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Assinale a afirmativa falsa.
Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica.
A execução de obras e dos serviços deve programarse sempre em sua totalidade, previstos seus custos atual e final e considerados os prazos de sua execução.
As obras e serviços destinados aos mesmos fins terão projetos padronizados por tipos, categorias ou classes, exceto quando o projeto-padrão não atender às condições peculiares do local ou às exigências do empreendimento.
Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.
Será computado como valor da obra ou serviço, para fins de julgamento das propostas de preços, a atualização monetária das obrigações de pagamento, desde a data final de cada período de aferição até a do respectivo pagamento.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a doutrina e a legislação acerca de administração pública direta e indireta, atos e contratos administrativos, requisição e regime de servidores públicos federais, julgue os itens que se seguem.
A critério da administração, poderá ser concedida ao servidor ocupante de cargo efetivo, a qualquer tempo, licença para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.
Durante a fase externa da licitação na modalidade de pregão, no curso da sessão pública designada para recebimento e abertura dos envelopes contendo as propostas, poderão formular novos lances verbais e sucessivos, o autor da oferta de valor mais baixo e aqueles que apresentaram propostas com preços
até 10% superiores àquela, até a proclamação do vencedor.
inferiores a 20% àquela, limitado a 3 lances.
superiores, no máximo, a 40% em relação à de menor preço, observado como valor máximo aquele orçado pela Administração.
que não ultrapassem a 80% do valor estimado pela Administração para o correspondente contrato.
não superiores à média aritmética dos valores das propostas iguais ou superiores a 90% do valor orçado pela Administração.
É característica dos contratos administrativos sujeitos à Lei no 8.666/93
poderem possuir prazo indeterminado.
poderem ter seu objeto quantitativamente alterado pela Administração, de modo unilateral.
poderem ser rescindidos unilateralmente pela Administração, independentemente de indenização, em razão de interesse público.
não serem passíveis de rescisão provocada pelo particular contratado.
não admitirem o chamado reequilíbrio econômico-financeiro, em benefício do particular contratado, se a Administração invocar interesse público.
Direito Administrativo - Modalidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Após a publicação de edital de tomada de preços, mas antes de findo o prazo para a entrega das propostas, a autoridade administrativa competente entendeu que seria mais vantajoso para a administração ter realizado a licitação na modalidade de concorrência pública.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.
Nessa situação, se a autoridade decidisse revogar a tomada de preços, as partes na licitação não teriam direito de impugnar administrativamente o ato revogatório, por tratarse de ato plenamente discricionário.
Em caso de morte do servidor, a Lei nº 8.112/90 não reconhece a qualidade de beneficiário de pensão
ao filho inválido, enquanto durar a invalidez.
à pessoa designada, maior de 60 anos, que viva sob a dependência econômica do servidor.
ao irmão órfão, até 21 anos, que comprove dependência econômica do servidor.
ao cônjuge condenado pela prática de crime culposo de que tenha resultado a morte do servidor.
ao pai que não comprove dependência econômica do servidor.
Direito Administrativo - Serviço Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subsecutivos, concernentes aos serviços públicos. O princípio da modicidade afasta a possibilidade de adoção de serviços públicos prestados gratuitamente.
No que diz respeito aos atos administrativos, a
imperatividade, como requisito do ato, impõe ao particular o fiel cumprimento deste, mas não permite que o poder Público sujeite o administrado à execução forçada.
auto-executoriedade, requisito de validade do ato, possibilita a execução deste, independentemente de determinação judicial.
tipicidade é requisito do ato segundo o qual este deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei, em decorrência do princípio da publicidade.
presunção de legitimidade, como seu atributo, permite a imediata execução do ato.
a situação de direito ou de fato, que determina ou autoriza a realização do ato, corresponde ao atributo denominado motivo.
Não se insere no rol de serviços técnicos especializados, assim considerados pela legislação federal de licitações:
treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.
restauração de obras de arte e bens de valor histórico.
pareceres, perícias e avaliações em geral.
serviços de publicidade e divulgação.
patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
É característica do exercício do poder discricionário pelo administrador público
ser passível de controle jurisdicional somente quanto à legalidade.
verificar-se somente em matéria de poder regulamentar.
ser insuscetível de controle via poder hierárquico.
prescindir de fundamento de legalidade.
prescindir de motivação.
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