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A conduta ou comportamento da Administração que, como parte contratual, torna impossível a execução do contrato administrativo celebrado como, por exemplo, a não entrega do local da obra ou do serviço para que o contratado possa executar o contrato administrativo, denomina-se
teoria da imprevisão.
fato do príncipe.
força maior.
fato da administração.
caso fortuito.
Sobre as regras quanto à formalização do contrato administrativo, é INCORRETO:
Se não houver convocação para a contratação, no prazo de trinta dias contados da entrega das propostas, os licitantes ficam liberados do compromisso assumido.
O instrumento de contrato, em regra, é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação.
A minuta do futuro contrato integrará sempre o edital ou ato convocatório da licitação.
É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento.
Qualquer interessado pode obter cópia autenticada do contrato administrativo, mediante o pagamento dos emolumentos devidos.
A respeito da execução do contrato administrativo e o recebimento do seu objeto pela Administração Publica, é INCORRETO afirmar que
o recebimento far-se-á mediante termo circunstanciado nos casos de aquisição de equipamentos de grande vulto.
poderá ser dispensado o recebimento provisório nos casos de fornecimento de gêneros perecíveis.
o recebimento far-se-á mediante recibo nos casos de serviços profissionais.
o recebimento provisório, nos casos de obras, cabe ao responsável por seu acompanhamento e fiscalização por meio de termo circunstanciado assinado pelas partes.
a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou do serviço é excluída após trinta dias do recebimento definitivo.
Acerca das disposições gerais da Lei nº 8.666/93 (Lei que disciplina as licitações e os contratos administrativos), considere:
I. Em regra, todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente nacional.
II. O acompanhamento do processo licitatório é permitido aos licitantes e, em caráter excepcional, àquele que, por escrito, justificar o seu interesse.
III. Aos agentes públicos é vedado, em geral, dar tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista ou qualquer outra.
IV. Não se subordinam ao regime da Lei no 8.666/93 as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
É correto o que consta APENAS em:
I e II.
II e III.
I e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
Suponha que um contrato administrativo, já em execução, venha a ser anulado judicialmente, por vício não imputável ao contratado. Nessa situação, nos termos da Lei nº 8.666/93, o contratado
não tem direito a ser indenizado pela Administração, devendo ainda restituir os valores porventura recebidos por força do contrato, sem prejuízo de pleitear indenização da pessoa que tenha dado causa à nulidade.
não tem direito a ser indenizado pela Administração, porém não está obrigado a restituir os valores porventura recebidos por força do contrato.
tem direito a ser indenizado pela Administração, exclusivamente pelo que houver executado até a data em que for declarada a nulidade.
tem direito a ser indenizado pela Administração, pelo que houver executado até a data em que for declarada a nulidade e por outros prejuízos regularmente comprovados.
tem direito a ser indenizado pela Administração, recebendo as parcelas vincendas do contrato, previstas para o exercício orçamentário em curso na data da declaração da nulidade.
As normas gerais relativas à licitação aplicam-se aos
órgãos da Administração Direta e às entidades da Administração Indireta.
órgãos da Administração Direta e às empresas públicas, tão-somente.
órgãos da Administração Direta e às fundações públicas, tão-somente.
Estados, Distrito Federal e Municípios, tão-somente.
Estados, Distrito Federal e Municípios e às entidades prestadoras de serviço público, tãosomente.
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os contratos administrativos, assinale a opção correta.
Os contratos administrativos podem conter cláusulas exorbitantes.
A presença da administração em um dos pólos da relação contratual significa que esta se trata de um contrato administrativo.
Os contratados não podem propor alterações contratuais, que são permitidas apenas para a administração pública.
Em razão do princípio da continuidade do serviço público, o contratado não pode suspender o serviço prestado à administração.
A concordata do contratado implica extinção do seu contrato administrativo.
Tendo em vista as disposições da Lei no 8.666/93, considere:
I. Os contratos administrativos regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
II. A garantia do contrato administrativo, cujas modalidades são, dentre outras, caução em dinheiro e fiança bancária, sempre será exigida pela Administração no patamar de dez por cento do valor contratado.
III. As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.
IV. Não se admite contrato com prazo de vigência indeterminado, sendo admissível a prorrogação, desde que justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente.
É correto o que consta APENAS em:
I e III.
II e III.
I e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
As concessões de direito real de uso de bens imóveis, avaliados em até R$ 80.000,00, devem ser precedidas de licitação na modalidade:
leilão.
convite.
concorrência.
tomada de preços.
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Sobre contratos administrativos é correto afirmar que:
é obrigatória a exigência, pela Administração Pública, de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.
a Administração Pública pode exigir, como garantia para a celebração de contratos, caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública.
a garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.
em hipótese alguma a garantia pode exceder a 5% (cinco por cento) do valor do contrato.
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