Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise cada item e verifique os falsos e verdadeiros, acerca do Concurso Público:
( ) O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.
( ) O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos a contar de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
( ) O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Boletim Oficial do Município ou em jornal diário de grande circulação.
( ) Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior, com prazo de validade não expirado.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, V, F, V.
F, F, V, F.
F, V, F, V.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
A partir de 04 de janeiro de 2012, para requerer o Certificado de Registro Cadastral, de que trata o artigo 35 da Lei nº 8.666/93, passou a ser exigida dos interessados como documentação relativa à regularidade fiscal, a prova de
inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho.
inscrição no cadastro de contribuinte estadual ou municipal, se houver.
regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal.
regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Conhecendo-se as peculiaridades que distinguem a invalidação da revogação dos atos administrativos, pode-se afirmar que:
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
O Tribunal de Contas da União (TCU), ao realizar uma inspeção extraordinária em determinada autarquia federal, detectou indícios de irregularidades e antieconomicidade em contrato de prestação de serviços celebrado pela entidade com empresa privada. Após assegurar às partes interessadas o contraditório e a ampla defesa, o TCU confirmou a ocorrência das irregularidades e sustou a execução do contrato, além de aplicar ao responsável multa e determinar a recomposição do dano causado ao erário.
À luz da situação hipotética descrita, a atuação do TCU foi juridicamentecorreta, uma vez que observou o devido processo legal antes de prolatar sua decisão.
correta, uma vez que a sustação da execução do contrato visou a minimizar o dano causado ao erário.
incorreta, uma vez que o TCU não tem competência para realizar inspeções extraordinárias em autarquias federais.
incorreta, uma vez que o TCU não tem competência para determinar a recomposição do dano ao erário, cabendo-lhe provocar o Poder Judiciário para tanto.
incorreta, uma vez que a competência para a sustação da execução contratual é primariamente do Congresso Nacional.
Nos termos da Lei nº 8.666/1993, no que concerne aos contratos administrativos, é dispensável o "termo de contrato" e facultada sua substituição por outros instrumentos hábeis, a critério da Administração e independentemente de seu valor, nos casos de compra com entrega imediata e
parcial dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive assistência técnica.
integral dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive assistência técnica.
integral dos bens adquiridos, dos quais resultem obrigações futuras, excluída assistência técnica.
parcial dos bens adquiridos, dos quais resultem obrigações futuras, inclusive assistência técnica.
integral dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras, excluída assistência técnica.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
São princípios da Administração Pública, EXCETO:
impessoalidade.
publicidade.
eficácia.
moralidade.
legalidade.
Direito Administrativo - Serviço Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que concerne a serviços públicos, julgue os próximos itens.
A conservação de logradouros públicos constitui exemplo de serviço público indivisível, cujos usuários são indeterminados e indetermináveis.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa correta.
São estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
O servidor público estável não poderá perder o cargo por decisão judicial, mesmo transitada em julgado, havendo a necessidade da instauração de processo administrativo.
Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
São estáveis após um ano de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
Como condição para a aquisição da estabilidade, não é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
De acordo com Heli Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro, 1999), a Administração Pública, subjetivamente, é o conjunto de órgãos a serviço do Estado, e, objetivamente, é a expressão do Estado que age para a satisfação de seus fins. A administração pública brasileira pode ser classificada em administração direta e administração indireta.
As associações corretas são:
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de penalidades e do processo administrativo disciplinar, julgue os itens a seguir com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990 e alterações.
O registro da penalidade de advertência aplicada a servidor público será cancelado após o decurso de três anos, desde que ele não pratique nova infração disciplinar nesse período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...