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Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O poder atribuído ao Estado de condicionar e limitar o exercício de direitos relativos à liberdade e à propriedade em nome do interesse público denomina-se:
poder regulamentar;
poder hierárquico;
poder de polícia;
poder vinculado;
poder discricionário.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Pedro, policial em exercício em fórum de cidade do interior de estado da Federação, cumprindo ordens emanadas do tribunal de justiça, editadas com a finalidade de garantir a segurança nas instalações do Poder Judiciário, executou a revista de um cidadão que pretendia adentrar o recinto de sala de audiência. Para tal, apalpou-lhe a cintura de forma a detectar a presença de arma.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relacionados ao poder de polícia administrativo.
O ato da revista, no modo descrito, está conformado à proporcionalidade que se deve exigir na execução dos atos decorrentes do poder de polícia.NÃO será concedido Suprimento de Fundos ao:
servidor que já tenha recebido um suprimento no exercício;
responsável por suprimento de fundos que não tenha realizado a aplicação do suprimento de fundos anterior no prazo indicado pelo ordenador da despesa;
servidor declarado em alcance;
responsável por um suprimento de fundos de caráter sigiloso a comprovar;
servidor que não seja ocupante de cargo em comissão.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Célio tomou posse e entrou em exercício em cargo público federal em 21/10/2000. Sua aptidão e capacidade para o cargo passaram a ser avaliadas em função do estágio probatório. Quatro meses antes de findar o período de estágio probatório, a homologação da sua avaliação de desempenho foi submetida à autoridade competente.
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção incorreta a respeito do estágio probatório.Os fatores que serão levados em consideração para avaliação do desempenho de Célio no exercício do cargo são a sua assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.
A avaliação de desempenho de Célio não deveria ser submetida à homologação antes do término do período de estágio probatório.
Caso Célio não seja aprovado no estágio probatório, ele poderá ser exonerado.
Enquanto a estabilidade tem como característica principal o preenchimento de critério objetivo (decurso do tempo), o estágio probatório tem como característica da avaliação o preenchimento de critérios subjetivos.
No curso de todo o período em que Célio ficar submetido ao estágio probatório, será possível a ele o exercício de cargo em comissão ou de função de direção no órgão ou entidade em que estiver lotado.
Direito Administrativo - Geral - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Centralização é a sistemática e consistente reserva de autoridade em pontos centrais da organi-zação.
Assinale a alternativa CORRETA
A centralização estimula a iniciativa, o senso de responsabilidade, a motivação e a identifica-ção com a organização.
A centralização sempre proporciona o treinamento prático e oportuniza a comunicação com as demais áreas da organização.
A centralização sempre oportuniza a resolução de problemas específicos com maior agilidade.
A centralização significa que a maioria das decisões relativas ao trabalho é tomada em esferas distintas daquelas em que o mesmo ocorre.
A habilitação é o procedimento por meio do qual se verifica a documentação e a aptidão do licitante. O tipo de qualificação, através do qual se verifica o CNPJ da empresa, bem como é analisado se o licitante deve tributos federais, estaduais ou municipais, é a:
Capacidade técnica
Regularidade fiscal
Capacidade jurídica
Idoneidade financeira
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Em relação ao poder administrativo normativo, assinale a afirmativa verdadeira.
Admite-se, no sistema jurídico brasileiro, o regulamento autônomo.
O poder normativo das agências reguladoras pode ter caráter inovador em relação à lei.
Denomina-se regulamento o ato normativo interno de funcionamento dos órgãos colegiados.
O regulamento executivo manifesta-se por meio de decreto.
O poder normativo tem caráter vinculado.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Pedro, policial em exercício em fórum de cidade do interior de estado da Federação, cumprindo ordens emanadas do tribunal de justiça, editadas com a finalidade de garantir a segurança nas instalações do Poder Judiciário, executou a revista de um cidadão que pretendia adentrar o recinto de sala de audiência. Para tal, apalpou-lhe a cintura de forma a detectar a presença de arma.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relacionados ao poder de polícia administrativo.
A submissão pública de revista pessoal do cidadão, nessas condições, é atuação humilhante e, portanto, inconstitucional, por comprometer a dignidade da pessoa humana, visto que revela conteúdo discriminatório, ainda que se dirija a todas as pessoas, de forma indistinta.Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A concessão de serviço público é o contrato administrativo pelo qual o Poder Público transfere a um particular, sob sua fiscalização, a execução de determinada atividade de interesse coletivo. Assinale a alternativa que NÃO representa característica de tal relação contratual.
Formalismo.
Mutabilidade.
Bilateralidade.
Comutatividade.
Inexigibilidade de licitação.
É característica do ato administrativo discricionário
não poder ser questionado perante o Poder Judiciário.
permitir certa margem de escolha ao administrador, dentro de limites estabelecidos na lei.
exigir sempre motivação.
não conter aspectos de legalidade, mas apenas de mérito.
ser praticado com conteúdo precisamente determinado na lei, afastando a margem de decisão do administrador.
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