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Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Julgue os itens que se seguem, relativos ao direito administrativo e aos seus processos administrativos.
O princípio da informalidade do processo administrativo dispensa as formas rígidas e os ritos sacramentais. Nesse caso, todos os registros serão feitos de forma suscinta e a ausência de alguma formalidade, mesmo quando determinada em lei, somente acarretará nulidade se houver prova efetiva de prejuízo.
Considere as afirmações abaixo, quanto às denúncias sobre irregularidades praticadas por servidor público e seus requisitos para merecer apuração pela Administração Pública.
I. Deverão conter a identificação e o endereço do denunciante.
II. Poderão ser anônimas, desde que o fato narrado configure infração disciplinar ou penal.
III. Deverão ser formuladas por escrito, com a autenticidade confirmada.
IV. Serão apuradas mesmo quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou penal.
São corretos APENAS
I e III
I e IV
II
III e IV
IV
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
A administração pública, em sentido formal, é o conjunto de órgãos instituídos para a consecução dos objetivos dos governos; em sentido material, é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral; em acepção operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade. No que se refere à administração pública, aos seus agentes e aos serviços públicos que realiza, julgue os itens que se seguem.
Constitui ato de improbidade administrativa retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.
Considere as afirmações relativas ao regime jurídico.
I. A administração pública pode submeter-se a regime jurídico de direito público ou a regime jurídico de direito privado.
II. A administração pública submete-se ao regime jurídico de direito privado nas suas relações com os particulares.
III. Cabe à administração a prerrogativa de escolha entre o regime de direito público ou o de direito privado, valendo-se da discricionariedade.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
O servidor público praticou, no exercício de função, fato do qual pode ocorrer sua responsabilização civil, penal e administrativa. O processo criminal encerrou-se com sentença de absolvição que negou a autoria. Nesse caso,
a autoria pode vir a ser provada no processo administrativo e no processo civil.
a responsabilidade administrativa do servidor fica afastada.
a responsabilização administrativa é independente da penal e, portanto, a sentença não tem nenhum reflexo na esfera administrativa.
o processo administrativo prossegue normalmente porque só a negativa de existência do fato em sentença penal impede o prosseguimento.
o processo administrativo prossegue normalmente porque só a negativa de autoria do fato em sentença civil impede o prosseguimento.
Os contratos administrativos devem adotar a forma escrita, salvo se
resultantes de licitação efetuada sob a modalidade de convite.
destinados a compras de pequeno valor e pronto pagamento.
destinados a compras e serviços de valor para o qual é dispensada a licitação.
houver autorização expressa da autoridade superior.
essa exigência não constar do edital da respectiva licitação.
A Administração contrata com determinada sociedade de prestação de serviços de engenharia a execução da obra de um edifício, definitivamente recebido em 13 de março de 2002. Em 30 de maio de 2003, dentro do prazo de garantia previsto pela legislação civil, percebe-se que o edifício apresenta rachaduras e vícios estruturais, que comprometem a solidez e segurança da obra. Nessa hipótese, a Administração
pode exigir do prestador de serviços o pagamento da indenização correspondente.
pode rescindir o contrato e executar a respectiva garantia.
pode devolver o prédio, recebendo do prestador de serviços o respectivo preço.
nada pode fazer, pois o objeto do contrato fora objeto de vistoria, previamente ao recebimento definitivo.
deverá providenciar os reparos às suas próprias expensas e voltar-se regressivamente contra o servidor que recebeu o objeto do contrato.
A declaração de desnecessidade de cargo público, prevista no parágrafo 3º do artigo 41 da Constituição Federal, implica:
disponibilidade do servidor, estável ou não.
demissão do servidor não estável.
disponibilidade remunerada proporcionalmente ao tempo de contribuição.
extinção do cargo público.
eventual aproveitamento do servidor colocado em disponibilidade em outro cargo.
Entendem-se por cláusulas exorbitantes dos contratos administrativos aquelas que
são resultado de alterações efetuadas no contrato, unilateralmente ou por mútuo consentimento entre as partes, após a sua celebração.
conferem à Administração poderes especiais de alteração e rescisão do contrato, que não são aplicáveis aos contratos no direito privado.
são nulas de pleno direito por conferirem ao particular posição dominante, contrária ao interesse público.
não se compreendem no objeto principal da contratação e dizem respeito a obrigações acessórias, tanto do particular quanto da Administração.
decorrem do conteúdo mínimo do contrato, disposto tanto pela lei quanto pelo respectivo edital, e que não podem ser objeto de discussão entre as partes.
Direito Administrativo - Lei 8.112/90 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
De acordo com a Lei n.º 8.112/1990, assinale a opção correta a respeito das formas de provimento dos cargos públicos.
Reintegração é a investidura de servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.
Recondução é o retorno de servidor público estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou de reintegração do anterior ocupante.
Reversão é a reinvestidura de servidor estável no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão.
Aproveitamento é a passagem de servidor estável de cargo efetivo para outro de igual denominação, pertencente a quadro de pessoal diverso, de órgão ou instituição do mesmo poder.
Readaptação é o deslocamento do servidor, a pedido, no âmbito do mesmo quadro com mudança de sede.
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