Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A penalidade por infração disciplinar cometida por servidor público será aplicada
pelo juiz, homologando processo administrativo conduzido pela Administração.
pela Administração, após processo administrativo.
pela Administração, após processo judicial.
pela Administração, dispensado qualquer processo.
pelo juiz, após regular processo judicial movido pelo Ministério Público.
Indique qual alternativa está de acordo com a definição a seguir: "Autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, cujo objetivo é fiscalizar e disciplinar todas as operações realizadas em bolsas de valores e no mercado de capitais."
CVM - Comissão de Valores Mobiliários
CETIP - Central de Custódia e Liquidação de Títulos Privados
BM&F - Bolsa de Mercadorias & Futuros.
BACEN - Banco Central do Brasil.
SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
Marta é servidora pública federal, residente da cidade de São Paulo. Em 2015 Marta foi removida para nova Sede com a finalidade de ocupar Cargo em Comissão de natureza especial, em uma cidade do interior paulista, na qual reside Marcos, seu marido, em imóvel de sua propriedade. Solicitou, assim, auxílio-moradia. A decisão do Analista de Recursos Humanos deve ser:
Autoridade competente determinou à servidora pública Maria das Dores que se submetesse à inspeção médica, mas ela recusou-se, sem apresentar nenhuma justificativa. Nesse caso, Maria das Dores será punida com suspensão de
até 15 (quinze) dias, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.
15 (quinze) dias, obrigatoriamente.
até 15 (quinze) dias, permanecendo os efeitos da penalidade, ainda que cumprida a determinação.
até 90 (noventa) dias, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.
90 (noventa) dias, permanecendo os efeitos da penalidade, ainda que cumprida a determinação.
A vedação da aplicação retroativa da nova interpretação da norma administrativa ampara-se no princípio da
Sobre os princípios da administração pública, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O princípio da motivação determina que os motivos do ato praticado devem ser determinados pelo mesmo órgão que tenha tomado a decisão.
( ) O princípio da legalidade diz que a administração pública somente pode impor obrigações em virtude de lei; direitos, por sua vez, podem ser concedidos por atos administrativos.
( ) No princípio da segurança jurídica, o ordenamento jurídico em vigor veda, no âmbito da União, a aplicação retroativa de nova interpretação jurídica.
( ) Não constava, expressamente no texto original da constituição Federal, o princípio da eficiência, tendo sido inserido posteriormente por emenda constitucional.
( ) O princípio da razoável duração do processo não se estende, pelo menos expressamente, aos processos administrativos.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Na ordem constitucional brasileira, os seguintes serviços públicos podem ser concedidos para a execução por particulares, exceto:
serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens
Determinado servidor, ocupante do cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, está prestes a completar 03 (três) anos de serviço público. Ao realizar avaliação especial de desempenho, constata-se que o servidor demonstra desconhecimento quanto à noção de pesquisa e atividade estatística. Diante desse fato, aponte a medida adequada:
A responsabilidade civil da pessoa jurídica, concessionária de serviço público, relativa aos danos causados aos usuários dos serviços por ela prestados:
Com relação ao ato administrativo discricionário, é CORRETO afirmar que:
não pode haver, em hipótese alguma, controle judicial e a administração tem liberdade para atuar;
o controle judicial é possível, mas terá que respeitar a discricionariedade administrativa nos limites em que ela é assegurada à administração pela lei;
a administração age compelida por motivos de força maior ou em estado de necessidade, sem o controle judicial;
a administração se vincula apenas a uma lei de ordem pública, não podendo haver o controle judicial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...