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Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com fundamento na Constituição de 1988 e na doutrina do direito administrativo brasileiro, julgue os itens que se seguem.
Segundo a doutrina majoritária do direito administrativo brasileiro, a discricionariedade é um dos atributos do poder de polícia, podendo ser observada na concessão de autorização para porte de arma.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
O exercício do poder de polícia não é, na sua essência, condizente nem compatível com a prática de ato administrativo que seja do tipo
enunciativo
negocial
normativo
ordinatório
punitivo
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Euclides da Cunha (FEC) - 2003
A faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado é o poder:
disciplinar;
arbitrário;
vinculado;
discricionário;
de polícia.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Alguns atos de improbidade administrativa importam enriquecimento ilícito, enquanto outros causam prejuízo ao erário. Outros, ainda, atentam contra os princípios da Administração Pública. Todavia, NÃO é ato de improbidade administrativa
permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.
deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo.
retardar ou deixar de praticar ato de ofício, declinando suas justificativas.
liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes.
usar, em proveito próprio, bens integrantes do acervo patrimonial público.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
A Lei no 8.429/92, conhecida como "Lei de Improbidade Administrativa", determina, ao fixar as penas previstas para a prática dos atos descritos, que
o Juiz, na fixação das penas, levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.
suas cominações e as sanções penais, civis e administrativas pelos mesmos fatos são interdependentes
a sanção de suspensão de direitos políticos tem seu limite máximo no direito brasileiro fixado em 8 anos.
a multa civil tem seu limite máximo fixado em até cem vezes o valor da remuneração do servidor agente.
o ressarcimento integral do dano ao erário consiste no confisco e na perda de bens até esse valor.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Euclides da Cunha (FEC) - 2003
Relativamente ao poder disciplinar pode-se afirmar que:
é sempre discricionário;
a discricionariedade existe limitadamente, nos procedimentos previstos para apuração da falta;
a lei não permite à administração o poder de levar em consideração, na escolha da pena, a natureza e a gravidade da infração;
o princípio da verdade sabida continua em vigor;
nenhuma infração poderá ser apreciada sem prévia cominação.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Temístocles, alegando motivos relacionados com sua convicção política, negou-se a prestar o serviço militar e, alegando as mesmas convicções, recusou-se a cumprir obrigação alternativa. Nesse caso, Temístocles
está correto em seu procedimento, visto que ninguém pode ser obrigado a fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
alegou legítima escusa de consciência, uma vez que sua convicção política é contrária à prestação de qualquer serviço ao Estado.
alegou legítima escusa de consciência, uma vez que sua convicção política é contrária à prestação de qualquer serviço ao Estado.
terá seus direitos políticos suspensos e essa situação perdurará até que cumpra a obrigação alternativa.
não tem direito à escusa de consciência porque o serviço militar é obrigação imposta a todos os brasileiros.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Sob o aspecto do poder de polícia, considere que a Administração pratique as seguintes ações:
I. Interditar uma fábrica que vinha contaminando o seu solo e o de sua vizinhança.
II. Conceder alvará para o exercício de determinada profissão, por terem sido atendidos todos os requisitos necessários.
I e II dizem respeito, respectivamente, à
executoriedade e à discricionariedade.
discricionariedade e à coercibilidade.
coercibilidade e à discricionariedade.
vinculação e à coercibilidade.
executoriedade e à vinculação.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Considere as afirmações quanto aos atos de improbidade administrativa, nos termos da Lei no 8.492, de 02/06/1992.
I. As disposições dessa lei não podem ser aplicáveis àquele que, não sendo agente público, induza ou concorra para a prática de ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.
II. Praticado o ato de improbidade, a autoridade administrativa determinará a indisponibilidade dos bens do indiciado, comunicando-lhe a decisão no prazo de 48 horas.
III. O sucessor daquele que causa lesão ao patrimônio público ou se enriquece ilicitamente está sujeito às cominações dessa lei, até o limite do valor da herança.
IV. No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.
São corretas APENAS
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
As afirmações abaixo estão relacionadas à obrigatoriedade de obediência dos princípios constitucionais pela administração pública.
I. Os princípios devem ser obedecidos pela administração de quaisquer Poderes.
II. A obrigatoriedade de obediência destina-se à administração direta, não alcançando as empresas públicas.
III. Todas as entidades estatais (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) devem obediência àqueles princípios.
Está correto APENAS o que se afirma em
II e III.
I e III.
I e II.
II.
I.
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