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Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
O poder de polícia está intimamente relacionado, de um lado, com as prerrogativas da administração pública para garantia do bem-estar coletivo, e, de outro, com as liberdades individuais dos cidadãos. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
A circunstância de determinada infração administrativa configurar crime não inibe a sanção do poder de polícia.
NÃO constitui motivo, dentre outros, para a rescisão do contrato administrativo do contratado, se ocorreu em relação a ele a
requisição de inquérito policial.
decretação de falência.
instauração de insolvência civil.
dissolução da sociedade.
alteração social que prejudique a execução do contrato.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
O poder de polícia está intimamente relacionado, de um lado, com as prerrogativas da administração pública para garantia do bem-estar coletivo, e, de outro, com as liberdades individuais dos cidadãos. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
O mandado de segurança pode ser utilizado preventivamente para obstar punição decorrente do poder de polícia.
O retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, decorrente de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo, denomina-se:
reversão
recondução
reintegração
readaptação
aproveitamento
No que diz respeito ao empenho da despesa, pode-se afirmar que
o empenho poderá exceder o limite do crédito concedido se houver superavit financeiro.
será permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.
é absoluta a vedação da realização da despesa sem prévio empenho.
o empenho é ato administrativo destinado a cientificar o devedor sobre a existência de uma despesa.
a emissão de nota de empenho, sendo obrigatória, não poderá ser dispensada em hipótese alguma.
Relativamente à responsabilidade do servidor público, assinale a afirmativa falsa
A responsabilidade penal abrange exclusivamente os crimes imputados ao servidor, nessa qualidade.
As sanções penais, civis e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si
A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores do servidor, até o limite do valor da herança recebida.
A responsabilidade administrativa não pode subsistir quando houver absolvição criminal que negue a existência do fato.
A responsabilidade civil-administrativa pode resultar de ato comissivo ou omissivo.
Considere as afirmações relativas aos contratos da administração.
I. A imprevisão não encontra amparo na lei que instituiu normas para licitações e contratos na administração pública, tratando-se de teoria largamente aceita.
II. O fato do príncipe caracteriza-se pela alteração unilateral do contrato pela administração pública.
III. Tanto a teoria da imprevisão quanto o fato do príncipe podem, por acordo das partes, ensejar a alteração dos contratos pertinentes a obra, serviço ou fornecimento à administração pública.
Está correto APENAS o que se afirma em:
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
O servidor público civil estável pode perder o cargo:
I - por sentença judicial, ainda que sujeita a recurso;
II - em virtude de processo administrativo disciplinar em que lhe seja assegurada ampla defesa;
III - em virtude de diplomação como vereador municipal;
IV - em virtude de sua convocação para o serviço militar.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
apenas I está correta;
II e III estão corretas;
I e III estão corretas;
apenas II está correta;
apenas III está correta.
Assinale, no rol abaixo, a situação que acarreta a pena de demissão, mas não veda o retorno ao serviço público federal
Crime contra a administração pública.
Improbidade administrativa.
Aplicação irregular de dinheiros públicos.
Lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional.
Revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo.
De acordo com o ensinamento predominante na doutrina brasileira, pode-se identificar na organização administrativa pátria, como fruto da desconcentração, no plano federal,
uma fundação pública.
um ministério.
uma autarquia qualificada como agência executiva.
uma sociedade de economia mista.
uma agência reguladora.
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