Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A advertência será aplicada na hipótese de
inassiduidade habitual.
recusar fé a documentos públicos.
aceitar comissão de estado estrangeiro.
praticar usura sob qualquer de suas formas.
proceder de forma desidiosa.
É possível a acumulação remunerada de
dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, desde que haja compatibilidade de horário.
um cargo de professor com outro cargo técnico ou científico, independentemente da comprovação da compatibilidade de horário.
dois cargos públicos técnicos ou científicos, independentemente da comprovação da compatibilidade de horário.
dois cargos em comissão, mesmo que um deles não seja exercido em condição interina.
dois cargos de professor, ainda que não haja compatibilidade de horário.
No que diz respeito aos direitos e vantagens dos servidores públicos, previstos na Lei nº 8.112/90:
Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, sem as vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
O vencimento do cargo efetivo, acrescido de vantagens de caráter permanente, é redutível.
As indenizações são incorporadas ao vencimento ou provento.
As gratificações e os adicionais, em hipótese alguma, incorporam-se a vencimentos ou proventos.
As vantagens pecuniárias não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.
No que diz respeito ao tema cargo, emprego e função pública, é correto afirmar:
As funções de confiança, exercidas por servidores ocupantes de cargos efetivos ou não, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
A expressão emprego público designa uma unidade de atribuições e distingue-se do cargo público pelo tipo de vínculo que liga o servidor ao Estado; portanto, o ocupante de emprego público tem vínculo estatutário.
A função exercida por servidores contratados temporariamente para atendimento de situações de excepcional interesse público exige, necessariamente, concurso público.
As várias competências previstas na Constituição para os entes federativos são distribuídas entre os respectivos órgãos, os quais dispõem de determinado número de cargos criados por lei, que lhes confere denominação própria, atribuições e o padrão de vencimento ou remuneração.
Exige-se concurso público não só para a investidura em cargo ou emprego, como em todos os casos de função, ou seja, as exercidas temporariamente para atender necessidade de excepcional interesse público e as ocupadas para o exercício de funções de confiança.
Dentre as assertivas abaixo, NÃO é forma de provimento de cargo público
aposentadoria.
aproveitamento.
readaptação.
reversão.
recondução.
Quanto aos Direitos dos Servidores Públicos Federais, é correto afirmar:
O provento não poderá, em qualquer hipótese, ser objeto de sequestro ou penhora, ainda que no caso de prestação alimentícia.
Nenhum servidor receberá remuneração ou provento inferior a dois salários mínimos.
Salvo por imposição legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.
As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior não poderão ser compensadas, não sendo assim consideradas como efetivo exercício.
O vencimento do cargo efetivo, quando acrescido das vantagens de caráter permanente, é redutível na parcela autônoma da representação.
Ao servidor é permitido, dentre outras hipóteses,
participar de gerência de sociedade privada, exceto na qualidade de acionista.
praticar usura sob qualquer de suas formas.
dar fé a documentos públicos.
promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição.
O servidor público que frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente, estará sujeito nos termos da Lei de Improbidade Administrativa, dentre outras cominações, à suspensão dos direitos políticos de
dois a cinco anos, pagamento de multa civil de até seis vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público, pelo prazo de três anos.
três a cinco anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público, pelo prazo de sete anos.
cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público, pelo prazo de cinco anos.
sete a nove anos, pagamento de multa civil de até quatro vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público, pelo prazo de dez anos.
oito a dez anos, pagamento de multa civil de até cinco vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público, pelo prazo de nove anos.
A respeito do regime de responsabilidade dos servidores públicos federais, é correto afirmar que
os atos de improbidade administrativa sujeitam os agentes públicos à indisponibilidade de bens, à cassação de direitos políticos, ao ressarcimento ao erário e à perda da função pública.
os agentes públicos, desde que atuando nessa qualidade, respondem objetivamente por danos causados a terceiros.
a responsabilidade administrativa não subsiste diante da absolvição criminal por insuficiência probatória.
a lei estabelece prazos prescricionais para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.
a obrigação de reparar extingue-se com a morte do servidor e não se transmite a herdeiros, em caso de responsabilidade civil por dano causado ao erário.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de direito administrativo, julgue os itens seguintes.
A execução de tarefas de suporte técnico e administrativo é atribuição de ocupante de cargo de técnico judiciário.
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