Lista completa de Questões sobre Lei 8.112/90 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O provimento derivado de cargo público compreende, dentre outras formas, a
promoção e a readmissão.
transposição e o aproveitamento.
ascensão e a transferência.
ascenção e a readaptação.
reversão ex officio e a reintegração.
Da sindicância poderá resultar
sustação do andamento do inquérito administrativo, aplicação da penalidade de suspensão convertida em multa e destituição de cargo público.
arquivamento do processo administrativo disciplinar, aplicação das penalidades de suspensão de até sessenta dias e de demissão.
arquivamento do processo, aplicação da penalidade de advertência e instauração do processo administrativo disciplinar.
aplicação das penalidades de suspensão de até 90 dias ou de demissão e instauração do inquérito administrativo.
desarquivamento do processo administrativo disciplinar para instauração do inquérito administrativo e aplicação das penalidades de advertência e suspensão de até trinta dias.
Quanto às penalidades passíveis de serem aplicadas ao servidor público civil da União, analise:
I. A demissão ou a destituição de cargo em comissão implica a indisponibilidade dos bens e em ressarcimento ao erário, sem prejuízo da ação penal cabível.
II. A destituição de cargo em comissão ou a demissão incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de cinco anos.
III. Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão.
Essas conseqüências resultam, respectivamente, das seguintes condutas:
aplicação irregular de dinheiro público; valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; e improbidade administrativa.
incontinência pública e conduta escandalosa na repartição; participar de gerência de empresa privada; e lesão aos cofres públicos ou dilapidação do patrimônio nacional.
ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular; coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiaremse a partido político; e acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas.
utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares; aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro; e revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo.
corrupção; receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições; insubordinação grave em serviço.
Anomeaçãofar-se-áemcaráter:
provisório, quando tratar de cargo isolado de provimentoefetivooudecarreira
permanente ou provisório, quando tratar de cargo isoladooudeprovimentoefetivooudecarreira
efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimentoefetivooudecarreira;
efetivo, quando se tratar de cargo isolado referente somenteaprovimentodecarreira;
provisório,quandosetratardecargoisoladoreferente somenteaprovimentodecarreira.
Segundooartigo12daLei8112,oconcursopúblico:
terá validade pordoisanos, podendo serprorrogado porigualperíodo
terávalidadedeatédoisanos,podendoserprorrogado porigualperíodoumaúnica vez;
nãotemvalidadeespecífica,ficandoacritériodopoder discricionáriodaAdministraçãoPública;
nãotemprazodevalidadeespecífico,maspoderáser prorrogadoporatédoisanos;
independentemente doprazo,poderáserprorrogado poratédoisanosumaúnicavez.
Direito Administrativo - Lei 8.112/90 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um servidor público estável, ocupante de cargo efetivo da administração direta em determinado ministério civil, já tinha incluído na sua remuneração o adicional de insalubridade. No segundo semestre de 2003, sob o argumento de que o seu trabalho o colocava em permanente risco de vida, situação que se mostrava verdadeira, o servidor requereu à autoridade competente o pagamento cumulativo dos adicionais de insalubridade e de periculosidade. Instado a optar por um dos dois adicionais, o servidor recusou-se a fazê-lo. O pedido foi então denegado. Após pedido de reconsideração e recurso às autoridades superiores, o pleito foi finalmente indeferido pelo ministro de Estado. Contra o ato do ministro de Estado, o servidor impetrou mandado de segurança perante o STJ.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
É assegurado ao servidor público o direito de requerer aos poderes públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo, devendo o requerimento ser dirigido à autoridade competente para decidi-lo e ser encaminhado por intermédio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado o requerente. Da decisão proferida, cabem pedido de reconsideração à própria autoridade que houver expedido o ato e recurso à autoridade imediatamente superior a essa e, sucessivamente, em escala ascendente, às demais autoridades.
O poder disciplinar na Administração Pública é cabível para
instaurar inquérito administrativo, processar e aplicar penalidades apenas aos servidores públicos que infringem os respectivos estatutos.
apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa a exemplo das pessoas que com ela contratam.
investigar irregularidades e aplicar penas aos servidores públicos e particulares, mesmo aqueles não sujeitos à disciplina interna da Administração Pública.
limitar ou disciplinar direito, interesse ou liberdade, com o objetivo de regular a prática de ato ou abstenção de fato, em razão do interesse público.
regulamentar lei ou ato normativo de forma independente ou autônoma, inovando a ordem jurídica por estabelecer normas ainda não disciplinadas em lei.
Processo disciplinar para responsabilização de servidor pelo sumiço de material permanente da repartição pública tem o seguinte prazo, em dias, sem prorrogação, para sua conclusão:
30
45
60
90
120
SegundoaLei8112,oscargospúblicossão:
decaráterindividual;
acessíveisatodobrasileiroecriadoporlei;
acessíveisabrasileiroseestrangeirosecriadosporlei;
acessíveisatodossemdenominaçãoprópria;
criadosporleiporémsemdenominaçãoprópria.
O pagamento da remuneração das férias dos servidoresseráefetuado:
duranteoperíododeférias;
até10diasantesdoperíododeférias;
atédoisdiasapósoperíododeférias;
atédoisdiasantesdoiníciodorespectivoperíodo;
em atéduasvezes,sendoumapartenoinícioeoutra nomeiodasférias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...