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A concessão de serviço público se dá por meio de
lei e opera a transferência da titularidade do serviço público do Poder Público para o concessionário.
ato administrativo unilateral e opera a transferência da titularidade do serviço público do Poder Público para o concessionário.
contrato e opera a transferência da titularidade do serviço público do Poder Público para o concessionário.
contrato e opera a transferência da execução do serviço público do Poder Público para o concessionário.
ato administrativo unilateral e opera a transferência da execução do serviço público do Poder Público para o concessionário.
Theodósio, servidor público, foi convidado a cursar pósgraduação no exterior. Foi-lhe deferido o requerimento de afastamento para realizar esse estudo. Nesse caso,
os vencimentos serão suspensos, visto que o afastamento é concedido para tratar de interesse particular.
uma futura ausência do país só será possível se decorrido um ano de seu retorno.
jamais lhe será concedida exoneração antes de decorrido, após o retorno, período igual ao do afastamento.
essa ausência terá prazo de até três anos, permitida uma prorrogação, por igual período.
o prazo máximo de ausência não excederá a quatro anos.
A estabilidade é adquirida pelo servidor público nomeado para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso público:
Quando o servidor público toma posse no cargo, ocorre
a investidura.
a nomeação.
a vacância.
a promoção.
o provimento.
Pompeu, servidor público aposentado, que está em débito com Órgão da Administração que lhe paga a remuneração e tem a aposentadoria cassada, terá o prazo de
30 (trinta) dias para quitar o débito, sob pena de ser inscrito em dívida ativa.
30 (trinta) dias para quitar o débito, sob pena de arresto, seqüestro ou penhora.
60 (sessenta) dias para quitar o débito, sob pena de ser inscrito em dívida ativa.
60 (sessenta) dias para quitar o débito, sob pena de arresto, seqüestro ou penhora.
60 (sessenta) dias para quitar o débito, mas, em não sendo possível, poderá obter o parcelamento em parcelas não inferiores a 10% (dez por cento) de sua remuneração.
Michele, servidora pública de autarquia federal há 5 anos, requer sua aposentadoria. Anteriormente, Michele ocupou, por 6 anos, cargo na Administração Pública Direta da União. Antes de ingressar na Administração Pública, foi funcionária registrada em empresa de gestão de recursos humanos. Michele possui idade suficiente para requerer a aposentadoria voluntária. Nesse caso, Michele:
O princípio da moralidade administrativa diz respeito
à moral paralela, que, embora ilegítima, deve ser acatada, porque é lícita.
à economia interna da Administração, excluída sua apreciação pelo Poder Judiciário.
à desonestidade e, portanto, se subordina ao interesse público ou finalidade do ato.
ao conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administração.
De acordo com o que ensina Hely Lopes Meirelles, a administração é dotada de poderes administrativos, consectários e proporcionais aos encargos que lhe são atribuídos, que se constituem em instrumentos de trabalho, adequados à realização das tarefas administrativas.
Assinale a alternativa que apresenta um poder administrativo conceituado incorretamente.
PODER DISCIPLINAR - É a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços de Administração.
PODER DE POLÍCIA - É a faculdade de que dispõe o Poder Executivo, quando está em jogo a segurança da coletividade, de empregar a força policial para garantir a tranqüilidade pública.
PODER DISCRICIONÁRIO - É o poder que o direito concede à administração, de modo explícito ou implícito, dentro dos limites permitidos pela lei, para a prática de atos administrativos, com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo.
PODER REGULAMENTAR - É a faculdade de que dispõem os chefes de executivos (Presidente da República, Governadores e Prefeitos) de explicar a lei para sua correta execução ou expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência, ainda não disciplinada por lei.
O poder vinculado ou regrado da Administração Pública, na sua maior incidência, conquanto não seja incompatível contrapõe-se ao exercício do
Acerca da encampação (ou resgate) é errado afirmar que:
o ato constitui forma de extinção de concessão e/ou permissão de serviço público;
se trata de ato unilateral pautado em motivo de conveniência e oportunidade administrativa;
a encampação, por ato do concedente, não gera indenização desde que seja o concessionário notificado no prazo de trinta dias;
pode ocorrer à encampação mesmo que o concessionário não tenha dado causa ao ato extintivo;
o ato também pode ser considerado como modo coativo de retomada do serviço público pelo poder concedente.
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