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Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Paulo ingressou com pedido formal de consulta perante determinado órgão público federal, visando esclarecer como deveria ser aplicada a Lei X, em vigor há mais de 5 anos. Por meio dessa consulta, Paulo descobriu que a administração tinha emitido ato administrativo baseado em parecer jurídico emitido por membro da Advocacia-Geral da União, que mudou o entendimento existente até então, conferindo à referida lei uma nova interpretação.
Quanto à situação hipotética descrita, aos princípios aplicáveis à administração pública e aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.
Grande parte da doutrina entende que os pareceres são atos da administração, e não atos administrativos propriamente ditos, já que eles, por si só, não criam, modificam ou extinguem direitos, sendo atos meramente opinativos.
Entre outros aspectos, a administração pública brasileira está organizada de forma que
as pessoas físicas ou jurídicas que integram a administração indireta da União são criadas por decreto, possuem personalidade jurídica vinculada ao órgão tutelar e patrimônio compartilhado, com responsabilidade solidária.
a administração pública indireta é a constituída dos serviços atribuídos a pessoas jurídicas diversas da União, pública (autarquias) ou privadas (empresas públicas e sociedades de economia mista), vinculadas a um Ministério, mas administrativa e financeiramente autônomas.
a descentralização administrativa significa repartição de funções entre vários órgãos de uma mesma administração, sem quebra de hierarquia, sendo direta e imediata a execução das suas atividades ou a prestação de seus serviços.
a delegação de competência de funções e atividades administrativas no âmbito da desconcentração dos poderes públicos, por apresentar caráter obrigatório e definitivo, independe de norma que expressamente a autorize, bastando a vontade do superior.
a execução indireta de serviços públicos por pessoa administrativa física ou jurídica somente pode ser realizada mediante regime de concessão ou permissão, vedada a celebração de convênios ou consórcios.
A modalidade de licitação do pregão é utilizada para a aquisição de bens e serviços comuns, assim definidos aqueles
que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
que são livremente comercializados no mercado.
cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos no edital.
objeto de padronização de acordo com normas técnicas regulamentadas pelo mercado.
de pequeno valor e destinados ao consumo do ente licitante.
As licitações para a contratação de parceria públicoprivada poderão adotar, caso conste do respectivo edital,
critério de julgamento do menor valor da contraprestação a ser paga pela Administração Pública.
procedimento simplificado com eliminação da fase de habilitação, que pode ser substituída pelo prévio cadastro no órgão público competente.
a modalidade da tomada de preços ou convite, se a contratação se enquadrar nas respectivas faixas de valor.
a inversão das fases de habilitação e de julgamento, com dispensa de verificação das condições de habilitação da proposta vencedora.
critério de julgamento baseado exclusivamente no valor dos investimentos a serem efetuados pelo parceiro privado.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando as disposições constitucionais relativas aos servidores públicos é correto afirmar que
aos estrangeiros é vedada a possibilidade de ocupar cargos, empregos e funções públicas na Administração Pública
a investidura em cargo, função ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.
só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público.
fere o princípio da isonomia a realização de concurso público em que a classificação, para o mesmo cargo, seja feita por regiões.
NÃO configura hipótese de dispensa de licitação a
celebração de contratos com organizações sociais, para realização de atividades compreendidas no respectivo contrato de gestão.
compra de imóvel destinado às atividades próprias do ente licitante, cuja localização justifique a escolha e em condições compatíveis com o valor de mercado.
celebração de contrato de prestação de serviços com organização da sociedade civil de interesse público qualificada no âmbito da respectiva esfera de governo.
contratação de serviços de engenharia em montante inferior a R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais).
contratação de fornecedores de bens e serviços em caso de guerra ou grave perturbação da ordem.
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os contratos administrativos, assinale a opção correta.
Os contratos administrativos podem conter cláusulas exorbitantes.
A presença da administração em um dos pólos da relação contratual significa que esta se trata de um contrato administrativo.
Os contratados não podem propor alterações contratuais, que são permitidas apenas para a administração pública.
Em razão do princípio da continuidade do serviço público, o contratado não pode suspender o serviço prestado à administração.
A concordata do contratado implica extinção do seu contrato administrativo.
De acordo com a Lei Complementar 46, do estado do Espírito Santo, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis, da administração direta, fundacional e autárquica, julgue os itens que se subseguem.
Entidades representativas de servidores podem indicar um de seus membros para integrar comissões responsáveis pela realização de concursos.
Nas situações em que o Poder Público deva efetivar despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, é permitida a utilização do empenho
global.
normal.
ordinário.
corrente.
por estimativa.
Ressalvadas as hipóteses de dispensa e inexigibilidade, NÃO é obrigatória a licitação pela modalidade de concorrência em caso de
alienação de bens imóveis.
contratação de serviços de engenharia no valor superior a R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).
contratação de serviços quaisquer no valor superior a R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).
outorga de concessão de direito real de uso.
licitação internacional.
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