Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito dos poderes da administração, das autarquias e das empresas públicas, julgue os itens seguintes.
As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito público criadas por lei.
Com relação às prerrogativas e sujeições dos entes que integram a Administração Indireta, tem-se que as
empresas públicas submetem-se ao processo especial de execução previsto no artigo 100 da Constituição Federal e gozam de imunidade tributária relativa a impostos sobre o patrimônio.
autarquias gozam de imunidade tributária relativa a impostos sobre o patrimônio e seus bens estão protegidos pela impenhorabilidade, submetendo-se, ainda à tutela do ente instituidor.
empresas públicas submetem-se ao processo especial de execução previsto no artigo 100 da Constituição Federal, o que não afasta a submissão à tutela do ente que as instituiu.
fundações públicas e as autarquias submetem-se ao regime geral de execução, embora gozem de imunidade tributária relativa a impostos sobre o patrimônio.
fundações, ainda que públicas, submetem-se ao regime jurídico de direito privado, o que afasta a imunidade tributária relativa a impostos sobre o patrimônio e a submissão à tutela do ente que as instituiu.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A respeito das concessões de aumento de remuneração dos funcionários e alteração de estrutura de carreiras, é correto afirmar que:
nos órgãos e entidades da administração direta e nas autarquias, somente poderão ser concedidas se houver dotação orçamentária para atendê-las e estiverem previstas na LDO. Tal exigência não é aplicável nas demais entidades da administração indireta.
nos órgãos e entidades da administração direta e autarquias deverá constar previamente dotação orçamentária para atendê-las, assim como devem estar previstas no PPA. Tal exigência não é aplicável nas demais entidades da administração indireta.
nos órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações mantidas pelo poder público, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista, somente poderão ser concedidas se houver dotação orçamentária para atendê-las e estiverem previstas na LDO.
nos órgãos e entidades da administração direta e indireta, somente poderão ser concedidas se houver dotação orçamentária para atendê-las e estiverem previstas no PPA.
nos órgãos e entidades da administração direta e indireta, exceto fundações mantidas pelo poder público, somente poderão ser concedidas se houver dotação orçamentária para atendê-las.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à economia do setor público, julgue os itens a seguir.
No Brasil, as agências de regulação foram criadas como órgãos técnicos com autonomia administrativa e financeira em relação ao Poder Executivo.
É certo que o patrimônio inicial da autarquia é formado a partir
da transferência de bens móveis e imóveis do ente federado que a tenha criado.
dos bens móveis e imóveis adquiridos especificamente para tal finalidade.
da transferência exclusiva de bens dominicais pertencentes ao órgão público responsável por sua instituição.
do ato de desapropriação de bens móveis e imóveis expedido pelo ente da federação responsável por sua criação.
da requisição de bens móveis e imóveis pertencentes a outros órgãos públicos da respectiva administração pública.
Uma sociedade de economia mista foi condenada em ação judicial movida por empresa contratada ao pagamento por serviços executados e não pagos. Iniciada a execução judicial e recusando-se a pagar espontaneamente o débito, a sociedade de economia mista
deverá ser executada da mesma forma que as entidades integrantes da Administração direta, em razão da sujeição aos princípios aplicáveis à Administração Pública.
está protegida pela impenhorabilidade de seus bens e receitas, em face do regime de direito público a que se submete.
poderá ter seu patrimônio penhorado, eis que submetida às mesmas obrigações civis, trabalhistas e fiscais das empresas privadas.
deverá ser executada da mesma forma que as empresas privadas, eis que se submete ao mesmo regime destas, exceto quanto às obrigações tributárias.
somente poderá ter seus bens e receitas penhoradas em relação às obrigações trabalhistas.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens subsequentes, relativos à administração pública direta e indireta e às entidades paraestatais.
Formada mediante a conjugação de capitais público e privado, a sociedade de economia mista é organizada sob a forma de sociedade anônima e prescinde da participação do poder público na sua gestão.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que concerne ao direito administrativo e à administração pública, assinale a opção correta.
O ato consumado pode ser anulado pela administração pública.
Os servidores públicos não têm direito à associação sindical.
O capital da empresa pública não é exclusivamente público, uma vez que admite a participação privada.
A sociedade de economia mista da União deve ter a forma de sociedade anônima.
A motivação dos atos vinculados não é obrigatória.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da administração pública, julgue os itens seguintes.
As empresas públicas prestadoras de serviços públicos, como não objetivam atividade econômica, possuem personalidade jurídica de direito público.
A respeito do regime jurídico das entidades integrantes da Administração Pública indireta é correto afirmar que é
de direito privado para as empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econômica, sem prejuízo da aplicação dos princípios constitucionais da Administração Pública.
de direito público para as fundações, autarquias e empresas públicas e de direito privado para as sociedades de economia mista.
sempre de direito privado, parcialmente derrogado pelas prerrogativas e sujeições decorrentes dos princípios aplicáveis à Administração pública.
sempre de direito público, exceto para as entidades caracterizadas como agências executivas ou autarquias de regime especial.
sempre de direito privado, em relação à legislação trabalhista e tributária, e de direito público em relação aos bens afetados ao serviço público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...