Lista completa de Questões sobre Lei 8.112/90 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A pena de advertência será aplicada por escrito, dentre outras situações, nos casos de violação da proibição de
retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição e utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em atividades particulares.
ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato ou manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil.
recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado, ou proceder de forma desidiosa para com suas atribuições legais.
aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro e promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição.
opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo e praticar usura sob qualquer de suas formas.
As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de
um e dois anos de efetivo exercício, respectivamente, a partir da data da aplicação da penalidade, mas o respectivo cancelamento não terá efeito retroativo.
três anos de exercício, desde que nesse período o servidor não pratique nova infração disciplinar da mesma espécie, retroagindo os efeitos do cancelamento à data do respectivo fato.
três e cinco anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar, sendo que o respectivo cancelamento não surtirá efeitos retroativos.
cinco anos de exercício, contados da data da aplicação da penalidade, no caso do servidor não praticar nova infração nesse período, mas o cancelamento surtirá efeitos somente quanto à advertência.
cinco anos de efetivo exercício, a partir da publicação do ato punitivo, sendo que o correspondente cancelamento acarretará a supressão das anotações no prontuário do servidor.
Direito Administrativo - Lei 8.112/90 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estabilidade, julgue os itens que se seguem.
O servidor público do estado de Pernambuco alcança a estabilidade decorridos 3 anos de efetivo exercício, desde que aprovado em avaliação especial de desempenho constituída para esse fim.
O motorista da Assembléia Legislativa da cidade de Montes Verdes, conduzindo veículo oficial a serviço, por não atender a placa sinalizadora de "pare" colocada antes do cruzamento da via secundária pela qual transitava, colidiu com um automóvel de propriedade de Carlos da Silva. Em decorrência dos danos de grande monta causados nesse veículo, o servidor, nos termos da Lei 8.112/90,
A posse do servidor público
é personalíssima, e, portanto, vedada qualquer procuração.
depende também de declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.
independerá de previa inspeção médica, cuja realização é feita antes do seu exercício.
haverá em quaisquer hipóteses de provimento de cargos.
ocorrerá no prazo de (30) trinta dias, contados da homologação do concurso.
A destituição de cargo em comissão é prevista na Lei nº 8.112/90, especificamente, para quando o servidor
perde o fator confiança.
comete falta grave, no seu cargo efetivo.
comete falta grave, mas não detém cargo efetivo.
for demitido do seu cargo efetivo.
renuncia ao exercício do seu comissionamento.
Considere as vantagens que seguem:
I. A concedida ao servidor que realizar despesa com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força de atribuições próprias do cargo, conforme se dispuser em regulamento.
II. A que corresponde a 1/12 (um doze ávos) da remuneração a que o servidor fizer jus ao mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano, denominada 13o salário.
III. As concedidas aos servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida.
São denominadas respectivamente de
ajuda-de-custo, adicional e indenização.
gratificação, indenização e adicional.
adicional, gratificação e indenização.
indenização, gratificação e adicional.
ajuda-de-custo, indenização e adicional.
O servidor público estável
que obtiver a invalidação da sentença judicial de sua demissão não poderá ser reintegrado se o ocupante de seu cargo for estável.
só pode perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
adquire essa estabilidade após dois anos de efetivo exercício.
demissão poderá ser aposentado com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço.
também pode perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
Conforme previsão expressa na Lei nº 8.112/90, prescreve em 2 (dois) anos a ação disciplinar quanto à infração administrativa punível com
advertência.
cassação de aposentadoria
cassação de disponibilidade
destituição de comissionamento.
suspensão de até 90 dias.
A expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal é classificada pela lei como:
faculdade legal
dever funcional
direito potestativo
garantia condicionada
prerrogativa de função
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...