Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens subseqüentes. A abrangência da legislação acerca de licitações e contratos compreende a administração direta e as entidades da administração indireta de direito público dos três poderes e das três esferas da administração. As entidades da administração indireta regidas pelas normas do direito comercial adotarão regras próprias e independentes.
Com relação aos contratos administrativos, é correto afirmar que:
o foro competente para dirimir qualquer questão relacionada ao seu objeto será o do local em que o contrato houver sido assinado, salvo estipulação em contrário.
a Administração somente poderá alterar unilateralmente o seu preço em virtude de aumento ou diminuição quantitativa do objeto contratual.
é vedada a sua rescisão unilateral sem a anuência da parte contrária.
admite-se o contrato verbal quando a licitação for inexigível.
após firmado, exige-se novo acordo entre as partes para modificação do projeto ou de especificações relacionadas à melhor adequação à sua finalidade.
De acordo com o disposto no artigo 37, XXI, da Constituição Federal, o procedimento licitatório constitui a garantia de isonomia em face dos particulares que pretendam contratar com o poder público, somente podendo ser afastado nas hipóteses previstas em lei. Nesse sentido, é correto afirmar que
a enumeração legislativa das hipóteses de inexigibilidade de licitação é exaustiva.
a singularidade do serviço é requisito essencial para o reconhecimento da situação de inexigibilidade de licitação por notória especialização.
na hipótese de os licitantes apresentarem ofertas que correspondam a preço manifestamente abaixo do mercado, a licitação deverá ser declarada deserta, autorizando-se a contratação direta.
é possível a inexigibilidade de licitação em relação a serviços de publicidade, restringindo-se, porém, às situações de notória especialização devidamente comprovada.
as hipóteses de dispensa de licitação, previstas de forma exaustiva na lei, comportam interpretação extensiva e possuem caráter vinculante, ficando a Administração impedida de instaurar procedimento licitatório caso verifique a ocorrência de uma das situações descritas na lei.
A respeito de direito administrativo, julgue os itens subseqüentes.
O direito administrativo é um ramo do direito privado.
Quanto aos contratos administrativos, é correto afirmar:
A rescisão contratual somente pode se verificar judicialmente.
A Administração Pública não poderá exigir prestação de garantia nas contratações.
O Poder Público não pode alterar o contrato unilateralmente.
A ocorrência de caso fortuito regularmente comprovado não constitui motivo para rescisão contratual.
É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado.
As proibições aos servidores públicos consistentes na coação de subordinados a filiarem-se a associação profissional, e o procedimento de forma desidiosa, sujeitam seus autores à pena disciplinar, respectivamente, de
destituição e suspensão até 90 dias.
suspensão até 60 dias e repreensão.
exoneração e advertência.
demissão e disponibilidade.
advertência por escrito e demissão.
Direito Administrativo - Tipos de Licitação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
De acordo com a Lei n. 8666/93, constituem tipos de licitação:
concorrência, pregão, tomada de preços e carta convite.
menor preço, carta convite, concorrência e pregão.
menor preço, melhor técnica, técnica e preço e maior lance.
leilão, pregão, concorrência e melhor técnica e preço.
melhor técnica, menor preço, maior lance e pregão.
A respeito de direito administrativo, julgue os itens subseqüentes.
O direito administrativo pode ser entendido como o conjunto de normas e princípios que regem a atuação da administração pública.
Acerca da estrutura e funcionamento do serviço público no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
A desconcentração pressupõe a transferência da atribuição do desempenho de certas atividades a pessoas jurídicas diversas daquela que originariamente tem ou teria titulação sobre elas.
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca da Lei n.º 8.112/1990 e suas atualizações, julgue os seguintes itens. Servidor público, sem qualquer impedimento, empossado no dia 15 de janeiro de 2005, poderá entrar em exercício no dia 3 de março de 2005.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...