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O contador de uma entidade está analisando um processo em que a entidade foi acionada judicialmente como ré e a assessoria jurídica avalia como provável a probabilidade de perda da ação, mas ainda não é possível fazer uma estimativa confiável do valor da obrigação. Essa situação caracteriza a existência de um(a):
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
De acordo com as orientações do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público MCASP, o valor dos estoques a ser apresentado no balanço patrimonial da entidade relativo ao exercício é:
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A Parte II Procedimentos Contábeis Patrimoniais do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público MCASP trata da definição e requisitos de mensuração e reconhecimento de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.
Um dos elementos que caracteriza uma provisão é:
No caso referido no texto 2, os restos a pagar seriam passíveis de cancelamento em até 18 meses se relativos a despesas:
Texto 1
Uma entidade do setor público mantém um ativo que foi adquirido em Junho de 20x3, por R$16.000 e tem vida útil de cinco anos. Esse ativo é gerador de caixa e o seu valor de uso esperado ao longo da vida útil é R$20.000; em Junho de 20x5, a entidade estimou que, em caso de alienação, o valor obtido seria R$10.000.
Considerando as informações do texto 1 e também que o ativo entrou em uso assim que foi adquirido, é correto afirmar que a depreciação acumulada em Junho de 20x5 na entidade foi de:Até 2012, o setor público brasileiro não adotava uma contabilidade patrimonial. Com a obrigatoriedade de adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP), os municípios brasileiros precisaram adequar seus procedimentos contábeis até dezembro de 2013, inclusive sob esse aspecto. Nesse contexto, considere que determinado município brasileiro, ao adotar o novo padrão contábil, precisou tomar providências quanto a um computador adquirido em 2012 por R$ 4.000,00 a fim de reconhecer os efeitos da depreciação desse item. Como já havia se passado algum tempo, a base monetária inicial não era mais confiável, portanto, antes de iniciá-la, foi necessário realizar um teste de recuperabilidade. Em 2013 foi realizado o teste e chegou-se a um valor atual de R$ 3.000,00. Com isso, houve:
Contabilidade Pública - Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
O reconhecimento de uma variação patrimonial aumentativa (VPA) de forma concomitante à ocorrência da arrecadação da receita orçamentária, considerando a natureza da informação patrimonial, tem o seguinte lançamento típico:
D 1.x.x.x.x.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa
C 6.x.x.x.x.xx.xx Receita Realizada
D 1.x.x.x.x.xx.xx Créditos a Receber
C 3.x.x.x.x.xx.xx Variação patrimonial aumentativa (VPA)
D 2.x.x.x.x.xx.xx Variação patrimonial aumentativa (VPA)
C 4.x.x.x.x.xx.xx Receita Realizada
D 1.x.x.x.x.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa
C 4.x.x.x.x.xx.xx Variação patrimonial aumentativa (VPA)
D 3.x.x.x.x.xx.xx Variação patrimonial aumentativa (VPA)
C 1.x.x.x.x.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa
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De acordo com as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a despesa total com pessoal do Poder Judiciário na esfera estadual não poderá exceder, em percentual da Receita Corrente Líquida, a:
Contabilidade Pública - Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
As Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD) ou despesas sob o enfoque patrimonial consistem em decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, que resultem em decréscimo do patrimônio líquido. O reconhecimento da VPD pode se dar em diferentes estágios da execução orçamentária.
Um exemplo de VPD reconhecida após a liquidação da despesa orçamentária é:
Os bens do patrimônio cultural, assim definidos por sua significância histórica, cultural ou ambiental, podem ser exemplificados por monumentos, prédios históricos, sítios arqueológicos e áreas de conservação. Uma das características desses bens é que:
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