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Assinale a opção falsa, a respeito dos mecanismos de controle denominados Conformidade de Gestão e Conformidade Contábil, utilizados na contabilidade pública federal.
Confi rmar a existência de documentos que suportem as operações registradas é uma das fi nalidades da Conformidade de Gestão.
A Conformidade Contábil dos atos e fatos da gestão orçamentária, fi nanceira e patrimonial consiste na certifi cação dos demonstrativos contábeis gerados pelo sistema SIAFI.
O registro da Conformidade de Gestão deverá ocorrer em até três (3) dias úteis a contar do registro da operação no SIAFI.
A omissão no registro da Conformidade de Gestão acarreta a nulidade do documento lançado e a conseqüente perda dos seus efeitos.
O registro da Conformidade Contábil deverá ser feito pelas Setoriais Contábeis que são Unidades Gestoras especialmente designadas para esse fi m.
A Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000, no que se refere à consignação na lei orçamentária de créditos com fi nalidade imprecisa ou com dotação ilimitada:
autoriza, com restrições, vinculando-se a consignação à indicação de fontes adicionais de recursos.
veda, explicitando proibição que não admite nenhuma exceção.
proíbe, excetuando-se consignações acompanhadas de justifi cativa do chefe do Poder Executivo responsável pela execução orçamentária.
não recomenda, excetuando-se consignações instruídas com justifi cativa do responsável pelo Poder proponente.
autoriza, conquanto que a consignação não alcance mais de um exercício fi nanceiro.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Assinale a opção falsa a respeito dos consórcios públicos de que trata a Lei n. 11.107/2005.
Os consórcios públicos podem-se constituir em forma de pessoa jurídica de direito público ou de direito privado.
Os consórcios públicos podem ser contratados pelos entes da administração direta ou indireta da Federação consorciados, desde que previamente habilitados em processo licitatório.
É facultado ao ente da federação retirar-se do consórcio público.
Os consórcios públicos, na área de saúde, deverão obedecer aos princípios, normas e diretrizes que regulam o Sistema Único de Saúde.
Os entes consorciados somente entregarão recursos aos consórcios públicos mediante contrato de rateio.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
É requisito essencial da responsabilidade na gestão fiscal:
a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos de competência constitucional do ente da Federação.
a previsão, alocação e fi xação da arrecadação estimada de todos os tributos de competência legal do ente da Federação.
a fi xação, indicação e estimativa da arrecadação de todos os impostos de competência constitucional do ente da Federação.
a previsão, instituição e fi xação da arrecadação de todas as rubricas tributárias dos entes da Administração Indireta, inclusive.
a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os impostos de competência legal do ente da Administração Federal, com exceção das receitas derivadas.
Assinale a opção falsa a respeito da contabilização das receitas públicas, no âmbito federal.
Em geral, as receitas de capital não alteram a situação patrimonial do ente público.
As receitas previstas são registradas em contas do passivo, enquanto o controle da execução (da arrecadação) se faz no ativo.
Nas contas de resultado, as receitas são classifi cadas levando-se em conta a classifi cação defi nida na Portaria Interministerial n. 163/2001.
Em obediência à Lei n. 4.320/64, o efeito patrimonial de todas as receitas é reconhecido e contabilizado pelo regime de caixa.
Pode ocorrer inversão de saldo nas contas que registram a previsão das receitas em virtude da insufi ciência nessa previsão.
Assinale a opção correta em relação às demonstrações contábeis do Setor Público Federal.
O Balanço Orçamentário é a confrontação da receita e despesa prevista com a realizada sob a perspectiva fi nanceira.
O Balanço Financeiro demonstra, a partir de uma perspectiva orçamentária e patrimonial, o ingresso e saída de recursos na entidade.
A Demonstração das Variações Patrimoniais é o confronto das variações ativas com as variações passivas para a apuração do resultado da entidade.
No Balanço Patrimonial das entidades públicas federais, não se evidencia o montante dos bens de uso permanente em razão da falta de registro desses ativos pela contabilidade pública.
O montante dos restos a pagar inscritos no exercício fi gura no ativo fi nanceiro do Balanço Patrimonial.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Assinale a opção falsa, a respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi .
O acesso ao sistema é realizado mediante cadastramento e habilitação prévios.
Os principais mecanismos de segurança constituem-se de autenticação do usuário mediante código de identifi - cação e senha, não alteração de documentos lançados no sistema e Conformidade de Gestão e Conformidade Contábil.
São documentos utilizados pelo sistema: Ordem Bancária, Guia da Previdência Social, Nota de Empenho, Nota de Sistema, Nota de Lançamento e Nota de Programação Financeira.
Um de seus objetivos é permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas.
As entidades públicas estaduais e municipais que recebem transferências voluntárias são obrigadas a utilizá-lo na aplicação dos recursos recebidos.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
A respeito do uso e funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e Receber – CPR constante do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal, é correto afi rmar, exceto:
a utilização do subsistema CPR por parte das Unidades Gestoras é opcional.
documento Hábil é aquele que gera compromisso de pagamento ou recebimento.
a Nota de Empenho é documento hábil no subsistema CPR.
o CPR aperfeiçoa o processo de programação fi nanceira e proporciona informações a respeito do fl uxo de caixa.
fl uxo de Caixa é um dos módulos do CPR e destina-se a fornecer demonstrativo dos compromissos da entidade.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Assinale a opção correta a respeito do funcionamento dos auditores contábeis do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI.
Os auditores contábeis do SIAFI são códigos que são apresentados nas demonstrações contábeis indicando que foram analisadas e aprovadas automaticamente.
Auditores contábeis são facilitadores, dentro do processo de análise dos demonstrativos contábeis, que permitem a identificação de situações criticas, erros frequentes e a verificação de consistências diversas de forma automatizadas.
Os auditores contábeis são rotinas executadas pelos gestores para certificar que os documentos foram lançados corretamente no sistema.
A utilização dos auditores contábeis do SIAFI impede que sejam ultrapassados os limites de gastos autorizados pelo governo.
Os auditores contábeis são classifi cados em automáticos e manuais e nessa condição tem seu uso facultativo.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Assinale a opção correta a respeito do controle contábil dos responsáveis por débitos decorrentes de desfalques, desvios de recursos, perda e/ou extravio de materiais.
Os valores dos débitos, depois da regular apuração por meio de Tomada de Contas Especial, são registrados no ativo de forma individualizada por devedor.
Em razão do baixo índice de recebimento, os valores devidos não são registrados pela contabilidade, constituindo os eventuais pagamentos em receita da União.
Os valores somente são reconhecidos pela contabilidade se houver ajuizamento de ação para o ressarcimento dos danos causados.
Os valores são registrados no passivo compensado desde a instauração da Tomada de Contas Especial até o ressarcimento aos cofres públicos.
Por se tratar de valores, na maioria de pequeno vulto, o registro é realizado de forma agrupada.
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