Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Lei Complementar nº 68/92, é exemplo de infração disciplinar punível com suspensão de até dez dias, no máximo, a seguinte conduta:
inobservar dever funcional previsto em lei
obstar o pleno exercício da atividade administrativa
revelar segredo do qual se apropriou em razão do cargo
deixar de atender a requisição para defesa da Fazenda Pública
desrespeitar verbalmente pessoas de seu relacionamento profissional
Sobre as licitações, assinale a alternativa INCORRETA:
Na tomada de preços, o licitante decairá do direito de impugnar o edital, se o não fizer até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação
Considere as assertivas a respeito dos atributos do ato administrativo:
Está correto o que se afirma APENAS em
A estrada, a repartição pública e o terreno público sem destinação específica, nessa ordem, classificam-se como bens públicos
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do contrato administrativo, julgue os seguintes itens.
O contrato de delegação de serviço público tem por objeto a transferência da execução de um serviço do poder público ao particular.
Direito Administrativo - Licitação Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No curso de um procedimento licitatório realizado para a aquisição de computadores, um dos concorrentes foi inabilitado por não apresentar comprovação de determinado requisito ligado à regularidade fiscal. Irresignado, esse licitante ingressou com recurso contra a inabilitação, demonstrando claramente que a comprovação do requisito estava presente na documentação originalmente entregue. Porém, o recurso foi apresentado fora do prazo legal, embora antes da abertura das propostas. Frente a essa situação, a autoridade competente indeferiu o recurso, por intempestividade, mas decidiu anular, de ofício, a inabilitação, determinando que o licitante fosse considerado habilitado e que suas propostas fossem abertas juntamente com as restantes. Nessa situação, é correto afirmar que essa autoridade
deveria ter julgado procedente o recurso, uma vez que invalidou a inabilitação.
deveria ter revogado a inabilitação, em vez de anulá-la.
cometeu abuso de autoridade ao invalidar, de ofício, o ato de inabilitação.
atuou de acordo com o princípio administrativo da autotutela.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta acerca dos poderes administrativos.
O poder discricionário é um poder regrado que confere à administração, para a prática de um ato, balizas minuciosamente descritas pela lei.
O poder hierárquico é o poder-dever de punir internamente as faltas disciplinares dos servidores.
Os poderes administrativos, que nascem com a administração, são meios de que esta se vale, por seus agentes, para obter os objetivos previstos em lei, razão pela qual são considerados como poderes instrumentais.
O poder regulamentar é a faculdade de que dispõe a administração pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, as atividade e os direitos individuais em benefício da coletividade.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da responsabilidade civil, julgue os próximos itens.
Conforme entendimento jurisprudencial, a responsabilidade civil do Estado por ato judicial é subjetiva.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Com base na Lei 8.666/93, pode-se afirmar:
I. É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
II. As hipóteses de dispensa e inexigibilidade são taxativas, não sendo passíveis de ampliação pelo administrador.
III. É inexigível a licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e a repetição do procedimento gerar prejuízo para a Administração, mantidas as condições fixadas no instrumento convocatório.
IV. Poderá haver dispensa no procedimento licitatório, quando a Administração for contratar instituição brasileira cujo objetivo seja a pesquisa e que não possua fins lucrativos.
A alternativa que contém a informação correta é a
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre os atos administrativos, é correto afirmar:
Os atos administrativos que manifestem o exercício de poder de polícia dispensam observância ao princípio da proporcionalidade.
Os atos administrativos que manifestem o exercício de poder de polícia dispensam observância ao princípio da proporcionalidade.
O ato administrativo é vinculado quando ao Administrador for possível decidir agir ou não perante uma situação concreta, de acordo com seu juízo de conveniência e oportunidade.
Os atos administrativos discricionários estão submetidos aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, sendo possível sua revisão judicial na hipótese de afronta a esses princípios.
O ato administrativo jamais poderá ser convalidado se praticado por autoridade incompetente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...