Lista completa de Questões sobre Servidores Públicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As indenizações percebidas pelo servidor a título de diárias
deverão ser incorporadas ao vencimento e ao provento, quando percebidas por período superior a doze meses.
incorporam-se ao vencimento, mas não ao provento.
serão incorporadas ao vencimento e ao provento, na proporção de 50% dos valores percebidos.
incorporam-se ao vencimento e ao provento.
não se incorporam ao vencimento ou ao provento para qualquer efeito.
O procurador municipal concursado, investido no mandato de Vereador,
não será afastado do cargo, havendo compatibilidade de horários, devendo, entretanto, optar pela sua remuneração.
ficará afastado do cargo mesmo que haja compatibilidade de horários.
perceberá as vantagens de seu cargo, havendo compatibilidade de horários, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.
será afastado do cargo, devendo seu tempo no cargo eletivo ser contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento.
não será afastado do cargo, havendo compatibilidade de horários, devendo, entretanto, perceber somente as vantagens do cargo eletivo.
O servidor titular de cargo efetivo da União poderá se aposentar
voluntariamente, com proventos proporcionais, desde que cumprido tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, e tenha 55 anos de idade, se mulher.
compulsoriamente, aos 75 anos de idade, se homem, e aos 70 anos, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
por invalidez permanente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, em virtude de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei.
voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, e tenha 60 anos de idade e 30 de contribuição, se mulher.
voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público, 5 anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, e tenha 60 anos de idade e 35 de contribuição, se homem.
Na comparação entre cargos e empregos públicos, podese apontar como característica
de ambos, poderem ocorrer na Administração Direta ou Indireta.
dos cargos, necessariamente levarem à estabilidade.
dos empregos, não exigirem concurso público para seu preenchimento.
dos cargos, serem criados por ato administrativo do chefe do Poder Executivo.
de ambos, poderem submeter-se ao regime da CLT ou de estatutos especiais, a critério da norma que os tenha criado.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação ao regime celetista e ao regime estatutário, que podem ser adotados pela administração pública, e suas particularidades, julgue os itens seguintes.
O regime estatutário tende a ser cada vez mais restrito a pessoal em exercício nas chamadas funções essenciais da administração pública.
Paula tomou posse no Serviço Público do Tocantins em junho de 2005.
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins, ela terá direito a:
O servidor que for demitido e estiver em débito com a Administração terá o seguinte prazo máximo, em dias, para efetuar o pagamento:
10
15
30
45
60
Para atender a situações excepcionais e temporárias, somente será permitido serviço extraordinário se respeitado o seguinte limite máximo por jornada de trabalho:
2 horas
3 horas
4 horas
2 horas e 30 minutos
3 horas e 30 minutos
NÃO será concedido Suprimento de Fundos ao:
servidor que já tenha recebido um suprimento no exercício;
responsável por suprimento de fundos que não tenha realizado a aplicação do suprimento de fundos anterior no prazo indicado pelo ordenador da despesa;
servidor declarado em alcance;
responsável por um suprimento de fundos de caráter sigiloso a comprovar;
servidor que não seja ocupante de cargo em comissão.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Célio tomou posse e entrou em exercício em cargo público federal em 21/10/2000. Sua aptidão e capacidade para o cargo passaram a ser avaliadas em função do estágio probatório. Quatro meses antes de findar o período de estágio probatório, a homologação da sua avaliação de desempenho foi submetida à autoridade competente.
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção incorreta a respeito do estágio probatório.Os fatores que serão levados em consideração para avaliação do desempenho de Célio no exercício do cargo são a sua assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.
A avaliação de desempenho de Célio não deveria ser submetida à homologação antes do término do período de estágio probatório.
Caso Célio não seja aprovado no estágio probatório, ele poderá ser exonerado.
Enquanto a estabilidade tem como característica principal o preenchimento de critério objetivo (decurso do tempo), o estágio probatório tem como característica da avaliação o preenchimento de critérios subjetivos.
No curso de todo o período em que Célio ficar submetido ao estágio probatório, será possível a ele o exercício de cargo em comissão ou de função de direção no órgão ou entidade em que estiver lotado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...