.x.xx.xx)

    Crédito – Execução da disponibilidade de recursos – Disponibilidade por destinação de recursos (8.2.1.1.1.xx.xx)



    D)

    Informação de natureza orçamentária

    Débito – Receita realizada (6.2.1.2.x.xx.xx)

    Crédito – Receita a realizar (6.2.1.1.x.xx.xx)



Assinale a alternativa incorreta com relação aos restos a pagar.

    A) O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

    B) As despesas empenhadas e ainda não liquidadas, para efeito do adequado tratamento contábil, são divididas entre “a liquidar” e “em liquidação”.

    C) Devido as suas características, a inscrição de restos a pagar não precisa observar as disponibilidades financeiras e condições da legislação pertinente.

    D) Os restos a pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

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