Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência à disciplina dos atos administrativos, julgue os itens que se seguem.
A revogação não pode atingir os meros atos administrativos, tais como as certidões e os atestados.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue o item abaixo, relativo aos poderes da administração pública.
O atributo da exigibilidade, presente no exercício do poder de polícia, ocorre quando a administração pública se vale de meios indiretos de coação para que o particular exerça seu direito individual em benefício do interesse público, tal como a não concessão de licenciamento do veículo enquanto não forem pagas as multas de trânsito.
A doutrina explica que os atos administrativos possuem atributos ou características que os diferenciam dos atos privados. Para a maioria dos doutrinadores, são atributos dos atos administrativos, EXCETO:
Convalidação.
Presunção de legitimidade.
Autoexecutoriedade.
Imperatividade.
Presunção de veracidade.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Atos administrativos inconvenientes ou inoportunos, ilegais ou ilegítimos podem ser retirados do mundo jurídico, respectivamente, por meio dos institutos da revogação e da anulação. Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. A revogação consiste na supressão da eficácia de um ato administrativo legal, válido, mas inconveniente ou inoportuno ao interesse público, levada a efeito pela própria Administração Pública e somente por esta.
II. A Administração Pública não pode revogar ato administrativo que já gerou direito adquirido.
III. A anulação implica o desfazimento de um ato administrativo ilegal ou ilegítimo, operado pela Administração Pública ou pelo Poder Judiciário, quando provocado.
IV. A anulação gera efeitos ex nunc, ou seja, do momento em diante, sem retroação.
Apenas I está correta.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
O Instrumento pelo qual a Administração dá conhecimento ao público sobre: licitações, concursos públicos, atos deliberativos etc é denominado:
Ata.
Circular.
Aviso.
Edital.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Ato pelo qual as autoridades competentes (titulares de órgãos) determinam providências de caráter administrativo, visando estabelecer normas de serviços e procedimentos para o(s) órgãos, bem como definir situações funcionais e medidas de ordem disciplinar, é denominado:
Circular.
Contrato.
Portaria.
Convênio.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que concerne às espécies de atos administrativos, assinale a opção correta.
Admissão é ato administrativo vinculado por meio do qual se reconhece ao administrado o direito de ingressar em determinada situação jurídica.
A autorização é ato administrativo vinculado e precário, podendo o administrado exigir sua emissão caso estejam satisfeitos todos os requisitos estabelecidos em norma.
A permissão e a concessão são atos administrativos discricionários e precários para cuja ocorrência é dispensável a manifestação de vontades das partes administração e administrado.
A dispensa é exemplo de ato administrativo discricionário, mediante o qual a autoridade administrativa exonera o administrado segundo critérios de conveniência e oportunidade.
A homologação é ato de controle de legalidade que não comporta juízo de conveniência e oportunidade por parte da administração pública, devendo sua conformidade com a lei ser examinada necessariamente a priori, ou seja, antes da execução do ato.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Ainda com relação aos atos administrativos, assinale a opção correta.
É prevalecente o entendimento de que o Poder Judiciário não detém competência para aferir o mérito dos atos administrativos, dado o poder conferido ao administrador para praticar, com base no que dispõe a lei e segundo os critérios de conveniência e oportunidade, não só atos discricionários, mas também atos vinculados.
São atributos de todos os atos administrativos a imperatividade e a autoexecutoriedade.
Segundo a doutrina, o excesso de poder decorre de vício de competência exercido além do que a lei permite e o desvio de poder resulta da violação da finalidade.
Dado o princípio da legalidade, o motivo para a prática dos atos administrativos deve necessariamente estar expresso em lei.
Segundo a teoria dos motivos determinantes, a motivação expressa declaração pela administração pública das razões para a prática do ato é exigível apenas para os atos vinculados.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Os atos que geram direitos adquiridos não podem ser revogados.
Os atos discricionários são, em regra, suscetíveis de revogação.
Os atos exauridos não podem ser revogados.
Ao Poder Judiciário é defeso revogar atos administrativos vinculados do Poder Legislativo.
São causas de exclusão de ilicitude, NÃO havendo crime quando ao gente pratica o fato:
Movido por emoção;
Movido por paixão;
Embriagado voluntariamente;
No exercício regular do direito;
N.D.A.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...