Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atos discricionários são os que a Administração pode praticar com liberdade de escolha de seu conteúdo, de seu destinatário, de sua conveniência, de sua oportunidade e do modo de sua realização. Sobre a competência discricionária, a faculdade discricionária e o poder discricionário da Administração, assinale a afirmativa correta.
Uma autarquia federal divulgou edital de licitação para a concessão da exploração de uma rodovia que interliga diversos Estados da Federação. A exploração do serviço será precedida de obras de duplicação da rodovia. Como o fluxo esperado de veículos não é suficiente para garantir, por meio do pedágio, a amortização dos investimentos e a remuneração do concessionário, haverá, adicionalmente à cobrança do pedágio, contraprestação pecuniária por parte do Poder Público.
Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
Dentre as alternativas abaixo, NÃO constitui pena disciplinar:
a multa.
a demissão.
a repreensão.
a indenização.
a cassação de aposentadoria.
O processo admissional no serviço público compreende uma série de regras que objetivam a instrumentalização e a formalização dos mecanismos afetos à estrutura da força de trabalho e composição do quadro de pessoal de cada órgão.
Em relação às formas de provimento aplicadas aos entes integrantes da Administração Pública Federal sujeitos ao regime de direito público, é correto afirmar que:
Para a aquisição de bem imóvel pelo Poder Público, mediante compra e venda, é dispensável a
prévia avaliação.
licitação.
existência de dotação orçamentária.
demonstração da necessidade do imóvel para a Administração.
documentação de regularidade de registro do imóvel.
Em relação à conveniência e oportunidade do ato administrativo, assinale a afirmativa correta.
O pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo denomina-se:
Assinale a alternativa CORRETA:
São requisitos básicos para investidura em cargo público a nacionalidade brasileira, a quitação com as obrigações militares e eleitorais, a capacidade civil, o gozo dos direitos políticos, o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo e aptidão física e mental.
O concurso público terá validade de até 3 (três) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
O servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 12 (doze) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.
A assiduidade e a produtividade são os únicos fatores observados durante o período de estágio probatório.
O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.
A disponibilidade decorrerá:
da demissão do servidor.
da extinção do cargo ou da declaração da sua desnecessidade
de pedido do servidor.
de reversão
Flávia, Analista Censitária do IBGE, foi designada como responsável pela reorganização do quadro de pessoal em razão de duas situações específicas:
I. O IBGE está promovendo concurso público para aquisição de pessoal para o setor administrativo.
II. O IBGE está promovendo processo seletivo simplificado para aquisição de pessoal para atividades de recenseamento.
Em relação aos processos que estão ocorrendo, é correto afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...