Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em se tratando de responsabilidade, diz-se que as sanções civis, penais e administrativas podem cumular-se, sendo independentes entre si. Todavia, a responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de
decisão civil que reconheça a falta de provas da autoria.
decisão criminal que reconheça a falta de provas da autoria.
sentença civil que reconheça a inexistência de prova da culpa do servidor.
absolvição criminal que negue a autoria.
sentença civil ou criminal que reconheça, indevidamente ou não, a prescrição.
Margarida, servidora pública federal, foi aprovada em concurso público para cargo diverso daquele que atualmente exerce. Na data da publicação do ato de provimento para o novo cargo, Margarida está afastada para servir em organismo internacional de que o Brasil participa. Nesse caso, a posse ocorrerá no prazo de
15 (quinze) dias, contados do término do afastamento do cargo que exerce.
15 (quinze) dias, contados da publicação do ato de provimento.
30 (trinta) dias, contados do término do afastamento do cargo que exerce.
30 (trinta) dias, contados da publicação do resultado final do concurso.
30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento.
A família de determinado servidor público faz jus, em razão de situação excepcional, a benefício consistente em dois terços da remuneração do respectivo servidor. Está-se diante, nesse caso, de:
TEXTO História da Farmácia no Brasil
O Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza, trouxe o 1.º Boticário do Brasil, Diogo de Castro, formado na Universidade de Coimbra.
Durante o Brasil-Colônia, medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados em boticas. Nas cidades e locais distantes eram vendidos por mascates. Jesuítas tinham nos acampamentos distantes uma pequena botica, e depois junto aos colégios para atender somente aos membros e alunos. A população preferia atendimento dos religiosos, por causa dos erros no aviamento e substituições.
O boticário em frente ao doente manipulava e produzia medicamentos, de acordo com a farmacopéia e a prescrição dos médicos.
(Disponível em cfr-pr.org.br) http://www.crf-pr.org.br/)
Quanto aos poderes inerentes a Administração Pública é INCORRETO afirmar:
O Poder regulamentar ou poder normativo pode ser definido como o poder que cabe ao Chefe do Poder Executivo da União, dos Estados e dos Municípios, de editar normas complementares à lei, para a sua fiel execução.
O Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos, não podendo nem mesmo o Poder Judiciário modificar o conteúdo da decisão do competente processo administrativo.
É através do Poder hierárquico que se define as atribuições dos vários órgãos administrativos, cargos e funções e, para que haja harmonia e unidade de direção, ainda estabelece uma relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos que integram a Administração Pública.
Considera-se Poder de Polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina de produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
O Poder discricionário implica liberdade de atuação do administrador, desde que respeitado os limites impostos pela lei.
Assinale a alternativa incorreta:
é essencial para a existência da responsabilidade civil que o ato culposo do servidor cause dano patrimonial à Administração;
a responsabilização civil de servidor por danos causados a terceiros no exercício de suas atividades funcionais depende, primeiramente, de comprovação de sua culpa;
a comprovação de culpa, por sua vez, decorre de ação regressiva proposta pela pessoa jurídica de Direito Público depois de condenada à reparação;
a Administração tem assegurado, nos casos de dolo e culpa, o direito de regresso contra o responsável;
emprego público constitui núcleo de encargo de trabalho permanente, a ser preenchido por titular de cargo efetivo, sob regime estatutário.
A vacância do cargo público decorrerá, dentre outras hipóteses, de
falecimento, ou readaptação, ou posse em outro cargo cumulável.
exoneração, ou demissão, ou remoção.
falecimento, ou readaptação, ou posse em outro cargo inacumulável.
promoção, ou aposentadoria, ou ascensão.
demissão, ou exoneração, ou transferência.
André, procurador aposentado de órgão público federal, é convidado a ocupar o cargo em comissão de diretor de departamento em autarquia da União. Durante o tempo em que estava aposentado do cargo de procurador, André não deixou de exercer atividades laborativas no setor privado.
Quanto às regras regentes da situação em questão, é correto afirmar que:
Considerando a Lei 8666/93, que institui normas para licitações e contratos da administração pública, indique a opção falsa.
Exige que as obras e os serviços somente poderão ser licitados quando houver previsão de recursos orçamentários para o órgão licitante.
Estabelece que, no caso de licitação de obras e serviços, o capital mínimo ou o valor do patrimônio líquido exigido para a qualificação dos licitantes não pode exceder a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação.
Permite a alteração do contrato, por acordo entre as partes, para a manutenção do equilíbrio econômico e financeiro, previsto inicialmente, quando fatos imprevisíveis e bem comprovados ocorrerem em detrimento deste contrato.
Permite a exigência de quantidades mínimas de obras ou parcelas de obras relevantes, nos atestados de capacitação técnica do técnico-profissional do quadro permanente da empresa licitante.
Permite que qualquer cidadão requeira à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.
Em determinado processo de licitação, do tipo menor preço, sem fixação de preço máximo, para a contratação de serviços de engenharia, o valor orçado pela Administração foi de R$ 109.000,00. Nesse processo, compareceram apenas as empresas A, B e C, que foram habilitadas e ofereceram propostas, respectivamente, no valor de R$ 110.000,00; R$ 90.000,00 e R$ 50.000,00. Considerando os preços oferecidos e considerando que nenhuma das empresas licitantes possui situação que justifique composição de custos diversa da do mercado, a empresa que deve ser considerada vencedora é a
A, sendo as empresas B e C desclassificadas.
B, sendo as empresas A e C desclassificadas.
C, ficando a empresa B em segundo lugar e a empresa A em terceiro.
B, ficando a empresa A em segundo lugar e sendo a empresa C desclassificada.
C, ficando a empresa B em segundo lugar e sendo a empresa A desclassificada.
A Lei nº 9.784, de 29/01/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, impôs a observância de alguns princípios já previstos expressamente na Constituição então vigente, tais como os de
legalidade, moralidade, eficiência e ampla defesa.
legalidade, razoabilidade, publicidade e economicidade.
legitimidade, segurança jurídica, economicidade e publicidade.
eficiência, eficácia, impessoalidade e proporcionalidade.
impessoalidade, publicidade, motivação e eficácia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...