Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que indica conjunto de informações não obrigatórias no Rol de Responsáveis.
Nome, número do CPF e Identifi cação da natureza de responsabilidade e dos cargos exercidos.
Endereço de correio eletrônico.
Endereço comercial completo.
Endereço residencial completo.
Identifi cação dos atos formais de nomeação, designação ou exoneração.
Assinale a opção falsa a respeito da conformidade de gestão, que é o mecanismo destinado a certifi car os atos e fatos relacionados à gestão de uma unidade gestora executora.
Quando não houver a possibilidade de indicar servidor para o registro da conformidade de gestão, sem que este seja responsável pela emissão de documentos, o registro será feito pela setorial contábil.
O prazo regulamentar para o registro da conformidade é de até 3 dias a contar da data do registro da operação, podendo, no entanto, ser registrada até o fechamento do mês.
Em relação aos registros gerados de forma automática, a validação será realizada pela setorial de contabilidade quando ocorrer a conformidade contábil.
Ao se registrar a conformidade de gestão com restrição, deve-se indicar, por meio de código próprio, os fatos inquinados.
A responsabilidade pelo registro da conformidade de gestão cabe a servidor formalmente designado pelo ordenador de despesa e deve constar do rol de responsáveis.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Os auditores contábeis utilizados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal Siafi têm como finalidade:
determinar, de forma automatizada e em tempo real, as inconsistências das contas do ativo e do passivo que impeçam o levantamento dos balanços.
auxiliar na identifi cação de situações críticas, erros frequentes e na verifi cação de inconsistência de forma automatizada.
indicar para o analista contábil os principais erros cometidos na escrituração contábil realizada por meio de lançamentos manuais.
indicar valores registrados a maior ou a menor em relação aos seus documentos originais, proporcionando condições para a sua correção.
auxiliar os órgãos central e setorial de contabilidade na identifi cação de operadores e usuários que executaram transações com indícios de fraude.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito das Equações Contábeis integrantes dos auditores contábeis do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal Siafi , é correto afi rmar:
são cálculos destinados a identifi car possíveis erros na execução do orçamento que impactam a contabilidade orçamentária.
são rotinas de cálculo destinadas a identifi car procedimentos ou atos ilegais registrados pelas unidades gestoras e/ou setoriais contábeis.
proporcionam a execução de cálculo para a constituição de índices para análise de balanços das entidades e os indicadores de gestão.
são equações executadas em tempo real para impedir que lançamentos inconsistentes sejam realizados na contabilidade das unidades gestoras.
são rotinas de cálculo de saldos de contas ou grupo de contas que indicam inconsistências nos balanços antes do fechamento contábil do mês.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito dos conceitos, aspectos legais e movimentação da Conta Única do Tesouro Nacional, é correto afirmar, exceto:
a aplicação fi nanceira na conta única é uma operação realizada por entidades que possuem autorização em lei para tal fi m.
a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social GFIP é documento hábil para movimentar a conta única.
a conta única é mantida no Banco do Brasil, que é o agente responsável pela sua operacionalização.
a Ordem Bancária OB, principal documento de movimentação da conta única, pode ser cancelada antes e depois do envio ao banco.
Para que uma unidade gestora possa movimentar a conta única, é necessário que integre o Siafi na modalidade on line.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A conformidade contábil é o mecanismo destinado a certifi car os registros contábeis gerados pelo Sistema Intergrado de Administração Financeira do Governo Federal Siafi . A respeito desse mecanismo, é correto afirmar, exceto:
a competência para o registro da conformidade contábil é de contabilista com as obrigações em dia no Conselho Regional de Contabilidade e lotado em unidade setorial contábil.
ao fi nal do exercício, verifi cada a existência de restrições contábeis severas não regularizadas, a setorial contábil deve propor a rejeição das contas anuais da unidade.
mesmo que o órgão ou unidade gestora utilize o Siafi na modalidade parcial, a conformidade deve ser registrada mensalmente pela setorial contábil.
o contabilista e o ordenador de despesas são os responsáveis pela adequação das informações dos balancetes das respectivas unidades.
a base para o registro da conformidade são os princípios e normas contábeis aplicadas ao setor público, o Plano de Contas da União e a Tabela de Eventos.
A respeito da aplicação do princípio de contabilidade da entidade no setor público, é correto afirmar:
a autonomia patrimonial no ente público é limitada em razão da obrigatoriedade da destinação social desse patrimônio.
o princípio tem aplicação limitada porque nem todas as entidades públicas são pessoas jurídicas.
embora exista a necessidade de responsabilização pela gestão do patrimônio público, não é possível caracterizar as entidades pelo conceito contábil.
o princípio aplica-se de forma limitada uma vez que a destinação e autonomia do patrimônio dependem das definições das políticas públicas.
o princípio firma-se pela autonomia e responsabilização do patrimônio pertencente ao ente público e a necessidade de responsabilização pela gestão.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Sendo a fi xação da despesa objeto da contabilidade aplicada ao setor público, assinale a opção que indica, em termos de débito e crédito, um dos lançamentos essenciais ao reconhecimento da fi xação da despesa pública.
D Dotação LOA (O) C Crédito Original (C)
D Crédito Inicial (O) C Crédito Disponível (O)
D Fixação da Despesa (O) C Despesa Fixada (C)
D Crédito Autorizado (O) C Crédito Inicial (O)
D Dotação Inicial (O) C Crédito LOA (C)
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção falsa a respeito do registro que a contabilidade faz dos atos praticados na gestão dos recursos materiais (bens móveis e material de consumo) do ente público.
Bens produzidos com recursos materiais cuja aquisição tenha transitado pelo orçamento do próprio ente não são registrados no patrimônio.
Os bens recebidos por doação são registrados mediante lançamento extraorçamentário e constituem receitas do ponto de vista patrimonial.
As baixas pelo consumo de material do almoxarifado constituem despesa efetiva e têm caráter extraorçamentário.
A obsolescência de bens móveis caracterizados como de uso permanente ensejam lançamentos que modifi cam a situação patrimonial líquida.
O registro da entrada no patrimônio dos bens duráveis adquiridos pelo próprio ente se dá no ato de liquidação da despesa.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito do Plano de Contas do Governo Federal e do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, é correto afirmar, exceto:
em ambos os planos, as contas são agrupadas em sistemas de contas.
as contas denominadas precipuamente de controle são as dos sistemas orçamentário e de compensação.
no sistema de compensação são registrados os atos potenciais tais como avais e fianças.
no levantamento do balanço patrimonial, lançase mão de saldos das contas dos sistemas fi nanceiro e patrimonial.
em casos excepcionais é possível que o lançamento seja feito a débito no sistema patrimonial e a crédito no sistema financeiro e vice-versa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...