Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Contabilidade Pública está estruturada e organizada em Sistemas específi cos, como Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação. Assinale a única opção falsa no que tange à estrutura dos balanços públicos.
Ao se proceder à análise ou interpretação dos balanços públicos, há que se atentar sempre para as características intrínsecas relativas aos aspectos legais, regulamentares e técnicos.
O balanço patrimonial é elaborado para atender e controlar as receitas e despesas de acordo com as especificações constantes da Lei do orçamento e dos créditos adicionais.
O balanço financeiro é um quadro de contabilidade com receita e despesa, em que se distribuem entradas e saídas de numerário e se demonstram as operações de tesouraria e de dívida pública.
Patrimônio público compreende o conjunto de bens, direitos e obrigações, avaliáveis em moeda corrente das entidades que compõem a administração pública.
O balanço orçamentário demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
São itens do passivo do balancete do Banco Central, exceto,
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção em que o documento mencionado não é utilizado pelo Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI.
Ordem Bancária.
Nota de Programação Financeira.
Nota de Empenho.
Nota de Movimentação Financeira.
Darf Eletrônico.
De acordo com a Lei n. 4.320/64, assinale a opção que indica o correto preenchimento das lacunas:
__________ demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
__________ demonstrará a receita e a despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
__________ demonstrará o Ativo Financeiro, o Ativo Permanente, o Passivo Financeiro, o Passivo Permanente, o Saldo Patrimonial e as Contas de Compensação.
__________ evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
1. O Balanço Financeiro.
2. O Balanço Orçamentário.
3. O Balanço Patrimonial.
4. A Demonstração das Variações Patrimoniais.
1 - 2 - 3 - 4
2 - 1 - 4 - 3
1 - 3 - 2 - 4
1 - 3 - 2 - 4
2 - 1 - 3 - 4
Assinale a opção que não é uma característica da despesa de exercícios encerrados também conhecida como despesa de exercícios anteriores.
São pagas à conta do orçamento do exercício.
A autoridade competente para o seu reconhecimento é a mesma competente para a emissão da nota de empenho.
Restos a Pagar com prescrição interrompida podem ser pagos como despesas de exercícios anteriores.
Obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas reconhecido o direito do reclamante depois de encerrado o exercício correspondente, pode ser paga à conta de exercícios anteriores.
Não é necessário respeitar a categoria econômica no reconhecimento da despesa.
O Balanço Patrimonial de que trata o art. 105 da Lei n. 4.320/64 demonstra os bens, os direitos e as obrigações dos entes públicos classificados em financeiros e não-financeiros. Assinale a seguir a opção falsa a respeito dessa demonstração contábil, considerando a estrutura atual do balanço na esfera federal.
Estoque de material para consumo imediato pertence ao ativo financeiro.
O ativo real é a soma do ativo financeiro com o ativo não-financeiro.
A diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro, se positiva, pode ser utilizada como fonte de recursos para créditos suplementares.
Avais concedidos integram o ativo compensado.
As contas de controle da execução orçamentária não são demonstradas no Balanço Patrimonial.
Assinale a opção falsa em relação às características da classificação econômica da despesa estabelecidas pela Lei n. 4.320/64 e Portaria STN/SOF n. 163/2001.
O primeiro dígito do código da natureza da despesa indica que a despesa é classificada como corrente ou de capital.
A origem dos recursos, em termos tributários, está presente na classificação.
A modalidade aplicação 40 significa que os recursos são destinados a transferências para municípios.
A despesa de pessoal identifica-se na classificação econômica da despesa.
A indicação de que os recursos são destinados à aquisição de serviços identifica-se pelo elemento de despesa.
Segundo a Lei n. 4.320/64, a realização da despesa ocorre em três estágios: empenho, liquidação e pagamento. Assinale a opção falsa em relação ao estágio liquidação.
A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor.
Na liquidação, verifica-se a origem e o objeto que se deve pagar.
A liquidação de despesa, por fornecimento de bens ou serviços, deverá ser realizada com base no contrato, se houver, e na nota de empenho.
A despesa pública é reconhecida no estágio da liquidação.
A liquidação da despesa somente pode ocorrer caso haja recursos em caixa suficientes para pagá-la.
Identifique a opção falsa com relação à classificação da despesa pública segundo a natureza, contida na Portaria Interministerial n. 1.630, de 4 de maio de 2001, a ser observada na execução orçamentária de todas as esferas de governo.
Categoria econômica.
Grupo de natureza da despesa.
Elemento de despesa.
Modalidade de aplicação.
Desdobramento obrigatório do elemento de despesa.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Sobre o Plano de Contas Único da Administração Federal hoje utilizado pelo Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi é correto afirmar, exceto que:
as contas podem ser detalhadas por identificadores denominados conta-corrente.
o plano está estruturado em seis classes de contas numeradas de 1 (um) a 6 (seis) sendo que as ímpares apresentam saldo de natureza devedor e as pares, saldo de natureza credor.
as contas de resultado são integradas pelas classes de 3 (três) a 6 (seis).
os subgrupos 1.9.1 e 2.9.1 possuem as contas destinadas ao controle da execução orçamentária da receita.
as contas que apresentam no início do título o sinal "=" são retificadoras e apresentam saldo contrário à natureza da classe a qual pertencem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...