Questões de Contabilidade Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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De acordo com o Quadro I, o resultado patrimonial apurado ao final do exercício de 20x4 na prefeitura municipal de Novo Mar foi de:

  • A. 36.730;
  • B. 15.080;
  • C. 14.190;
  • D. 11.980;
  • E. 10.980.

De acordo com o Quadro I, o índice de liquidez geral ao final do exercício de 20x4 na prefeitura municipal de Novo Mar era de:

  • A. 0,34;
  • B. 0,56;
  • C. 1,07;
  • D. 1,49;
  • E. 2,34.

Com o objetivo de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, com a adequada elaboração das demonstrações contábeis, o PCASP possui um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Constituem operações que devem ser identificadas no nível de consolidação com o dígito 1, EXCETO transações:

  • A. entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma organização social;
  • B. entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma empresa estatal independente;
  • C. entre entidades que pertencem ao mesmo OFSS, quando não forem utilizados recursos do orçamento;
  • D. entre entidades que pertencem a OFSS de entes públicos distintos;
  • E. de registro e baixa de ativos, decorrentes de transferência de ativos entre entidades públicas.

No início de 20X1, uma entidade da administração pública adquiriu uma participação em um consórcio público, com influência significativa na gestão do mesmo. Para essa aquisição, a entidade realizou um investimento de R$ 1.860.000,00, que representa uma participação de 40% no capital social do consórcio público, que tem mais três entidades participantes. Após o primeiro ano de atividades do consórcio, foi apurado um resultado de R$ 420.000,00. Considerando que não há lucros não realizados nas operações intercompanhias e nem outros componentes do patrimônio líquido do consórcio, o valor desse investimento na referida entidade a ser apresentado no balanço, ao final de 20X1, é de:

  • A. 2.280.000,00;
  • B. 2.028.000,00;
  • C. 1.860.000,00;
  • D. 1.692.000,00;
  • E. 1.440.000,00.

A identificação das variações patrimoniais apresentadas no Quadro I permite apurar o resultado patrimonial de:

  • A. 88.200;
  • B. 125.000;
  • C. 233.800;
  • D. 242.700;
  • E. 397.700.

Uma entidade da administração pública, após a elaboração do balanço da execução da orçamentária de um determinado exercício, apurou uma economia orçamentária de 9%. Sabendo-se que o orçamento apresentou estimativa de R$240 milhões, é correto afirmar que:

  • A. a despesa liquidada foi de R$ 218,4 milhões;
  • B. a despesa empenhada foi menor do que a despesa fixada;
  • C. as receitas arrecadadas superaram as despesas executadas em R$ 21,6 milhões;
  • D. houve excesso de arrecadação de R$ 21,6 milhões;
  • E. não houve abertura de créditos adicionais no exercício.

O texto 1 retrata uma negociação envolvendo a folha de pagamento em que o direito de sua exploração é cedido a um terceiro para usufruto por um período determinado, apesar de estar sob o controle do ente público por período indeterminado. Nesse contexto, para a Câmara dos Deputados, o ativo representado pela folha de pagamento propriamente dita:

  • A. apenas deixará de ser reconhecido como ativo na contabilidade pública nos casos de vacância do servidor;
  • B. é mensurado com base em estimativas econômicas;
  • C. é um ativo intangível do ente público, reconhecido com base na cessão de sua exploração;
  • D. apesar de trazer benefícios econômicos futuros para o ente público, não é reconhecido como ativo na contabilidade;
  • E. é um ativo intangível.

Após receber solicitação de um cidadão acerca dos empenhos relativos a obras de engenharia realizados pela entidade em um determinado período em um órgão público, o contador informou que só iria disponibilizar tais informações no relatório bimestral. Essa prática fere diretamente um dos objetivos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público que é o(a):

  • A. controle de custos;
  • B. controle financeiro;
  • C. acompanhamento da gestão de recursos;
  • D. transparência da prestação de contas;
  • E. instrumentalização do controle social.

A Empresa Pública de Direitos Iguais, previamente ao encerramento do exercício financeiro, analisou seus contratos e identificou a realização de despesas sem prévio empenho, referente à aquisição de gêneros alimentícios para a festa de final do ano da empresa. O contador teve conhecimento desse fato e decidiu pelo registro patrimonial da despesa sem empenho, visando seu reflexo nas Demonstrações Contábeis do exercício. Sob a perspectiva da entidade pública, a realização desse registro no final do exercício teve por pressuposto a necessidade de atendimento dos seguintes princípios contábeis:

  • A. prudência e transparência;
  • B. registro pelo valor original e entidade;
  • C. entidade e prudência;
  • D. competência e equilíbrio;
  • E. oportunidade e competência.

A prática de elaboração de um orçamento para as atividades governamentais tem origem na Inglaterra e apresentou diversas características que marcam sua evolução ao longo do tempo. O método de elaboração de orçamento em que a cada novo exercício deve haver justificativa detalhada dos recursos solicitados é o orçamento:

  • A. programa;
  • B. por desempenho;
  • C. participativo;
  • D. base zero;
  • E. operacional.
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