Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção correta em relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi .
As autarquias públicas federais estão dispensadas de utilizá-lo desde que possuam sistema informatizado que possa integrar-se com o Siafi .
Nota de Lançamento é um documento do sistema e tem como finalidade proporcionar a descentralização de créditos entre unidades gestoras.
Ordem Bancária é o documento utilizado pelo sistema para a realização de pagamentos aos fornecedores, bem como das despesas com pessoal.
O uso do sistema na forma online implica na realização de todos os procedimentos contábeis por intermédio do sistema.
A forma de autenticação de usuários é realizada por meio de assinatura digital.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção falsa a respeito do Balancete Mensal que pode ser extraído do sistema Siafi .
Pode ser emitido/consultado de forma sintética ou analítica
As contas podem ser listadas segundo os tipos de saldo que apresentam.
Uma das formas de verificar o seu fechamento é observar se a soma dos saldos credores é igual à soma dos saldos devedores.
Pode ser emitido balancete tanto de unidade gestora como de órgãos.
Não é possível detalhar as contas por conta-corrente, quando esta é utilizada.
Assinale a opção correta em relação à dívida ativa da Fazenda Pública constituída na forma prevista no art. 39 da Lei n. 4.320/64 e Portaria STN n. 564/2004.
É contabilizada como receita orçamentária no ato da inscrição.
A inscrição deve ser realizada na unidade detentora do crédito.
A inscrição atinge somente o principal do crédito, ficando os encargos e demais acréscimos dispensados de registro.
No recolhimento, é uma receita não-efetiva e não afeta a situação patrimonial líquida do ente público.
A contabilização do cancelamento é fato contábil permutativo.
A respeito dos Restos a Pagar, previstos no art. 36 da Lei n. 4.320/64, é correto afirmar, exceto:
Restos a Pagar Não-Processados se referem às despesas empenhadas e não liquidadas até o final do exercício.
O cancelamento de Restos a Pagar não extingue o direito do credor.
A inscrição de Restos a Pagar Não-Processados não gera passivo para a instituição responsável pela inscrição.
A inscrição de Restos a Pagar Não-Processados implica no reconhecimento da despesa orçamentária no ato da inscrição.
O cancelamento de Restos a Pagar modifica a situação líquida patrimonial da entidade.
respeito do controle contábil de restos a pagar é correto afirmar que
os restos a pagar processados são registrados em uma única conta do passivo.
é realizado controle dos restos a pagar por empenho no ativo e passivo compensado.
os restos a pagar não processados figuram no passivo da entidade em contas separadas para as despesas correntes e despesas de capital.
o cancelamento de restos a pagar não processados não provoca alteração na situação patrimonial do ente público.
o pagamento de restos a pagar processados não implica na realização de controle no passivo compensado.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base nos dados seguintes, assinale a opção que representa o correto resultado orçamentário:
Receita corrente prevista: $ 60
Receita corrente realizada: $ 65
Despesa corrente prevista: $ 60
Despesa corrente realizada: $ 60
Receita de capital prevista: $ 40
Receita de capital realizada: $ 35
Despesa de capital prevista: $ 40
Despesa de capital realizada: $ 40
Superávit orçamentário de $ 5, que deverá constituir item da receita orçamentária.
Superávit do orçamento de capital de $ 5, que deverá constituir item da receita orçamentária.
Superávit do orçamento corrente de $ 5, que deverá constituir item da receita extra-orçamentária.
Superávit do orçamento de capital de $ 5, que deverá constituir item da receita extra-orçamentária.
Superávit do orçamento corrente de $ 5, que deverá constituir item da receita orçamentária.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Uma das formas de transferência voluntária de recursos da União para Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos é o instrumento convênios. Assinale a seguir a opção correta em relação à contabilização desse tipo de transferência.
É mantido controle contábil dos montantes liberados e das prestações de contas a realizar e realizadas nos grupos compensado do ativo e do passivo.
As contas destinadas ao controle de transferências voluntárias estão no passivo compensado.
As prestações de contas não realizadas pelos convenentes constituem créditos da União desde o momento da liberação dos recursos.
Além de registro no ativo compensado, as parcelas liberadas são contabilizadas como créditos no disponível da instituição concedente.
Instaurada a Tomada de Contas Especial, o Tribunal de Contas da União determina a constituição do crédito contra o convenente.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção correta a respeito do controle contábil das descentralizações de créditos realizadas no âmbito federal.
A descentralização de crédito implica automática transferência financeira dos recursos.
A descentralização interna e a externa de crédito recebem o mesmo tratamento contábil.
A contabilização na unidade destinatária dos créditos depende de ação dessa unidade, uma vez que, ao ser emitido o documento de descentralização, o crédito permanece em conta transitória.
Na unidade destinatária do crédito, a contrapartida da conta provisão recebida do ativo compensado é a conta crédito disponível do passivo compensado.
Na unidade gestora descentralizadora dos créditos ocorre um decréscimo patrimonial.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A respeito da contabilidade orçamentária e financeira a Lei n. 4.320/64 determina, exceto que
o registro contábil da receita será realizado de acordo com as especificações da Lei Orçamentária Anual.
os depósitos de terceiros não integram a dívida flutuante.
as operações não compreendidas na execução orçamentária que resultem débitos ou créditos de natureza financeira serão também objeto de registro contábil.
os débitos de tesouraria integram a dívida flutuante.
deve ser evidenciado o montante dos créditos orçamentários vigentes.
O princípio da universalidade do orçamento estabelecido pela Constituição Federal significa que
a lei orçamentária anual compreenderá o orçamento fiscal de todos os entes da federação.
os órgãos de todos os Poderes da União, incluindo todas as empresas estatais, devem integrar o orçamento fiscal.
todas as receitas públicas a serem arrecadadas no exercício deverão integrar o orçamento fiscal.
a lei orçamentária anual compreenderá o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração indireta.
o montante das receitas previstas deve ser suficiente para a realização de todo o universo de despesas orçadas.
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