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Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os atos administrativos vinculados incluem
licença para construir e nomeação em concurso público.
autorização de porte de arma e licença para construir.
licença para pesca e lançamento tributário.
autorização para porte de arma e aprovação.
admissão e lançamento tributário.
O prefeito de uma cidade próxima a Olinda determinou a construção de uma praça nos arredores do loteamento de seu irmão, com o objetivo único de valorizá-lo perante o mercado imobiliário. Em razão desta situação, que visou fim diverso daquele previsto, explicita ou implicitamente, na regra de competência, o ato administrativo que determinou referida obra deverá ser, em tese,
anulado, com efeitos ex nunc, em virtude de vício quanto aos motivos.
revogado pelo Poder Judiciário, com efeitos ex tunc.
declarado nulo, administrativa ou judicialmente, por vício de finalidade.
convalidado pela própria Administração Pública, em razão da não observância de formalidades essenciais.
invalidado judicialmente por apresentar patente vício quanto ao objeto.
Em matéria de organização da Administração Pública, é correto afirmar que
descentralização administrativa consiste na transferência interna corporis da execução e da titularidade de serviços públicos aos diversos órgãos que compõem a Administração direta, fundada no poder hierárquico e na divisão de trabalho.
desconcentração administrativa consiste na transferência da prestação de serviços públicos a entidades dotadas de personalidade jurídica, distinta da Administração Pública central, constituindo o que a doutrina denomina de Administração indireta.
a descentralização administrativa concretiza-se mediante delegação, ao passo que a desconcentração se dá por meio da outorga de determinadas atribuições à entidade da administração indireta.
desconcentração administrativa ocorre quando há uma pluralidade de pessoas jurídicas públicas com competências políticas distintas, as quais encontram-se investidas no poder de fixar os altos interesses da coletividade, o que ocorre nos Estados Federais, compostos de Estados-Membros e, no Brasil, de Municípios e do Distrito Federal.
descentralização administrativa consiste na transferência da titularidade e da execução de serviços públicos a entidades dotadas de personalidade jurídica própria, distintas da Administração Pública direta, constituindo a denominada Administração indireta.
Mário, servidor público federal, atuou como procurador junto a repartição pública para tratar de benefícios previdenciários de parente seu de segundo grau. Neste caso, de acordo com a Lei nº 8.112/90, Mário
está sujeito a penalidade disciplinar de advertência escrita.
está sujeito a penalidade disciplinar de suspensão.
está sujeito a penalidade disciplinar de demissão.
está sujeito a penalidade disciplinar de advertência oral.
não está sujeito a penalidade disciplinar.
São entidades que integram a Administração Indireta brasileira:
a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Banco do Brasil e a FUNAI - Fundação Nacional do Índio.
o IBAMA − Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a Secretaria da Receita Federal e a Empresa de Correios e Telégrafos.
a Petrobrás, a Casa Civil e a ANATEL − Agência Nacional de Telecomunicações.
as organizações sociais, a UFMG − Universidade Federal de Minas Gerais e o IPHAN − Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
o SESC − Serviço Social do Comércio, o Ministério da Educação e o INSS − Instituto Nacional do Seguro Social.
Direito Administrativo - Orgãos e Agentes Públicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Agentes públicos são:
apenas os aprovados em concurso público;
apenas os eleitos para mandatos eletivos;
apenas os investidos em cargos integrantes de carreiras típicas de Estado;
todos os servidores da Administração direta;
todos aqueles que, a qualquer título, executam uma função pública como prepostos do Estado.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Considere as seguintes afirmativas quanto aos Princípios Constitucionais do Direito Administrativo:
I - A imoralidade administrativa gera efeitos jurídicos, pois acarreta a invalidade do ato, que deve ser decretada pela própria Administração, salvo nos casos de moralidade jurídica cuja invalidação é de competência do Poder Judiciário.
II - Em respeito ao princípio da publicidade, o Poder Público deve agir com total transparência através da divulgação oficial de todos os atos, sendo vedadas, pela Constituição Federal, informações sigilosas.
III - O princípio da legalidade assenta-se na própria estrutura do Estado de Direito e traduz a idéia de que o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza. Os particulares, no entanto, podem fazer tudo o que a lei não proíba.
Está correto o que se afirma apenas em:
João, que é servidor público estadual, ocupante de cargo efetivo, e estável, tem seu cargo extinto por lei. Considerando-se a disciplina do Estatuto do Funcioná-rio Público do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar sobre a hipótese:
João será aposentado com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
O ato de extinção do cargo é inconstitucional, em face da estabilidade fun-cional de João.
João será colocado à disposição de outro órgão público estadual, mediante transferência.
João será colocado em disponibilidade remunerada, até seu aproveitamento em outro cargo.
Margarida, servidora pública federal estável, valeu-se do cargo para lograr proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública e Mário, servidor público federal estável, aceitou pensão de estado estrangeiro. Nestes casos, de acordo com a Lei nº 8.112/90, Margarida e Mário estão sujeitos à aplicação da penalidade de
demissão e suspensão, respectivamente.
advertência escrita e demissão, respectivamente.
suspensão e demissão, respectivamente.
suspensão.
demissão.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
No processo de compras a Inexigibilidade de licitação se dá quando:
na lei, diferentemente das dispensas de licitação, existir limitação para as possibilidades de compras.
existir um cadastro de fornecedores, mantido através de sistema informatizado para subsidiar as Unidades e Órgãos.
for urgente a necessidade de aquisição de materiais, uma vez que o nível do estoque de reposição encontra-se baixo.
ocorrer cancelamento do processo licitatório, gerando atrasos para o órgão público.
da aquisição de material, cuja fabricação e comercialização é exclusiva de um único fornecedor, devidamente documentado.
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