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Direito Administrativo - Servidores Públicos - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Analise as afirmativas abaixo.
I - A aplicação de penalidades previstas na Lei 8.429, de 02/06/92, afasta as sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, evitando-se dupla cominação pelo mesmo fato.
II - Para tomarem posse, os agentes públicos devem apresentar declaração dos seus bens e valo-res, a ser arquivada no setor de pessoal competente.
III - Os acusados na ação de improbidade movida pelo Ministério Público serão beneficiados com o encerramento do feito, mediante o pagamento integral do prejuízo causado ao erário.
IV - Ato de improbidade deve ser entendido como toda conduta atentatória à legalidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente a afirmativa II está correta.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Demóstenes, servidor público federal, no desempenho de suas funções, somente poderá fazer o que estiver expressamente autorizado em lei e demais espécies normativas em virtude do princípio da
moralidade.
impessoalidade.
legalidade.
publicidade.
eficiência.
No que concerne à vacância dos cargos públicos, analise:
I. A demissão caracteriza-se como medida punitiva que proporciona o desligamento do servidor do quadro de pessoal da entidade a que se vincula.
II. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á exclusivamente a pedido do servidor, uma vez que não possui caráter punitivo.
III. A promoção é a mudança do servidor de um cargo para outro, da mesma natureza de trabalho, com elevação de função e vencimento.
IV. A exoneração de cargo em comissão, em virtude de seu caráter punitivo, dar-se-á sempre a juízo da autoridade competente.
Diante disso, são corretos SOMENTE
I e II
I e III
I e IV
II e III
III e IV
Na comparação entre cargos e empregos públicos, podese apontar como característica
de ambos, poderem ocorrer na Administração Direta ou Indireta.
dos cargos, necessariamente levarem à estabilidade.
dos empregos, não exigirem concurso público para seu preenchimento.
dos cargos, serem criados por ato administrativo do chefe do Poder Executivo.
de ambos, poderem submeter-se ao regime da CLT ou de estatutos especiais, a critério da norma que os tenha criado.
O servidor que for demitido e estiver em débito com a Administração terá o seguinte prazo máximo, em dias, para efetuar o pagamento:
10
15
30
45
60
Para atender a situações excepcionais e temporárias, somente será permitido serviço extraordinário se respeitado o seguinte limite máximo por jornada de trabalho:
2 horas
3 horas
4 horas
2 horas e 30 minutos
3 horas e 30 minutos
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
Considerando-se o regime dos servidores públicos estabelecido na Constituição da República, é CORRETO afirmar que
a estabilidade é adquirida após dois anos de efetivo exercício em cargo de provimento efetivo.
o provimento de alguns cargos públicos independe de concurso público.
os servidores públicos estão submetidos, obrigatoriamente, ao Regime Jurídico Úni-co.
os servidores públicos estáveis não podem perder o cargo.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
É CORRETO afirmar que, se sofrer dano em decorrência do exercício da atividade administrativa, o particular terá direito a indenização somente se for comprovado(a)
a culpa do agente público envolvido.
a ocorrência do dano e o nexo causal entre ele e a atividade administrativa.
a possibilidade de a Administração Pública exercer o direito de regresso contra o ser-vidor responsável.
o dolo do agente público envolvido.
Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, a respeito das licenças, considere as proposições abaixo.
I. O servidor público poderá licenciar-se por prazo indeterminado e sem remuneração para o fim de acompanhar companheiro que foi deslocado para o exterior.
II. O servidor público ocupante de cargo em comissão terá direito a licença para tratar de interesses particulares pelo prazo de até 3 (três) anos, desde que não esteja em estágio probatório.
III. Ao servidor público que necessita afastar-se das suas funções para cuidar de um filho doente, a licença poderá ser concedida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo, até 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogada por até 30 (trinta) dias.
IV. Ao servidor público que necessita afastar-se das suas funções para cuidar do cônjuge doente, a licença será concedida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo, por até 90 (noventa) dias.
V. A qualquer tempo, o servidor público poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 3 (três) meses, para participar de curso de capacitação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e III.
I e III.
II, III e IV.
III, IV e V.
A norma constitucional, aplicável aos servidores públicos, que estabelece a irredutibilidade de seus vencimentos
impede a aplicação do preceito constitucional que estabelece a necessidade de teto remuneratório, aplicando-se apenas aos casos de futuras contratações.
não afasta a aplicação do preceito constitucional que estabelece a necessidade de fixação de teto remuneratório.
impede a fixação de teto remuneratório apenas para os servidores ocupantes de cargos públicos.
não impede a fixação de teto remuneratório, mas exclui deste limite as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza percebidas pelo servidor.
não mais subsiste como norma aplicável, tendo sido revogada pela norma que estabeleceu a necessidade de fixação de teto remuneratório.
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