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Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A inexecução total ou parcial do contrato de uma obra de engenharia civil enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento. Não constitui motivo para a rescisão do contrato
o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.
a decretação de falência.
a alteração social ou da estrutura da empresa que prejudique a execução do contrato.
o atraso de 30 dias dos pagamentos devidos pela administração decorrentes de obras já executadas.
a não liberação, por parte da administração, de área ou local para a execução da obra, nos prazos contratuais.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2008
Os agentes administrativos que praticarem atos em desacordo com os preceitos legais ou visarem à frustração dos objetivos da licitação sujeitam-se às sanções administrativas, civis e criminais. Sobre as condutas criminais, no chamado Direito Penal das Licitações, é CORRETO afirmar:
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das formas de utilização dos recursos públicos destinados à educação, que podem ser centralizadas ou descentralizadas, assinale a opção correta.
A utilização de recursos diretamente pela escola ou por uma unidade executora a ela associada é considerada centralizada.
A maior parte dos recursos de uma instância administrativa é utilizada de forma centralizada.
A contratação de serviços de manutenção e compra de materiais de consumo é uma forma de utilização de recursos centralizada.
A forma de utilização de recursos descentralizada corresponde a tudo aquilo que a escola não compra mas recebe por intermédio do órgão executor. .
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Nos termos do art. 89 da Lei nº 8.666/93, constitui crime, sujeito à pena de detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa:
Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade
Fraudar o caráter competitivo do procedimento licitatório, mediante ajuste ou qualquer outro expediente.
Patrocinar, diretamente, interesse privado perante a Administração, dando causa à instauração de licitação ou à celebração de contrato, cuja invalidação venha a ser decretada pelo Poder Judiciário.
Impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório.
Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Caracterizam crimes tipificados na Lei de Licitações, Lei Federal n. 8.666/93, as condutas seguintes, EXCETO
Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em Lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade.
Recusar o adjudicatário, injustificadamente, a assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração caracterizando o descumprimento total da obrigação assumida.
Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório.
Elevar arbitrariamente os preços com o intuito de fraudar, em prejuízo da Fazenda Pública, licitação instaurada para aquisição ou venda de bens ou mercadorias ou contrato dela decorrente.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, acerca das licitações.
Não cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou por empresa pública.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em consonância com a Lei nº 8666/93, pela inexecução total ou parcial do contrato, a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado a seguinte sanção:
multa de até 15% (quinze por cento) sobre o valor inicial do contrato;
suspensão temporária de participação em licitação por 3 (três) anos;
declaração de inidoneidade para contratar com a Administração por, pelo menos, 5(cinco) anos;
impedimento de contratar com a Administração Pública por prazo até 5 (cinco) anos.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A pena de multa, nos crimes tipificados na Lei no 8.666/93, que instituiu normas de licitações e contratos administrativos,
é sempre alternativa.
deve ser calculada em índices percentuais.
pode ser convertida em detenção, caso não recolhida.
deve ser fixada em até trezentos e sessenta diasmulta.
reverterá apenas para a Fazenda Federal.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com base na Legislação que rege os processos de licitações públicas, indique, dentre as afirmativas a seguir, aquela que se encontra em desacordo com essa legislação.
A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração, caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas.
Os agentes administrativos que praticarem atos, visando frustrar os objetivos da licitação, sujeitam-se às sanções previstas na legislação e nos regulamentos específicos, sem prejuízo das responsabilidades civil e criminal ensejadas pelo seu ato.
A simples tentativa de prática dos crimes definidos na Lei Nº 8.666/93 sujeita os seus atores, quando servidores públicos, à perda do cargo, emprego, função ou mandato eletivo.
A pena imposta será acrescida de 30%, quando os autores dos crimes previstos na Lei Nº 8.666/93 forem ocupantes de cargo em comissão.
Considera-se servidor público, para fins da Lei 8.666/93, aquele que exerce, mesmo transitoriamente ou sem remuneração, cargo público.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Indique, dentre as alternativas abaixo, a que aponta a pena correta para a situação que refere, segundo a Lei 8.666/93.
Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas naquela Lei. Pena: de 02 a 05 anos de detenção e multa.
Concorrer, comprovadamente, para a consumação da dispensa ou inexigibilidade ilegal, beneficiando-se com a celebração de contrato com o Poder Público. Pena: de 01 a 04 anos de detenção e multa.
Frustrar o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação. Pena: 02 a 04 anos de detenção e multa.
Patrocinar interesse privado perante a Administração, dando causa à instauração de licitação, cuja invalidação vier a ser decretada pelo Poder Judiciário. Pena: detenção de 01 a 02 anos e multa.
Impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório. Pena: Detenção de 01 a 02 anos e multa.
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