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De acordo com a Lei n.° 8.429/92, é correto afirmar que
a posse de agente público fica condicionada à apresentação de declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio pessoal.
os atos de improbidade administrativa não apresentam a mesma definição nos âmbitos federal, estadual e municipal.
para a configuração de ato de improbidade, é indispensável que tenha havido prejuízo ao Erário ou enriquecimento ilícito do agente.
os titulares de mandato eletivo não se sujeitam às sanções por prática de ato de improbidade.
compete, privativamente, ao Ministério Público propor ação por prática de ato de improbidade administrativa.
Dentro do Poder Regulamentar do Estado, indique a alternativa incorreta:
a eficácia do regulamento, como ato administrativo que é, não alcança os particulares;
o regulamento, embora não possa modificar a lei, tem a missão de explicá-la e de prover sobre minúcias por ela não abrangidas;
há leis em que a edição de regulamento para sua execução constitui ato facultativo do Executivo;
existe mecanismo judicial contra a omissão do Executivo em editar decreto regulamentador;
o regulamento, ainda que autônomo ou independente, não pode dispor sobre organização do Ministério Público.
Em relação ao poder disciplinar da Administração, assinale a alternativa incorreta:
a punição disciplinar e a criminal têm fundamentos diversos, e diversa é a natureza das penas;
há possibilidade de aplicação conjunta de penas (criminal e disciplinar) sem caracterizar "bis in idem";
não se pode, apenas, aplicar punição administrativa (disciplinar) e punição penal (criminal), para a mesma infração;
o poder disciplinar se caracteriza pelo discricionarismo, pois não está vinculado à prévia definição da lei sobre a infração funcional e a respectiva sanção;
todo o chefe tem o poder e o dever de punir o subordinado quando este der ensejo (mediante prática de ilícito administrativo ou de infração penal que tenha conexão com o exercício do cargo), ou, quando lhe faltar competência (ao chefe), tem ele a mesma obrigação de levar o fato ao conhecimento da autoridade competente, sob pena de praticar condescendência criminosa.
Acerca das sanções previstas no art. 12 da Lei nº 8.429/92 para os responsáveis por atos de improbidade administrativa, é correto afirmar que
sua aplicação não admite graduação alguma.
sua aplicação depende da efetiva ocorrência de lesão ao patrimônio público.
podem ser aplicadas cumulativamente.
sua aplicação depende da manifestação desfavorável do Tribunal de Contas.
sua aplicação exclui a incidência de penas disciplinares ou criminais relativamente ao mesmo fato.
As ações judiciais que busquem o ressarcimento de danos decorrentes da prática de ato de improbidade
prescrevem em 5 anos, contados da data do fato.
prescrevem em 5 anos, contados do término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.
prescrevem em 10 anos, contados da data do fato.
prescrevem em 10 anos, contados do término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.
são imprescritíveis.
É incorreto afirmar que no processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal será observado o critério de:
divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.
impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados.
possibilidade de renúncia total ou parcial de competências pela autoridade administrativa independente de autorização legal.
proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.
indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinam a decisão.
A lei outorgou à Administração Pública, poderes para que esta possa executar melhor os seus objetivos, estando entre estes poderes o de _____________ que serve para condicionar o gozo de bens e direitos dos indivíduos a fim de evitar prejuízos a toda a Coletividade. A alternativa que preenche corretamente a lacuna é
regulamentação.
hierarquia.
disciplina.
polícia.
De acordo com o que ensina Hely Lopes Meirelles, a administração é dotada de poderes administrativos, consectários e proporcionais aos encargos que lhe são atribuídos, que se constituem em instrumentos de trabalho, adequados à realização das tarefas administrativas.
Assinale a alternativa que apresenta um poder administrativo conceituado incorretamente.
PODER DISCIPLINAR - É a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços de Administração.
PODER DE POLÍCIA - É a faculdade de que dispõe o Poder Executivo, quando está em jogo a segurança da coletividade, de empregar a força policial para garantir a tranqüilidade pública.
PODER DISCRICIONÁRIO - É o poder que o direito concede à administração, de modo explícito ou implícito, dentro dos limites permitidos pela lei, para a prática de atos administrativos, com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo.
PODER REGULAMENTAR - É a faculdade de que dispõem os chefes de executivos (Presidente da República, Governadores e Prefeitos) de explicar a lei para sua correta execução ou expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência, ainda não disciplinada por lei.
TEXTO História da Farmácia no Brasil
O Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza, trouxe o 1.º Boticário do Brasil, Diogo de Castro, formado na Universidade de Coimbra.
Durante o Brasil-Colônia, medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados em boticas. Nas cidades e locais distantes eram vendidos por mascates. Jesuítas tinham nos acampamentos distantes uma pequena botica, e depois junto aos colégios para atender somente aos membros e alunos. A população preferia atendimento dos religiosos, por causa dos erros no aviamento e substituições.
O boticário em frente ao doente manipulava e produzia medicamentos, de acordo com a farmacopéia e a prescrição dos médicos.
(Disponível em cfr-pr.org.br) http://www.crf-pr.org.br/)
Quanto aos poderes inerentes a Administração Pública é INCORRETO afirmar:
O Poder regulamentar ou poder normativo pode ser definido como o poder que cabe ao Chefe do Poder Executivo da União, dos Estados e dos Municípios, de editar normas complementares à lei, para a sua fiel execução.
O Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos, não podendo nem mesmo o Poder Judiciário modificar o conteúdo da decisão do competente processo administrativo.
É através do Poder hierárquico que se define as atribuições dos vários órgãos administrativos, cargos e funções e, para que haja harmonia e unidade de direção, ainda estabelece uma relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos que integram a Administração Pública.
Considera-se Poder de Polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina de produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
O Poder discricionário implica liberdade de atuação do administrador, desde que respeitado os limites impostos pela lei.
Não respondem pela prática de ato de improbidade administrativa
os titulares de cargo em comissão.
os titulares de mandato eletivo.
os sucessores daquele que enriqueceu ilicitamente, além do limite do valor da herança.
os agentes públicos não remunerados.
os membros do Poder Judiciário.
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