Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A inexecução total ou parcial de contrato dá à Administração Pública a prerrogativa de aplicar sanções de natureza administrativa. Quanto a tais sanções é correto afirmar que
os recursos administrativos contra a aplicação de penalidades não admitem efeito suspensivo.
a pena de multa pode ser aplicada juntamente com qualquer uma das outras.
a pena de suspensão temporária para participação em licitação não pode ultrapassar cinco anos.
não cabe recurso da aplicação das penas de advertência, multa e suspensão temporária.
é permitida a acumulação de sanções administrativas em qualquer hipótese.
A respeito do contrato administrativo, é correto afirmar que
pode ser rescindido unilateralmente pela Administração por razões de interesse público fundadas e justificadas, sem falta do contratado, caso em que este fará jus à indenização pelos prejuízos comprovados que houver sofrido.
a exceção de contrato não cumprido pode ser normalmente invocada pelo contratado, sem necessidade de recurso ao Judiciário.
nos casos de interesse público relevante, o prazo de vigência poderá ser indeterminado.
é admitida sua alteração unilateral pelo contratado, para melhor execução técnica do projeto ou das especificações.
a existência de cláusula contratual de reajuste de preços impede o reequilíbrio econômico-financeiro, quando a Administração altera o projeto ou suas especificações.
Os serviços públicos podem ser classificados como
concedidos, quando outorgados por lei a outrem, que deve executá-los em nome do Estado que mantém a sua titularidade.
impróprios, quando o Estado os assume como seus e os executa indiretamente.
outorgados, quando o Estado transfere, por contrato ou ato unilateral, unicamente a execução dos serviços.
delegados, quando o Estado os transfere por lei, criando uma entidade para executá-los.
próprios, quando o Estado os assume como seus e os executa, direta ou indiretamente.
O instrumento jurídico adequado para a destinação de bens públicos às organizações sociais integrantes do terceiro setor é a
concessão de direito real de uso, com prévia licitação.
autorização de uso, com prévia licitação.
concessão de uso, sendo dispensada a licitação.
permissão de uso, sendo dispensada a licitação.
permuta, sendo dispensada a licitação.
A partir da definição legal de poder de polícia, constante do art. 78 do Código Tributário Nacional, extrai-se que esse poder
deve ser sempre exercido em função do interesse público.
é eminentemente discricionário e não pode ser exercido em caráter vinculado.
sobrepõe-se à estrita legalidade, cabendo seu exercício na omissão da lei.
compete a entidades da administração direta e indireta, regidas pelo direito público ou pelo direito privado.
pode ser exercido por um ente político sobre outro.
A prática de ato de improbidade administrativa que cause prejuízo ao erário
gera ao agente infrator o dever de ressarcir os cofres públicos pelos prejuízos causados, apurando-se a sua responsabilidade civil em caráter objetivo, na forma do art. 37, § 6º, da Constituição Federal.
gera ao agente infrator o dever de indenizar, revertendo a indenização a fundo de reparação de direitos difusos lesados, gerido por entidades da sociedade civil com participação do Ministério Público.
não gera o dever de indenizar.
apenas ensejará o dever de indenizar se as demais sanções correspondentes ao ato de improbidade não forem suficientes para a adequada correção do ilícito, a ser apreciado pelo juiz na eventual sentença condenatória.
gera ao agente infrator o dever de indenizar, determinando eventual sentença condenatória o pagamento em favor da pessoa jurídica prejudicada pelo ato ilícito.
No que se refere à organização administrativa da União e ao regime jurídico dos servidores públicos civis federais, julgue os itens seguintes.
A empresa pública e a sociedade de economia mista podem ser estruturadas mediante a adoção de qualquer uma das formas societárias admitidas em direito.
Assinale a opção correta no que se refere a bens públicos.
Pertencem à União os terrenos de marinha, entendidos como os terrenos situados em uma faixa de 33 metros dos mares e rios, mesmo que não navegáveis, medidos horizontalmente, para a parte da terra, a partir da linha de preamar média medida em 1831.
As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios ou por eles habitadas em caráter permanente, bem como as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bemestar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições, são de propriedade dos próprios índios, cabendo à União o processo de sua demarcação
As terras devolutas são bens dominicais pertencentes aos estados-membros, salvo quando indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei, quando então serão de domínio da União.
As ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países, as praias marítimas, as ilhas oceânicas e costeiras são bens da União.
Em relação à organização administrativa da União, julgue o próximo item.
As sociedades de economia mista são constituídas tão somente por capital público.A respeito da função de regulação do Estado e da atuação das agências reguladoras, julgue os itens a seguir.
As agências reguladoras, no Brasil, têm natureza jurídica de autarquia especial, embora constituam pessoas jurídicas de direito privado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...