Questões de Contabilidade Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A partir dos dados apresentados no Quadro I, o montante de recursos que não são reconhecidos como receita sob o enfoque patrimonial, excluído, portanto, da apuração do resultado patrimonial, é:

  • A. 20.969,00;
  • B. 25.402,00;
  • C. 28.509,00;
  • D. 30.244,50;
  • E. 33.351,50.

O reconhecimento contábil de uma receita tributária (impostos) sob o enfoque patrimonial a partir da ocorrência do fato gerador tem o seguinte lançamento:

  • A.

    D: 4 - Caixa e equivalentes de caixa

    C: 1 - VPA – Impostos

  • B.

    D: 1 - Caixa e equivalentes de caixa

    C: 1 - Créditos tributários a receber

  • C.

    D: 1 - Caixa e equivalentes de caixa

    C: 6 - Receita realizada

  • D.

    D: 1 - Créditos tributários a receber

    C: 6 - Receita a realizar

  • E.

    D: 1 - Créditos tributários a receber

    C: 4 - VPA – Impostos

Uma entidade pública estava em processo de organização de informações para adoção das disposições constantes no MCASP/STN para reconhecimento de alguns ativos que não estavam registrados no patrimônio. Dentre as informações relevantes levantadas, apurou-se o seguinte:

Dos ativos identificados, o único que NÃO descumpre os critérios para reconhecimento é:

  • A. Ativo 1;
  • B. Ativo 2;
  • C. Ativo 3;
  • D. Ativo 4;
  • E. Ativo 5.

Um determinado ente contratou uma operação de crédito autorizada no orçamento, a ser amortizada nos próximos quatro anos. O reconhecimento patrimonial no momento da contratação gera o seguinte lançamento:

  • A.

    D: 1 – Caixa e equivalentes de caixa

    C: 4 – Receitas de capital (Operações de crédito)

  • B.

    D: 1 – Caixa e equivalentes de caixa

    C: 2 – Empréstimos de longo prazo

  • C.

    D: 2 – Empréstimos de longo prazo

    C: 1 – Caixa e equivalentes de caixa

  • D.

    D: 6 – Receita a realizar

    C: 6 – Receita realizada

  • E.

    D: 6 – Receita realizada

    C: 1 – Caixa e equivalentes de caixa

As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o seu resultado. Uma entidade deve reconhecer uma variação patrimonial quantitativa quando:

  • A. adquire um veículo;
  • B. aliena ativos imobilizados;
  • C. apropria juros incorridos;
  • D. contrata uma apólice de seguro;
  • E. contrata uma operação de crédito;

Uma entidade da administração pública, em um dado exercício, solicitou um levantamento de recursos para pleitear a abertura de créditos adicionais para despesas não incluídas no orçamento. As informações recebidas estão dispostas no Quadro I a seguir, com valores expressos em milhares:

A partir das informações apresentadas, os créditos adicionais pretendidos terão como limite, em milhares, o valor de:

  • A. 22.305,00;
  • B. 36.185,00;
  • C. 45.140,00;
  • D. 52.080,00;
  • E. 125.385,00.

Nos procedimentos de levantamento patrimonial para fins de adoção das disposições do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público/STN, é recomendável a avaliação do valor recuperável de um ativo. Nesses casos, uma perda deve ser reconhecida quando:

  • A. o valor contábil superar o valor recuperável;
  • B. o valor de mercado estiver acima do valor contábil;
  • C. o valor em uso for maior que o valor líquido de venda;
  • D. não houver estimativas confiáveis dos fluxos de caixa futuros;
  • E. não houver reconhecimento sistemático da depreciação.

Ao levantar o balanço anual, uma determinada entidade do setor público possuía um saldo de disponibilidades financeiras em moeda estrangeira, que foram recebidas em três parcelas, de acordo com o seguinte detalhamento:

O saldo a ser apresentado no balanço patrimonial, após a conversão para reais, de acordo com as disposições do MCASP/STN é:

  • A. 18.240,00;
  • B. 21.147,00;
  • C. 21.375,00;
  • D. 21.600,00;
  • E. 23.370,00.

A depreciação é o declínio do potencial de geração de serviços por ativos de longa duração e seu reconhecimento contribui para a adequada mensuração e evidenciação patrimonial. De acordo com as disposições do MCASP/STN para reconhecimento da depreciação, é correto afirmar que:

  • A. a obsolescência não gera reconhecimento de depreciação, mas de redução ao valor recuperável;
  • B. a manutenção adequada de ativos imobilizados impacta no reconhecimento da depreciação;
  • C. o prazo de vida útil e as taxas anuais de depreciação devem ser os mesmos quando se trata de ativos semelhantes;
  • D. componentes de um ativo com custo significativo em relação ao total do ativo devem ser depreciados separadamente;
  • E. uma vez definido o método de depreciação, a entidade deve depreciar seus ativos pelo mesmo método.

Um ente público adquiriu um equipamento para uso em suas operações e pretende depreciá-lo pelo método das unidades produzidas. O equipamento foi adquirido em 31/05/2x15 ao custo de 360.000,00, com capacidade máxima de produção de 300.000 unidades. O valor residual do equipamento é considerado imaterial. A entidade pretende usar o equipamento por cinco anos. O ente começou a utilizar o equipamento em 01/07/2x15 e, até o final do ano, produziu 20.000 unidades.

Com base nas informações apresentadas, a despesa de depreciação ao final do exercício totalizou:

  • A. 24.000,00;
  • B. 36.000,00;
  • C. 42.000,00;
  • D. 60.000,00;
  • E. 72.000,00.
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