Questões sobre Licitação Pública

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Sobre recurso no procedimento licitatório, marque a alternativa incorreta

  • A.

    Contra o ato que habilita participante em licitação cabe recurso administrativo.

  • B.

    O ato que homologa licitação desafia recurso administrativo, no âmbito do próprio procedimento licitatório.

  • C.

    O ato que revoga licitação desafia recurso administrativo

  • D.

    O procedimento do recurso administrativo na licitação da modalidade pregão difere do procedimento das demais modalidades.

  • E.

    Na modalidade convite, a Lei 8.883/94 reduziu os prazos de interposição de recurso e de representação.

Informe, dentre as alternativas seguintes, aquela que se mostra incorreta.

  • A.

    dentre os requisitos de habilitação técnica encontra-se a comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação.

  • B.

    a prova de regularidade para com as Fazendas Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, é exigência relacionada à regularidade fiscal.

  • C.

    a demonstração de que não se infringe as regras alusivas à proteção do trabalho do menor, inscritas no art. 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, não constitui requisito a ser verificado na fase de habilitação nas licitações, ou em cadastramento voltado às contratações futuras.

  • D.

    a cédula de identidade é requisito imposto à pessoa física para a verificação da habilitação jurídica.

  • E.

    as exigências alusivas à qualificação econômico-financeira devem necessariamente estar compatibilizadas ao porte da licitação e do objeto que se pretende executar.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    A regra geral nas contratações feitas pela Administração Pública é a da licitação. No entanto, em algumas circunstâncias, a Lei 8.666/93 permite a contratação direta, sem licitação. Essas hipóteses são numerus clausus e estão todas previstas nos casos de dispensa de licitação, descritos no art. 24 da Lei de Licitações e Contratos

  • B.

    Os contratos administrativos previstos na Lei 8.666/93 são regulados pelas cláusulas e pelos preceitos de direito público, não havendo aplicação supletiva das disposições de direito privado, por se tratar de norma de ordem pública.

  • C.

    A dispensa indevida de licitação constitui ato de improbidade administrativa.

  • D.

    A Constituição Federal de 1988, em seu art. 37, inciso XXI, determina a regra de obrigatoriedade da licitação pública para qualquer um dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, estabelecendo, entretanto, ressalva, com afastamento de licitação a casos especificados em legislação de cada um dos Entes Federativos mencionados.

  • E.

    A Lei nº 8.666/93 não veda a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das modalidades nela referidas

Assinale a alternativa que não corresponde a hipótese de dispensa de licitação.

  • A.

    A contratação de remanescente de obra, observadas as condições estabelecidas em lei.

  • B.

    Intervenção da União no domínio econômico para regular preços.

  • C.

    A aquisição de materiais que só podem ser fornecidos por produtor exclusivo.

  • D.

    Quando as propostas apresentadas consignarem preços incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes, observadas as condições da lei.

  • E.

    Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

A locação de imóvel para nele funcionar determinado serviço público, será uma modalidade de contratação que:

  • A.

    prescinde de licitação, em qualquer caso.

  • B.

    é discricionariamente dispensável ou inexigível a licitação.

  • C.

    depende de prévia licitação, em qualquer caso.

  • D.

    é inexigível a licitação, nos casos previstos na lei.

  • E.

    pode ser dispensada a licitação, nos casos previsto em lei.

Sobre Licitações, analise as afirmações seguintes, assinalando a única alternativa incorreta.

  • A.

    É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, em qualquer hipótese.

  • B.

    Em matéria de licitação, o princípio da legalidade impõe um procedimento inteiramente vinculado à lei.

  • C.

    Para fins de julgamento objetivo nos procedimentos licitatórios, a lei estabelece licitação por menor preço, de melhor técnica, de técnica e preço e o de maior lance ou oferta.

  • D.

    As obras e serviços poderão ser executados sob a forma de execução indireta, no regime de empreitada por preço unitário.

  • E.

    A despeito do princípio da adjudicação compulsória, a Administração não está obrigada a contratar com o vencedor.

O convite e o pregão constituem modalidades de licitação que dispensam, respectivamente:

  • A.

    a homologação e o edital.

  • B.

    a habilitação e o edital.

  • C.

    a adjudicação e a habilitação.

  • D.

    o edital e a comissão de julgamento.

  • E.

    a convocação e a habilitação.

Entre as prerrogativas conferidas à Administração pelo regime jurídico dos contratos administrativos, instituídos pela Lei de Licitações, não se inclui a seguinte:

  • A.

    a de aplicar sanções motivadas por inexecução parcial do ajuste.

  • B.

    a de efetuar o pagamento com até dois meses de atraso.

  • C.

    a de modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.

  • D.

    a de rescindi-los, unilateralmente, nos casos previstos em lei.

  • E.

    a de fiscalizar a execução do objeto contratado.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Cabe recurso contra a decisão da Administração que revogou a licitação, sendo da autoridade competente a decisão de lhe dar, ou não, efeito suspensivo.

  • B.

    O recurso interposto contra a habilitação em procedimento licitatório será sempre recebido no efeito suspensivo.

  • C.

    A anulação da licitação gera o dever de indenizar se a ilegalidade for imputável à Administração.

  • D.

    A licitação pode ser anulada por ilegalidade, desde que a Administração venha a ser provocada através de recursos de terceiros prejudicados.

  • E.

    A licitação pode ser revogada por interesse público em virtude da ocorrência de fato superveniente comprovado, pertinente e suficiente para justificar essa decisão.

A publicidade na licitação impõe a divulgação de avisos na forma em lei estipulada ou a remessa da carta-convite com a antecedência necessária e que, conforme previsão específica deve corresponder a, no mínimo:

  • A.

    45 dias, quando se tratar de concurso e concorrência, seja qual for o tipo de licitação adotado.

  • B.

    15 dias para a tomada de preços, quando o tipo adotado for o menor preço.

  • C.

    5 dias úteis para o convite.

  • D.

    30 dias para a tomada de preços, quando a licitação for do tipo melhor técnica ou técnica e preço.

  • E.

    8 dias para o pregão.

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