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O conceito de empresa estatal foi elaborado durante anos pela doutrina. Contudo, a edição do Decreto-Lei nº 200/67, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 900/69, trouxe o conceito legal de sociedade de economia mista. Acerca da criação das empresas públicas no plano constitucional de 1988, é correto afirmar que:
independe de autorização legislativa a criação de subsidiárias das sociedades de economia mista;
somente por lei específica poderá ser autorizada a instituição de sociedade de economia mista;
independe de autorização legislativa a participação de sociedade de economia mista, e suas subsidiárias, em empresa privada;
somente por lei específica poderá ser criada sociedade de economia mista;
somente por lei específica poderá ser criada sociedade de economia mista. As subsidiárias não dependem de lei para sua criação.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos à probidade administrativa na gestão pública.
I O agente público que violar os princípios da probidade administrativa poderá perder a função pública que exerce.
II Caso o agente público responsável por ato de improbidade administrativa tenha os direitos políticos suspensos, esse agente não estará mais sujeito a qualquer ação penal relativa ao ato.
III O respeito aos princípios da legalidade e da moralidade faz parte do atendimento ao princípio da probidade administrativa.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Marcelo, servidor público de um município, trabalhava como motorista para a prefeitura. Certa vez, ao sair do pátio da prefeitura para buscar o secretário de saúde em determinado local, imprimiu maior velocidade ao veículo e, sem querer, terminou por atropelar um colega, também motorista, que ficou gravemente ferido.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
A doutrina que se aplica ao caso apresentado é a doutrina do risco administrativo.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A exoneração, a pedido, de um servidor público do TRE/TO somente é cabível a partir do momento em que
é assinado o ato de sua nomeação.
ele toma posse.
é publicado na imprensa oficial o ato de sua nomeação.
ele entra em exercício.
é publicado na impressa oficial o seu contrato de trabalho.
Nos termos da Lei no 8.429/92, o agente público que pratica ato de improbidade administrativa que cause prejuízo ao erário, está sujeito, dentre outras sanções, à suspensão dos direitos políticos de
quatro a sete anos e indisponibilidade dos bens por dois anos.
três a seis anos e multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração pelo agente público improbo.
dois a cinco anos e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de três anos.
cinco a oito anos e perda da função pública.
seis a dez anos e integral ressarcimento do dano patrimonial efetivo, acrescido da multa de vinte por cento sobre o prejuízo.
São modalidades de licitação, no âmbito da Lei 8666/1993 (Lei das Licitações):
Direito Administrativo - Atos Administrativos - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2007
São atos administrativos internos pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para funções e cargos secundários. Estamos falando de:
Decreto.
Circular.
Portaria.
Despacho.
Quando se verifica que uma entidade configura um serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada, está-se tratando de:
fundação pública;
empresa pública;
sociedade de economia mista;
autarquia;
associações públicas.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da discricionariedade administrativa e das atuações do Ministério Público e do Poder Judiciário, assinale a opção correta.
A discricionariedade administrativa caracteriza-se pela liberdade concedida ao agente público no sentido de escolher livremente sua forma de atuação, independentemente das normas legais ou dos princípios administrativos.
O poder discricionário do agente público pode decorrer de liberdade de decisão atribuída ao agente em decorrência de norma legal.
O Ministério Público fica impedido de atuar em situações em que o gestor público utilize a discricionariedade administrativa.
Não cabe ao Poder Judiciário examinar, sob a ótica da legalidade, qualquer atividade administrativa decorrente do poder discricionário de agente público.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Marcelo, servidor público de um município, trabalhava como motorista para a prefeitura. Certa vez, ao sair do pátio da prefeitura para buscar o secretário de saúde em determinado local, imprimiu maior velocidade ao veículo e, sem querer, terminou por atropelar um colega, também motorista, que ficou gravemente ferido.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
Não há, na situação apresentada, nenhuma excludente de responsabilidade do Estado, como a força maior ou o caso fortuito.
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