Questões de Direito Administrativo do ano 2016

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Sobre atos administrativos, considere:

I. Os atos administrativos vinculados comportam anulação e revogação.

II. Em regra, os atos administrativos que integram um procedimento podem ser revogados.

III. A competência para revogar é intransferível, salvo por força de lei.

Está correto o que se afirma em

  • A. III, apenas.
  • B. I, II e III.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. II, apenas.

Em matéria de elementos do ato administrativo, de acordo com a doutrina de Direito Administrativo, é correto afirmar que a competência:

  • A. decorre da lei, razão pela qual não pode o próprio órgão estabelecer, por si, as suas atribuições;
  • B. é derrogável, seja pela vontade da Administração, seja por acordo com terceiros;
  • C. não pode ser, em qualquer hipótese, objeto de delegação, sob pena de nulidade absoluta;
  • D. não pode ser, em qualquer hipótese, objeto de avocação, sob pena de nulidade relativa;
  • E. pode ser objeto de delegação somente no que se refere à edição de atos de caráter normativo.

Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre aspectos do ato administrativo.

  • A. Nos atos vinculados, é permitido ao agente traçar as linhas que limitam o conteúdo do ato administrativo, mediante a avaliação dos elementos que constituem seus critérios.
  • B. Pela aplicação da teoria dos motivos determinantes, o Poder Judiciário não pode exercer o controle sobre a existência dos motivos invocados como fundamento do ato.
  • C. A forma extintiva que se aplica quando o beneficiário de determinado ato descumpre condições que permitem a manutenção do ato e de seus efeitos é a revogação.
  • D. Em decorrência do princípio da separação de Poderes, o Legislativo pode anular, por lei, atos do Poder Executivo.
  • E. Quando se trata de atividade vinculada, o autor do ato deve limitar-se a fixar como objeto deste o mesmo objeto que a lei previamente já estabeleceu.

Acerca dos atos do poder público, assinale a opção correta.

  • A. A convalidação implica o refazimento de ato, de modo válido. Em se tratando de atos nulos, os efeitos da convalidação serão retroativos; para atos anuláveis ou inexistentes tais efeitos não poderão retroagir.
  • B. A teoria dos motivos determinantes não se aplica aos atos vinculados, mesmo que o gestor tenha adotado como fundamento um fato inexistente.
  • C. Atos complexos resultam da manifestação de um único órgão colegiado, em que a vontade de seus membros é heterogênea. Nesse caso, não há identidade de conteúdo nem de fins.
  • D. Atos gerais de caráter normativo não são passíveis de revogação, eles podem ser somente anulados.
  • E. Atos compostos resultam da manifestação de dois ou mais órgãos, quando a vontade de um é instrumental em relação à do outro. Nesse caso, praticam-se dois atos: um principal e outro acessório.

A permissão da empresa Alfa, permissionária de serviços públicos de transporte coletivo de passageiros, conforme contrato de delegação firmado com o governo estadual, foi unilateralmente revogada pelo poder público, por motivos de oportunidade e conveniência. A empresa interpôs pedido de reconsideração junto ao Departamento de Regulação de Transporte Coletivo, órgão da Secretaria Estadual de Transportes, responsável pelos contratos de permissão de transporte coletivo. O pedido foi indeferido por Caio, diretor do referido departamento, que alegou a existência de interesse público na revogação. Diante desse indeferimento, a empresa interpôs recurso administrativo. Caio manteve a decisão anterior e encaminhou o recurso ao secretário de transportes, autoridade hierarquicamente superior. Semanas após, Caio foi nomeado secretário estadual de transportes e, nessa qualidade, conheceu do recurso administrativo e negou-lhe provimento, mantendo a decisão recorrida.

Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A. O fato de Caio não ter reconsiderado a sua decisão não equivale a julgamento de recurso. Assim, houve uma única decisão administrativa em sede de recurso administrativo, sendo irrelevante que a autoridade julgadora tenha emitido uma decisão anterior sobre a questão.
  • B. O recurso administrativo deveria ter sido apreciado por autoridade hierarquicamente superior e diferente daquela que decidira anteriormente o pedido de reconsideração. Como Caio estava impedido de julgar o recurso administrativo, há de se concluir que a decisão do recurso foi nula.
  • C. No caso em tela, haveria a suspeição de Caio, razão pela qual ele não poderia julgar o recurso administrativo. Dessa forma, Caio deveria anular a decisão sobre o recurso e delegar a algum subordinado seu a competência para o julgamento.
  • D. A permissão de serviço público é feita a título precário e, por esse motivo, a empresa permissionária não tem direito a recorrer administrativamente do ato administrativo que revogou a sua permissão.
  • E. Em razão do princípio da intranscendência subjetiva, é juridicamente possível que uma mesma pessoa decida sobre o pedido de reconsideração e o recurso administrativo, uma vez que, legalmente, eles foram decididos por autoridades administrativas distintas.

Assinale a opção correta a respeito dos atos administrativos.

  • A. A competência administrativa pode ser transferida e prorrogada pela vontade dos interessados.
  • B. A alteração da finalidade expressa na norma legal ou implícita no ordenamento da administração caracteriza desvio de poder que dá causa à invalidação do ato.
  • C. O princípio da presunção de legitimidade do ato administrativo impede que haja a transferência do ônus da prova de sua invalidade para quem a invoca.
  • D. O ato administrativo típico é uma manifestação volitiva do administrado frente ao poder público.
  • E. O motivo constitui requisito dispensável na formação do ato administrativo.

Ainda a respeito dos atos administrativos, assinale a opção correta.

  • A. A convalidação é o suprimento da invalidade de um ato com efeitos retroativos. B O controle judicial
  • B. O controle judicial dos atos administrativos é de legalidade e mérito.
  • C. A revogação pressupõe um ato administrativo ilegal ou imperfeito.
  • D. Os atos administrativos normativos são leis em sentido formal.
  • E. O ato anulável e o ato nulo produzem efeitos, independentemente do trânsito em julgado de sentença constitutiva negativa.

No que se refere aos requisitos dos atos administrativos, assinale a alternativa que apresenta a finalidade de um ato.

  • A. É válido, mesmo se o agente que o realiza não está investido de poder legal para assiná-lo.
  • B. A característica exterior mais normal dos atos administrativos é a escrita, embora existam atos consubstanciados em ordens verbais e até mesmo em sinais convencionais.
  • C. É o resultado que a Administração quer alcançar com a prática do ato.
  • D. É a situação de fato e de direito que determina ou autoriza a emissão do ato administrativo.
  • E. Todo ato administrativo tem por diretriz a criação, modificação ou comprovação de situações jurídicas concernentes a pessoas, coisas ou atividades sujeitas à ação do Poder Público.

O ato administrativo é uma espécie de ato jurídico de direito público, ou seja, suas características distinguem-no do ato jurídico de direito privado. Os atributos do ato administrativo — ato jurídico de direito público — incluem a

  • A. legalidade, a publicidade e a imperatividade.
  • B. presunção de legitimidade, a imperatividade e a autoexecutoriedade.
  • C. imperatividade, o motivo, a finalidade e a autoexecutoriedade.
  • D. eficiência, a presunção de legitimidade e a continuidade.
  • E. proporcionalidade, a motivação e a moralidade.

A Administração pública expede atos administrativos vinculados e atos administrativos discricionários, sendo que

  • A. os primeiros devem, obrigatoriamente, ser motivados, já os segundos, sujeitos a juízo de conveniência e oportunidade, prescindem de motivação para sua validade.
  • B. se abre, ao Administrador, a escolha entre expedir uns ou outros independentemente do que estabelece a lei de regência, ante a superação do princípio da estrita legalidade pelo princípio da eficiência.
  • C. ambos se sujeitam à lei de regência e são passíveis de controle judicial, que, no entanto, tem extensão e profundidade diversa.
  • D. os primeiros se sujeitam à lei de regência e ao controle do judiciário, já os segundos encontram fundamento em ato regulamentar e não são sindicáveis.
  • E. ambos prescindem, para validade, de fundamento último em lei, desde que respeitem os princípios da fundamentação e da publicidade.
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