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Contabilidade Pública - Depreciação, Reavaliação e Exaustão - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Com base nos procedimentos estabelecidos pelo Órgão Central de Contabilidade do Governo Federal e na NBC T 16.9 Depreciação, Amortização e Exaustão aprovada pela Resolução 1.136/2008 do Conselho Federal de Contabilidade, assinale a opção falsa sobre as regras a serem seguidas no registro contábil da depreciação dos bens públicos.
Antes de iniciar a depreciação, o administrador público deve certifi car-se que o valor monetário do bem registrado na contabilidade seja coerente com o seu valor econômico.
O registro da depreciação deve ser realizado mensalmente e sua omissão enseja o registro de desconformidade contábil para o ente.
O valor líquido contábil se refere ao valor do bem pelo valor que foi adquirido, deduzidos os custos de instalação e suporte ao seu funcionamento.
A parcela da depreciação deve ser reconhecida no resultado contábil do ente como decréscimo patrimonial.
Os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos públicos não estão sujeitos à depreciação.
Contabilidade Pública - Depreciação, Reavaliação e Exaustão - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito da amortização de benfeitorias realizada pelos entes públicos federais em imóveis de propriedade de terceiros, é correto afi rmar:
a amortização deve ser feita de uma só vez, ao fi nal do exercício em que for concluída a benfeitoria.
a amortização inicia-se quando a benfeitoria estiver concluída e deve levar em conta o tempo restante do contrato.
a amortização deve ser realizada a partir da sua conclusão e o seu montante não pode ultrapassar o valor total do contrato de aluguel, quando for o caso.
fi ndo o contrato sem que tenha sido amortizada toda a benfeitoria, o administrador público deverá registar o saldo como crédito a ser exigido do dono da propriedade ou de seu representante.
os valores das parcelas devem ser levados diretamente ao patrimônio líquido do ente, em contrapartida com a conta de amortização acumulada do permanente.
Suponha-se que a União pretenda adquirir o imóvel onde atualmente está instalada, mediante contrato de aluguel, a sede da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Nesse caso, a despesa pública será classificada como
Assinale a opção correta acerca do balanço financeiro, nos termos do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público.
A diferença entre ingressos e dispêndios corresponde ao saldo inicial do exercício seguinte, na coluna dos ingressos.
As transferências financeiras não decorrentes da execução orçamentária não integram o balanço financeiro.
A inscrição em Restos a Pagar é representada por um dispêndio, em contrapartida com o seu reconhecimento.
A queda na disponibilidade do período pode refletir um aumento do endividamento.
A relação entre o resultado orçamentário e a variação do saldo em espécie indica o quanto o resultado orçamentário explica a variação do saldo disponível.
Suponha que, ao fi nal do exercício fi nanceiro, os seguintes dados de um ente estejam disponíveis (valores em R$ 1.000,00):
Ativo financeiro: 450.000
Superávit financeiro: 120.000
Ativo real: 730.000
Passivo compensado: 160.000
Passivo real descoberto: 20.000.
Com base nesses dados, é possível afi rmar que:
o passivo financeiro é igual a R$ 100.000 mil.
o ativo permanente é igual a R$ 610.000 mil.
o passivo permanente é igual a R$ 420.000 mil.
o ativo compensado é igual a R$ 140.000 mil.
o passivo real é igual a R$ 730.000 mil.
Entre os procedimentos para o encerramento do exercício, destaca-se a análise das contas contábeis. Assinale, a propósito, a opção correta.
O saldo de Adiantamentos a Pessoal no final do exercício deverá refletir o adiantamento efetuado em dezembro.
A Conta Única do Tesouro Nacional deverá ser conciliada, de forma global, com a posição da conta correspondente apresentada pelo BB.
O ajuste dos saldos das aplicações financeiras levará em conta apenas os rendimentos recebidos até o final do exercício.
Importações em Andamento deverá conter os valores de importações cujos processos apresentam pendências.
Dívida Ativa compreende os valores já inscritos, realizáveis até o término do exercício seguinte.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Com base nos conceitos gerais da Contabilidade Pública, assinale a opção correta.
A legislação brasileira inclui em seu campo de atuação as pessoas jurídicas de Direito Público tanto interno quanto externo.
A execução das receitas e despesas do consórcio público constituído como pessoa jurídica de direito privado é regida pelas normas do Direito Privado.
As sociedades de economia mista não estão sujeitas à adoção do plano de contas único da Administração Federal.
Para a doutrina, não há distinção entre patrimônio público e contábil dos órgãos e entidades da Administração Pública.
Das funções básicas da Contabilidade planejamento e controle , somente o segundo tem caráter compulsório para os entes da Administração.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
No tocante às variações patrimoniais, segundo o Prof. João Angélico,
as insubsistências passivas constituem variações passivas.
as variações ativas compreendem as superveniências ativas.
as variações passivas correspondentes às despesas orçamentárias realizadas constituem variações aumentativas.
a variação passiva resultante da execução orçamentária está em correspondência com a mutação patrimonial ativa.
as receitas e despesas correntes estão associadas às variações permutativas.
Em contratos de Parcerias Público-Privadas PPP, o parceiro público deve seguir a seguinte regra na contabilização de investimento em obras ou aquisição de bens financiados por ele.
O reconhecimento contábil somente ocorre se o valor do bem for superior ao estipulado em documento específi co para esse fim.
Tendo em vista que na parceria os riscos são do ente privado, o ente público não realiza qualquer registro em seu balanço.
O reconhecimento contábil no ente público ocorre quando, em decisão compartilhada, a administração couber ao financiador do bem.
Registra-se contabilmente somente a transferência financeira ao parceiro privado destinada à aquisição do bem ou a realização da obra.
Registra-se no seu balanço patrimonial como obras em andamento ou bem específico, podendo haver a assunção de dívida.
Contabilidade Pública - Descentralização Orçamentária - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito da movimentação de créditos entre as unidades administrativas e sua repercussão na contabilidade, é correto afirmar, exceto:
no âmbito federal, o registro da movimentação de créditos é feito pelo resumo das operações realizadas ao fi nal de cada mês.
o registro das operações ocorre tanto na unidade transferidora quanto na recebedora dos créditos.
o sistema de contas destinado ao registro das operações de movimentação de créditos é o orçamentário.
as operações podem ocorrer entre unidades administrativas de um mesmo órgão ou de órgãos diferentes.
o documento utilizado para tais movimentações é a nota de movimentação de créditos e são utilizados eventos da classe 30.
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