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As normas gerais relativas à licitação aplicam-se aos
órgãos da Administração Direta e às entidades da Administração Indireta.
órgãos da Administração Direta e às empresas públicas, tão-somente.
órgãos da Administração Direta e às fundações públicas, tão-somente.
Estados, Distrito Federal e Municípios, tão-somente.
Estados, Distrito Federal e Municípios e às entidades prestadoras de serviço público, tãosomente.
Em conformidade com o artigo 89 da Lei nº 8.666/93, aquele que dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade, estará sujeito, entre outras penalidades, à pena de detenção de
6 meses a 2 anos.
18 meses.
2 a 4 anos.
3 a 5 anos.
2 a 6 anos.
Direito Administrativo - Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das subsidiárias da PETROBRAS, julgue os seguintes itens.
É indispensável a autorização legislativa para a criação de cada empresa subsidiária, e não é suficiente que haja previsão para esse fim na própria lei que instituiu a empresa de economia mista matriz, no caso a PETROBRAS.
Considere as seguintes afirmativas:
I. Não há necessidade de que a minuta do contrato administrativo integre o edital da tomada de preços.
II. A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente.
III. A publicação resumida do instrumento de contrato administrativo é condição indispensável para sua eficácia.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
O servidor público pode responder penalmente por crimes e contravenções cometidos em razão da sua condição funcional. Na análise das situações a seguir enumeradas e considerando que o agente que comete a figura típica é um funcionário público, indique a alternativa INCORRETA:
É INCORRETO o que se afirma em:
A revogação do ato administrativo produz efeito ex nunc.
Uma das conseqüências da presunção de legitimidade do ato administrativo é a transferência do ônus da prova da sua invalidade para quem a invoca.
É nulo o ato administrativo quando editado sem a forma prevista em lei.
A revogação do ato administrativo pressupõe a sua legalidade e pode ser determinada em razão do poder discricionário da Administração Pública.
Atos de império ou de autoridade são todos aqueles que se destinam a dar andamento aos processos e papéis que tramitam na Administração Pública.
Assinale a opção correta.
No desfazimento do processo licitatório em decorrência de vício que o torne nulo não se há de falar em ampla defesa ou contraditório, por inexistir direito à contratação, por qualquer dos licitantes.
A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade gera, como regra, o dever de a Administração indenizar os licitantes pelos gastos levados a efeito para a elaboração das propostas e a participação no certame.
A nulidade da licitação não conduzirá à do contrato, se o vício da qual decorre não for imputável à contratada.
A anulação do certame licitatório, se decorrente de inquestionável e notória afronta à lei, prescinde de prévia fundamentação.
A anulação de reconhecimento de inexigibilidade de certame deve observar o princípio da ampla defesa.
Em razão do princípio da legalidade, é correto afirmar que a
atividade administrativa deve ser exercida com presteza, qualidade e produtividade funcional.
Administração Pública tem certa liberdade de atuação, pois pode exercer qualquer atividade, desde que a lei não proíba.
Administração Pública só pode fazer o que a lei determina ou autoriza.
Administração Pública fica obrigada a manter uma posição imparcial em relação aos administrados.
atividade administrativa somente poderá ser válida, se exercida no limite e intensidade necessária ao fim proposto.
São requisitos ou condições de validade do ato jurídico:
forma, imperatividade, motivo, finalidade e objeto.
competência, auto-executoriedade, imperatividade, objeto e finalidade.
competência, motivo, objeto, auto-executoriedade e forma.
forma, motivo, finalidade, objeto e competência.
finalidade, motivo, imperatividade, auto-executoriedade e forma.
A tomada de preços, no sentido técnico adotado pela legislação pátria, é
um tipo de licitação para contratações, até determinado valor, que varia de acordo com o objeto da contratação (se obras ou serviços de engenharia, ou compras e demais serviços).
um levantamento prévio de preços, feito pela Administração, com o objetivo de constituir o Sistema de Registro de Preços.
um tipo de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
uma modalidade de licitação, da qual podem participar apenas interessados previamente cadastrados, ou que atendam a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data de recebimento das propostas.
uma modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, previamente cadastrados ou não.
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